O Bem e o Mal
Na incessante batalha entre o bem e o mal a Consciência e a Ignorância se apresentam como adversárias perenes. Não se achará o bem onde impera a ignorância, e brotando o mal onde haja consciência, um sutil ajuste o extirpa pela raiz. A ignorância flutua na tona do espírito, a consciência busca a zona mais profunda que, após atingida em seu cerne, jamais será revertida.
Para o bem ou para o mal, nada do que colhemos nos campos da existência é fruto do acaso, mas resultado de nossas escolhas.
A sublime intercessão entre o bem e o mal, batalha no limite na linha do tempo por um momento de paz, buscando ver a beleza na imperfeição em cada sorriso de felicidade.
O bem e o mal são pontos da vida que muitos não sabem dividir, tampouco compreender a lição oculta que neles se esconde.
Deus é um ser criador do bem e do mal e por isso somos filhos e animais tão mal quanto seu o criador.
O bem e o mal, o prazer e o desprazer são desafios para as satisfações das necessidades humanas, são como razões para o contínuo da vida. Para o Dr. João Artur “Quando o homem tem suas razões para viver e continuar vivendo, também reúne condições e razões para sofrer e continuar sofrendo”. (ARTUR, João B. Winkelmann, p. 22, 2006). Se cada um doasse mais de seu potencial humanista contribuiria para não diminuir o potencial do outro, do mal para o bem. Se houvesse menos temores pelo que é mal teriam menos compromissos com os problemas do passado e menos demandas com o bem para o futuro. O futuro é de uma incógnita, o cósmico ilusório. Para o prazer e o desprazer o homem se coloca em uma condição patológica a dar espetáculo e justificativa sobre o juízo do bem e do mal, e na satisfação básica um Deus para ampará-lo.
O maior desafio humano em viver no bem e no mal é manter-se humano em uma sociedade de credulidade básica para que a convivência na crença e fé lhe proporcione estima. Para o Dr. João Arthur “Permanecer humano é o desafio maior que o homem enfrenta nos dias atuais”. Como compreender o bem e o mal da moral ou da saúde na espécie homem, a razão, inteligência e potência? Talvez por um conceito da psicanálise, ou por uma consciência de seu existir em uma compreensão atribuída ao conceito de psique , ou ainda que seja uma necessidade da compreensão Onipotente, mas que o homem possa permanecer na consciência inata de sua existência no bem e no mal, ou da consciência adquirida na razão enquanto humano.
O livre arbítrio é um bem, o mal é o uso mal desse bem. Será o homem um mau fruto da sua própria espécie quando transcorrer na liberdade a sua má escolha.
(A. Valim)
A religião é um mal operante e para sua sobrevivência é necessária que se pratique o bem e a fidelidade dentro dela, conforme os propósitos da teologia, apoiados sempre pela tirania divina.
Além do Bem, o mal de toda humanidade começa na religião se soma com a política, são dois processos infalíveis, necessários para regrar o homem de boa fé, idealizados pelos homens de má conduta.
Deus é uma ideia, um conceito, um parâmetro para distinção do bem e do mal e dos valores morais, uma verdade divina que em geral sobrepõe todas as outras verdades.
"É preciso coragem para ser mau e ser visto como bom, e fazer o mal para ser visto como bem; aquele que não possuí coragem para fazer isso não amadurece. Viver é amadurecer gradualmente com o mau e mal que o ser vivo faz, felizmente"!
