Biblia Eclesiaste
'Eu quero mais!'
Quem ama a prata não ficará satisfeito com a prata. - Eclesiastes 5:10
As coisas estavam indo tão bem quanto era esperado na turma da escola dominical para crianças de 2 anos. Mas então veio "Charlie". Assim que o tiramos dos braços de sua mãe, ele se contorceu e mexeu. Como um disco quebrado, ele choramingava repetidamente, primeiro pela mãe e depois pelo pai.
Então um níquel caiu do bolso e sua música mudou de repente. Enquanto apertava os cinco centavos no punho pequeno e gordinho, Charlie gritava repetidamente: "Quero mais dinheiro!" Finalmente, um dos outros adultos pensou que ele poderia acalmar Charlie, dando um centavo ao jovem. Rapidamente, o grito se tornou: "Quero outro centavo!". Depois, voltou para "Quero mais dinheiro".
Eu não pude deixar de pensar em quão infantil eram as palavras dele. Claro, o dinheiro tem seu lugar. Mas, como o sábio que escreveu Eclesiastes percebeu, aqueles que amam o dinheiro não ficarão satisfeitos com ele (5:10). A melhor maneira de viver, portanto, é trabalhar duro e ficar agradecido com qualquer aumento que o Senhor der.
Sim, amar e confiar em Deus faz muito mais sentido do que ser como Charlie, que respondeu à sua inquietação com o clamor: "Quero mais dinheiro!" Se temos o Senhor em nossa vida, não precisamos de mais nada.
Quando você olha para os outros com suas terras e ouro,
pense que Deus prometeu a você Sua riqueza incalculável;
Conte suas muitas bênçãos - o dinheiro não pode comprar
Sua recompensa no céu, nem seu lar nas alturas. —Oatman
Ser rico em Deus é melhor do que ser rico em bens. Mart DeHaan
O testemunho de uma tartaruga
A corrida não é rápida. - Eclesiastes 9:11
Lembra da tartaruga e da lebre das fábulas de Esopo? A lebre se gabava de que ele era o animal mais rápido da floresta. Quando ele desafiou os outros a uma corrida, apenas a tartaruga ousou tentar. Para a lebre, parecia uma disputa injusta, já que ele venceria facilmente. Mas lá começaram, com a tartaruga logo atrás.
No caminho, a lebre decidiu que havia tempo para um cochilo, mas a tartaruga continuava a arrastar-se. Quando a lebre acordou, ele não podia ver a tartaruga em lugar nenhum, então riu e disse: "Ele ainda não me alcançou!" Mas, enquanto corria em direção à linha de chegada, viu a tartaruga atravessando-a. Lenta e firmemente, a tartaruga venceu!
Como aquela lebre tola, alguns crentes são "movedores rápidos", cuja vida cristã é cheia de paradas e começos. Mas eles costumam reclamar que não estão chegando a lugar algum rapidamente. O melhor testemunho seria "Estou chegando a algum lugar devagar". Isso é mais realista, pois o aprendizado verdadeiro, o crescimento e a superação são experiências graduais.
Um filósofo disse uma vez que o essencial no céu e na terra deve ser "longa obediência na mesma direção". Como o apóstolo Paulo, faça com que o seu objetivo ao longo da vida continue em direção ao seu objetivo em Cristo (Filipenses 3:14). Você será o único a ganhar o prêmio.
Não é para os fortes a batalha,
Não é para os velozes a corrida;
Contudo, a
vitória verdadeira e fiel é prometida pela graça. —Crosby
Não há atalhos no caminho para a maturidade espiritual. Joanie Yoder
Duas coisas me acalmam e me encantam: Eclesiastes e Cecília Meireles, como adoro lê-los, como me fazem bem
ECLESIASTES 7:10 Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.
Recitar á torna fazer lembrança;
Salmos, Eclesiastes, Cantares de Salomão,
A cada verso renasce a esperança,
De no céu receber o galardão!
O peso de nossos pensamentos.
Quando o escritor aos Eclesiastes disse “Há um tempo determinado para todas as coisas de baixo do céus”, a gente sempre imaginava coisas incríveis porque dias difíceis já eram rotina.
Mas o salmista já tinha deixado escrito "eu me deitei e dormi, acordei porque o Senhor me sustentou”.
As vezes a carga da caneta não consegue descrever as nossas histórias vividas ou vivenciadas, porque a vida é como um beat depois que começa não tem como parar.
As risadas com os amigos e as brigas que não podem faltar, o dia cheio de trabalho, os pensamentos a mil por hora, o mês está acabando e as contas já vem na cabeça... O legal da vida com dor ou sem dor não paramos de sonhar
No meio disso vem uma quarentena a gente se cuida, se previne, mas dentro de nós tem um desejo de furar a quarentena que seja para curtir com amigos ou louvar com a os irmãos.
Mas como dizem tudo passa igual uva passa, acredito que esse dias de turbulência vai passar.
Grandes coisas pequenas
Um pecador destrói muito bem. - Eclesiastes 9:18
Em Ohio fica um tribunal que tem uma localização incomum. Pingos de chuva que caem no lado norte do edifício vão para o Lago Ontário e o Golfo de São Lourenço, enquanto os que caem no lado sul vão para o rio Mississippi e para o Golfo do México. Precisamente no ponto do pico do telhado, apenas um leve sopro de vento pode determinar o destino de muitas gotas de chuva. Isso fará uma diferença de mais de 2.000 milhas em relação ao seu destino final.
A aplicação espiritual é clara. Pelo menor feito ou escolha de palavras, poderíamos colocar em movimento influências que poderiam mudar o curso da vida dos outros aqui e agora, e também poderiam afetar seu destino eterno.
Há dois lados para essa verdade. Uma palavra indelicada ou um ato impensado pode causar muito dano. Por outro lado, uma palavra gentil, um ato útil, um tapinha nas costas, um sincero testemunho de Cristo, um convite à igreja ou uma advertência solene podem realizar muito bem. Qualquer uma dessas pequenas coisas poderia encorajar, dar esperança renovada e até ser usada por Deus para levar uma pessoa a Cristo.
Então, vamos nos lembrar daquele tribunal, daquele sopro de vento e daqueles pequenos pingos de chuva. Vamos prestar atenção às grandes coisas pequenas em nossas vidas que podem apontar outros para Cristo!
Em todas as pequenas coisas da vida,
ó Senhor, por favor me ajude
A ser uma pessoa que possa mostrar o caminho
E guiá-los todos para Ti. —Anon.
Os grandes pontos de virada da vida muitas vezes dependem de pequenas coisas. Richard DeHaan
Um pouco tolo
Eu vi que a sabedoria supera a loucura como a luz supera a escuridão. - Eclesiastes 2:13
Foi um caso claro de incêndio criminoso. O criminoso incendiou sua própria casa. Mas ele nunca seria levado à justiça. Por quê? O criminoso era uma gralha, um membro da família dos corvos. Ele pegou um cigarro quente e deixou cair o "prêmio" em seu ninho.
O nome da gralha vem de uma antiga palavra inglesa usada para ridicularizar pessoas tolas, lentas e excessivamente falantes. O pássaro faz jus à sua reputação. No chão, ela se agita com uma arrogância; em vôo, tem um talento para exibições aéreas vistosas. E no tempo de poleiro, a gralha adora fazer parte da multidão barulhenta.
Algumas das pessoas mais agradáveis têm um gosto semelhante pela vida. Seu amor por uma brincadeira e uma boa risada faz deles o destaque de qualquer festa. Mas, como a gralha, esses indivíduos despreocupados podem ficar sem discernimento. Eles podem "provocar incêndios" de irritação em suas próprias casas sendo tolos e não sensíveis aos sentimentos dos outros.
Vamos aprender com a gralha livre e com o autor de Eclesiastes (2:13). Embora a diversão e os jogos tenham o seu lugar, uma piada nunca é engraçada quando se trata de outra pessoa. Tenha cuidado para distinguir entre diversão refrescante e loucura insensível.
É bom sorrir, rir, brincar,
corações cheios de alegria afastam as nuvens;
Mas maneiras tolas e diversão sem pensar
Podem levar ao pecado e esconder o sol. —Anon.
Um homem sábio é como um alfinete: sua cabeça o impede de ir longe demais. Mart DeHaan
Meu Eclesiastes 7:2
"A percepção de uma finitude, pluraliza.
A morte é a régua que nos nivela!
O desejo de ser singular precisa gerar revolta interna. Por sermos seres finitos, precisamos buscar aquilo que é eterno."
Aprendizagens
"Não há nada de novo debaixo do sol"
(Eclesiastes, 1,9)
Chego ao sol, meu pasmo é imenso!
Quero enfeitiçar o amanhecer.
Tranço cabelos, destranco roupas,
fico tramando proximidades.
Guardo nesgas da noite nos poros,
trago cartas, cristais, oráculos
e pulsares varados de vidência.
Não me seguro em pensamentos,
o mundo é coisa de sentir.
Abro janelas em mim, e portas,
mas conservo cortinas, transparências,
para reter os avisos do vento.
Todos os dias teço aprendizagens,
todos os dias renasço de assombro.
O sol é um deus que sabe doar-se.
NÃO PARE DE BUSCAR A DEUS
“E tempo de buscar” (Eclesiastes 3:6)
O Que você tem buscado da parte de Deus? Já tem muito tempo que você esta buscando? Ainda não recebeu a resposta de suas orações? Por causa da ausência de resposta, você esta desistindo ou até já desistiu da bênção que você tanto almeja. Se o que estou dizendo e uma verdade real em sua vida, quero encorajá-lo a não desistir de sua bênção.
O texto em foco diz que e tempo de buscar, das muitas coisas que você tem buscado para sua vida, se for o seu desejo, você pode até deixar a busca neste exato momento. Mas em relação a Deus, nunca para de buscá-lo. O evangelista Mateus tinha tanta convicção desta realidade, que em seu evangelho disse: “buscai, e encontrareis” (Mateus 7:7).
Que promessa maravilhosa de Deus para você que esta buscando uma resposta nEle para sua vida. O texto não diz que buscando talvez o encontre, mas sim, que encontraremos. Portanto continue buscando a Deus, pois em relação a Ele, em todo o momento e tempo de buscá-lo. Busque-o para que você seja renovado na vida espiritual, busque-o para que as portas de emprego se abram para você, busque-o para que você seja bem sucedido em relação à questão que esta para ser resolvida pela justiça, busque-o para que os seus abram o coração para Jesus e seja salvo por Ele, busque-o para que aja harmonia na sua vida conjugal, busque-o a todo tempo para suas necessidades diárias. Pois e tempo de buscar a Deus. Amem!
Esteva lendo um versiculo agorinha em Eclesiastes 3:4 e refleti no seguinte: Partindo de um principio básico de que há tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar...independente do que você esteja passando neste momento, é você quem escolhe como reagirá!!! então vai uma dica....Sorria e dance sozinho, mas se conseguir fazer isso sem se importar com quem esteja em sua volta Aaaah! (então você alcançou o ápice da real felicidade) Pense nisso!
Em Eclesiastes 3:1, diz que Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Por isto devemos entender que o tempo e dado a nos de graça por Deus, no entanto, ele e tão valioso que não tem preço. Não podemos possuí-lo como se fosse nossa propriedade, mas podemos usá-lo com sabedoria. Porém, se o esperdiçarmos, estaremos jogando fora o tempo que Deus nos deu para usarmos para sua gloria.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3:1
Presenciamos uma oscilação constante nas circunstâncias da vida, onde percebemos que nada em nossa vida é para sempre. A momentos que tudo vai bem e de repente tudo começa a desmoronar em nossa volta. Porém, da mesma forma repentina, a circunstância voltam a ficar favorável. Por este motivo, devemos sempre nos lembrarmos que nada é pra sempre, nem a dor e nem a alegria.
Desta forma poderemos passar por momentos de tribulação sem esmorecer, a vivermos momentos de grande alegria sem ensoberbecer. Tendo sempre esperança em momentos de tribulação e muita humildade nos momentos de paz. Tendo em vista que Deus está no controle de todas as coisas, e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. "
A HORA CERTA?
Leia: "Eclesiastes 3:1-13" Tudo neste mjndo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião ( v.1 )
Examine: Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia ( Salmo 139:16 )
Considere: Você está preso a alguma culpa inútil - achando que não está trabalhando o suficiente para servir a Deus ? A sua fé o libertou para servi-lo ?
Conheci cristãos que lutavam contra um sentimento de culpa por se recusarem a assumir uma nova responsabilidade na igreja ou numa organização para eclesiástica. Muitos achavam que ao não concordarem em fazer algo a mais, deixavam de "andar na fé". Contudo, todas estas pessoas têm bons motivos para serem cautelosas ao estabelecer suas propriedades. Algumas delas estão no processo de transição da vida de solteiro para a de casado, da vida de estudante para o mercado de trabalho.
Em Eclesiastes 3:1-8, a sabedoria reconhece que tudo tem seu tempo - nas atividades humanas e nas esferas da natureza. Há "tempo de procurar [ emprego, casamento e novos amigos ] e tempo de perder" ( v.6 ). Chega uma época da vida em que devemos abrir mãos de certos compromissos e concentrar nossa energia em outras tarefas - deixando de lado o que fazíamos no passado. Por exemplo, a mãe não deveria se sentir culpada por investir tempo cuidando do seu filho e não dispor de tanto tempo para servir na igreja como antigamente. É necessário que experimentemos estes momentos de mudança.
Apesar de toda atividade ter um tempo determinado, somente Deus pode saber realmente que tempo é esse ( vv.9-11 ). Nossa responsabilidade é tomar as melhores e mais sábias decisões e "...quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" ( 1 Coríntios 10:31 ).
J. I. Packer escreveu: "Devemos abandonar a falsa ideia de que a fé é demonstrada somente através do que fazemos para Deus. Com certeza, uma fé ativa e em crescimento produzirá frutos na vida de um cristão, mas na verdade, a fé bíblica demonstra aquilo que Deus, em Seu poder e graça, está fazendo por nós, e através daquele que crê em Deus."
Andamos pela fé quando confiamos em Deus para que Ele trabalhe em e através de nossas vidas - em tudo que fazemos. - Poh Fang Chia
Eclesiastes 9:4 fala da esperança no contexto da vida natural, não da salvação eterna. Mas muitos interpretam como se o simples fato de estar vivo garantisse novas chances com Deus. A Bíblia mostra que há vivos sem esperança: blasfemos, apóstatas e corações endurecidos. Estar vivo é uma oportunidade, mas não uma garantia infinita de arrependimento.
