O Bem e o Mal

Cerca de 4535 frases e pensamentos: O Bem e o Mal

⁠A dualidade entre o bem e o mal
Enviado por Pinehas em sexta-feira, 30 de Marco de 2012
O Yin-Yang, branco e negro, a noite e o dia, morte e vida, a luz e a escuridão, o belo e o feio...
O Yin-Yang, branco e negro, a noite e o dia, morte e vida, a luz e a escuridão, o belo e o feio.
“O que era a noite sem o dia?
E a luz sem a escuridão?
O contraste é a razão
Porque a gente os avalia.
Tendo por esta medida,
Tudo para um mesmo fim,
Até tu, a própria vida,
Não eras nada sem mim.”
Disse António Aleixo no Auto da Vida e da Morte, na personagem da “morte” dirigindo-se à “vida”.
Assim funciona o mundo.
Podemos olha-lo como o belo e o feio. Quando olhamos para uma bela mulher (ou homem), temo-la como bela porquê? Porque temos padrões de beleza definidos pela nossa cultura no geral, e educação e meio onde vivemos em particular. A mais ínfima variável vai para os gostos pessoais que são insignificantes quando analisarmos o caso à distância.
Mas como podemos “saber” se a mulher que vemos é bela ou não? – Apenas e só pela distinção. O cérebro através de vários processos “compara” as imagens que captamos pelos olhos com as nossas memórias numa “pasta de ficheiros” imaginária com o nome “mulheres que já vi” que estará hierarquizado por ordem de “beleza” (uma será mais bela que outra) e enquadrará a mulher que vemos agora com a “lista”. Como é obvio este processo é instantâneo e imperceptível. Pela comparação temos o “contraste” do Aleixo.
Vemos o mundo também pelo conceito económico de satisfação / utilidade como no paradoxo copo de água / diamante, onde se por um lado a teoria valor trabalho dá mais “valor” ao diamante, torna-se completamente inversa quando estamos no meio do deserto e a água passa a ter toda a importância e nenhum valor imediato no diamante. Também será variável de acordo com a satisfação - se bebermos vários copos de água, a sua utilidade marginal vai diminuindo ao ponto de a curva descer e chegar a ser negativa, quando já deitamos água pelos olhos de tanto beber. Temos então as necessidades dos clássicos da economia de Adam Smith, Ricardo e Marx, a definir os nossos critérios de diferenciação. O bom do menos bom é definido assim.
Então e quando temos apenas bom e não temos mau? Pois. Aí temos uma requalificação e um imediato reordenamento da lista. No exemplo das mulheres, se apenas conhecermos mulheres belas e nenhuma feia (e muito importante – nunca poderíamos ter conhecido nenhuma mulher feia – caso contrário teríamos uma referência anterior), ao olhar duas belas mulheres, como serão diferentes, estarão sujeitas a uma hierarquização similar, mas como não há grau inferior, a feia será a menos bela aos nossos olhos e a mais bela será bela apenas e começara um novo processo.
Vendo neste prisma as coisas, o bem e o mal serão calibrados um pelo outro, co-existindo e tornando-se mutuamente necessários para a qualificação dos mesmos.
Sem as mortes horrendas da guerra daríamos o mesmo valor à paz? Sem o ódio, como seria o amor? Sem a injustiça, faríamos justiça? A ausência de luz seria a escuridão?
Deixo-vos com este pensamento, na esperança de que haja esperança quando olharmos o mundo e vermos o mal a surgir. Considerando o perfeito equilíbrio da natureza pela forma como a vemos. Esse mal fará o bom ser melhor, com certeza.
Mário L. Soares

Inserida por jane_costa_rebello

⁠Guerra é perspectiva!
Nem a morte pode definir o bem e o mal
Mas apenas exaltar um ponto de vista

Inserida por itsfematheus

⁠Você vai me olhar hoje e perguntar se eu tô bem, mas na real, não tô bem e não tô mal. Então minha resposta é igual a da faculdade: vai catar coquinho com essa sua pergunta sem sentido ao meu ver!

Inserida por Pablo240206

⁠Se você quer ficar bem comece a ignorar o que te faz mal.

Inserida por ednafrigato

⁠O cidadão de bem dá um tiro do bem
Com sua arma do bem no suspeito do mal
Que não matou ninguém e não roubou ninguém
Mas adivinha quem é o vilão do jornal?

Cesar MC

Nota: Trecho da canção Dai a Cesar o que é de Cesar.

Inserida por natacha_paiva

⁠É na forja que o ferro ganha forma. Não há bem que dure ou mal que perdure! Tudo é uma fase!

Inserida por jailton_silva

⁠Deus permite que acontecimento de bom ou mau concretiza em nossa vida é para um bem maior ou um mal menor.

Inserida por valdirene_pereira

É Importante Termos Conhecimento Do BEM E DO MAL, o Equilíbrio e o Bom Senso Da Existência Nos Diz Que, Sem Esse Conhecer Não Saberás Porque Existe, Porque Vive e Muito Menos Porque Morre.

Inserida por DanielZFernandes

⁠⁠"Todos temos nossos fantasmas, e numa vida (bem ou mal-vivida!),
quem nunca os trouxe na alma nunca viveu nem amou nesta vida!"

Inserida por nico_difalconi

“Deseja sempre o bem das pessoas, porém afasta-se, daquelas que querem o seu mal.”

Inserida por juniormartins

⁠Por não pagar o mal com o mal,
os operários do bem recebem por salário, a paz.

Inserida por rogerio001

⁠O bem é um mistério maior que o mal; que já conhecemos bem.

Inserida por apabranches

⁠QUE TANTO MAL FAZEM AS FAKE NEWS? ("E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." — Rom 8:28)
Não existe TANTO MAL NAS FAKE News, SÓ NA interpretação DE SEUS CONSUMIDORES. As pessoas PEQUENAS, COM SEDE DE CRESCER, aumentam O QUE VIVENCIAM, mas não inventam. Onde tem fumaça tem, ou teve, ou terá fogo! Aliás, já disse Philip Chesterfield: — "Um espírito mesquinho é como um microscópio: aumenta as pequenas coisas, mas impede de ver as grandes". E Martha Medeiros clareia: — "Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho." Porém, digo que sensibilidade não é disposição AFLORADA para O mimimi, todavia para examinar de tudo e reter o que é bom. Ou, melhor, tudo é Fake News, OLHANDO DE LONGE AS INFORMAÇÕES, pois a verdade só tem vida misturada com a mentira, uma não existe sem a outra. A DINÂMICA DA PROCURA GERA O EQUILÍBRIO. APENAS, OS INCAUTOS deixam-se levar sem saber que "O estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana." (François Guizot). Cifa

Inserida por Kllawdessy

⁠A vida é uma via de mão dupla, pro bem e pro mal, tudo que vai, volta. Se você faz boas ações, isso volta como gratidão. E se você despreza e faz pouco caso de pessoas que se importam contigo, lá na frente você passará pelo mesmo desprezo e desinteresse de alguém que você se importa. De poucas certezas que temos nessa vida, uma delas se chama lei do retorno.

Inserida por RBruno

⁠As questões do AMOR estão para muito além do BEM e de MAL que o ser humano ousou conceituá-los enquanto tais, por isso afirmamos que DEUS É AMOR.

Inserida por carlos_alberto_hang

⁠"Quem faz o bem para ser reconhecido, não faz mais do que quem faz o mal"

Inserida por qualquerum

⁠Na maioria das vezes o bem vence o mal. Agora uma coisa é certa, a razão e a verdade sempre prevalecerão em qualquer situação.

Inserida por aluysio

⁠Como me sinto

As vezes, me sinto bem!
Outras , me sinto mal!
As vezes, nem sei como me sinto.
Posso estar bem e mal.
Quando estou mal, finjo estar bem.
A tristeza por alguns momentos,
Me faz, seu melhor refém.
Inseguranças, medo, sentimentos ruins
Sabotando meu ser, dentro da alma
Perdido, procurando o amanhecer.
A bússola da minha vida,parece enferrujada.
Sempre me aponta, direções erradas.
Minhas tentativas, terminam em falhas.

Inserida por leonardo_santos_15

⁠Aquele que tende a terra, vê o mal como a vida e como fantasia o bem, já aquele que tende ao céu vê como ilusão o mal e vê o bem como a vida.

Inserida por Kevinws

⁠Hibisco vermelho
Cor da paixão
Bem me quer
Estou mal
Mal me quer
Estou bem
Bem me quer
Estou mal
Estou bem ou estou mal
O que você me faz

Inserida por marciliotom