Bem-aventurado
Olhos secos
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. - Mateus 5: 4
Escritura de hoje : Mateus 5: 1-10
Li uma reportagem sobre uma mulher que não chorava há 18 anos. O motivo de seus olhos secos era físico, não emocional. Os médicos disseram que ela foi vítima de uma condição rara chamada síndrome de Sjogren. Por alguma razão desconhecida, os anticorpos atacaram suas glândulas lacrimais como se fossem organismos estranhos indesejáveis.
Isso me lembra um problema espiritual entre o povo de Deus - pessoas que deveriam e poderiam chorar, mas não o fazem. Eles precisam aprender o que Jesus quis dizer quando disse: “Bem-aventurados os que choram” (Mateus 5: 4).
Às vezes, pensamos que as lágrimas são um sinal de fraqueza. Mas se esse era o caso, por que Jesus chorou? (Lucas 19:41). Por que Tiago disse aos cristãos que chorassem por seus pecados? (Tiago 4: 9).
É verdade que as pessoas diferem na maneira como expressam suas emoções. Mas lágrimas literais não são o verdadeiro problema. O importante é a atitude do coração. A verdadeira questão é quão profundamente sentimos as implicações de nossos pecados. Estamos cheios de tristeza divina? Estamos tristes com as trágicas conseqüências que nosso pecado cria em nossos relacionamentos com os outros? Não estou falando de apresentar um falso fingimento de tristeza, mas sentimos a mesma tristeza que Deus sente pelo mal? Estamos dispostos a deixar isso? Ou temos olhos secos?
Refletir e orar
O Senhor quer que lamentemos nosso pecado,
lamentar o que lhe causa dor;
E se a tristeza nos mudar,
nossas lágrimas não serão em vão. —Sper
A indiferença ao mal é um grande mal. Mart DeHaan
Boas notícias, más notícias
Bem-aventurados aqueles servos que o mestre, quando vier, achará vigiando. - Lucas 12:37
Uma professora diz a seus jovens alunos: “Aula, vou pelo corredor por alguns minutos. Eu não espero estar longe por muito tempo. Tenho certeza de que não haverá problemas. Estou confiando em você para trabalhar em suas tarefas enquanto eu estiver fora.
Quinze minutos se passam, depois 20, depois 40. De repente, o professor retorna. Dennis acabou de lançar uma borracha na Carol que está fazendo a matemática. Steven está de pé na mesa do professor fazendo caretas. Os alunos que seguem as instruções do professor ficam encantados com o retorno do professor, mas Dennis e Steven gostariam que ela não tivesse voltado.
Jesus Cristo está voltando! Isso é tanto uma advertência quanto uma promessa em todo o Novo Testamento. É uma boa notícia ou ruim, dependendo de quem ouve.
Na igreja, cantamos canções como “Venha, você esperou por muito tempo Jesus”. Ao tomarmos a Ceia do Senhor, o ministro diz que “anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha” (1 Coríntios 11:26). No domingo de manhã, a segunda vinda de Cristo parece uma ótima notícia. Mas durante o resto da semana estamos tão prontos para o Seu retorno?
Jesus está voltando! Pode ser em breve. Isso será repentino. Isso é uma boa notícia ou ruim? Você decide.
Quando Jesus vem para recompensar Seus servos,
seja meio-dia ou noite,
fiéis a Ele nos encontrará observando,
Com nossas lâmpadas todas aparadas e brilhantes? —Crosby
Observe, pois, porque você não sabe a que hora o seu Senhor está vindo. Jesus (Mt 24:42) Haddon W. Robinson
Compre direito!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos. - Mateus 5: 6
Muitos de nós tivemos o desapontamento de ir a uma loja comprar um especial anunciado, apenas para descobrir que ele não estava disponível.
Esse problema também pode ser encontrado no “local de compras” dos valores espirituais. Existem alguns pregadores que prometem que Deus prosperará a todos que exercitarem a fé, dando dinheiro à sua igreja ou ministério. As pessoas que respondem a essas alegações, no entanto, descobrem que não recebem o que está sendo anunciado. Os casamentos continuam fraturados, a saúde deteriorada, os filhos rebeldes e o desejo de emprego frustrado.
O que há de errado? Bem, alguns líderes espirituais tomaram em suas mãos a promoção de promoções que Deus não está oferecendo. É verdade que Deus pode fazer qualquer coisa, mas não vamos esquecer que Ele sempre retém Seu direito de ser Deus.
Então, como podemos ter certeza de obter o que estamos procurando? Devemos procurar o que é claramente oferecido pela Palavra de Deus. O Senhor nunca é culpado de propaganda enganosa. Ele oferece o fruto do Seu Espírito, a consciência do Seu amor e presença, e as muitas expressões do Seu caráter. Quando temos fome e sede de justiça, buscando com fé o que Ele oferece, seremos cheios (Mt 5: 6). É isso que significa fazer compras corretamente!
Quando andamos com o Senhor à luz de Sua Palavra,
que glória Ele derrama em nosso caminho!
Enquanto fazemos a Sua boa vontade, Ele permanece conosco ainda,
e com todos os que confiam e obedecem. Sammis
Deus sempre fornece o que promete. Mart DeHaan
A misericórdia de Deus e a nossa
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. - Mateus 5: 7
Há uma lenda sobre um rabino que recebeu um viajante cansado em sua casa para uma noite de descanso. Depois de saber que seu convidado tinha quase cem anos, o rabino perguntou sobre suas crenças religiosas. O homem respondeu: "Sou ateu". Enfurecido, o rabino ordenou que ele saísse, dizendo: "Não posso manter ateu em minha casa". Sem uma palavra, o homem idoso saiu mancando na escuridão.
O rabino estava lendo as Escrituras quando ouviu uma voz: "Filho, por que você jogou fora aquele velho?"
"Porque ele é ateu, e eu não posso suportá-lo da noite para o dia!"
A voz respondeu: “Eu o suportei por quase cem anos.” O rabino saiu correndo, trouxe o velho de volta e o tratou com bondade.
Quando tratamos os incrédulos com desprezo, não estamos servindo a Deus. Ele quer que nós os amemos como Ele nos amou. Judas disse: “Mantenham-se no amor de Deus, procurando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E em alguns tem compaixão. . . mas outros economizam com medo. . . odiando até as vestes contaminadas pela carne ”(vv.21-23). Ainda podemos amar os pecadores enquanto odiamos seus pecados.
A misericórdia abundante de Deus para conosco é a motivação para sermos misericordiosos com os outros.
Para Estudo Adicional
Em Lucas 6: 27-31, Jesus apresenta o perfeito
padrão de amor de Deus para os outros. Peça a Ele
para ajudá-lo a se esforçar por esse padrão hoje.
É melhor dar aos outros um pedaço do seu coração do que um pedaço da sua mente. Herbert Vander Lugt
Desejos Espirituais
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos. - Mateus 5: 6
Compras, mesmo para alimentos básicos, podem ser uma experiência de teste de paciência na Rússia. Descobri isso em primeira mão quando lecionei em uma faculdade bíblica em Magadan, na Sibéria.
Eu estava com David e Olga Ilyan, que dirigem a escola bíblica. Olga estava esperando um bebê e desejava manteiga de amendoim. David obedientemente se aventurou em uma tempestade para encontrar alguns. Ele olhou em todas as lojas e perguntou a todos os vendedores ambulantes, mas não havia manteiga de amendoim em toda a Magadan! Eles disseram que levaria mais um mês para que as lojas tivessem estoque.
A provação de Davi me fez pensar sobre nossas necessidades espirituais. Todos nós temos um profundo desejo espiritual que não pode ser satisfeito por nada que o mundo tenha a oferecer. É um desejo sincero de conhecer a Deus. Somente ele pode encher nossas vidas de esperança e significado.
No Sermão da Montanha, Jesus prometeu que aqueles que têm fome e sede de justiça "serão preenchidos" (Mt 5: 6). A pessoa humilde e orante que procura conhecer e agradar a Deus sempre encontrará o que realmente precisa.
Não há razão para deixar nossa fome de alimento espiritual ficar insatisfeita. Tudo o que precisamos está abundantemente disponível em Jesus.
Aquele que disse que é o Pão da Vida
também disse que satisfará sua sede;
Então, por que você deveria procurar em todos os lugares
Quando Jesus disse que você deveria procurá-Lo primeiro? —Hess
Somente Cristo, o Pão da Vida, pode satisfazer nossa fome espiritual. David C. Egner
Manso - não fraco
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. - Mateus 5: 5
A maioria das pessoas considera a mansidão uma fraqueza. Em um mundo dominado pelos fortes - ditadores cruéis, traficantes insensíveis de drogas, líderes corporativos poderosos - ninguém quer ser o covarde de quem todos se aproveitam. Mas é isso que significa ser manso?
Quando Jesus disse: “Bem-aventurados os mansos”, Ele não estava defendendo uma aceitação covarde da vida ou uma mentalidade de capacho. Ele estava dizendo a Seus seguidores para serem submissos a Deus e dispostos a colocar suas forças sob Seu controle.
Pense da seguinte maneira: existe uma cooperação maravilhosa entre um cavalo poderoso e seu cavaleiro. Um animal de tamanho e força tremendos, sete ou oito vezes o peso de um homem, se submete ao controle de seu mestre. Um cavalo pode correr, pular, girar, empinar ou ficar imóvel ao menor comando do cavaleiro. Essa é a força sob controle perfeito. E isso define o conceito cristão de mansidão.
Quando voluntariamente nos colocamos sob o controle de Deus, seguimos o exemplo do próprio Jesus enquanto Ele vivia nesta terra. Ele submeteu Seu poder à vontade do Pai (Jo. 5:30; 6:38; Heb. 10: 9).
Sim, há uma grande força na mansidão. É o poder do Espírito de Deus operando através de nós quando nos rendemos a Ele.
Ó Senhor, controle nosso coração voluntário
E ajude-nos a ver sempre
Que gracioso, amoroso, gentil e gentil
é o que devemos ser. —Sper
Se você acha que mansidão é fraqueza, tente ser mansa por uma semana. David C. Egner
Fé Agora, Vista Depois
Bem-aventurados os que não viram e ainda creram. - João 20:29
Você vê evidências dramáticas de Deus trabalhando em sua vida, ou sua vida é bastante calma e rotineira? Catherine Booth, que com seu marido William organizou o Exército de Salvação, enfatizou a necessidade de se contentar em andar pela fé. Em sua doença final, ela conversou com um amigo sobre a diferença entre fé e visão.
“Uma das lições mais difíceis que aprendi”, ela disse, “é discernir entre fé e realização. . . . Se eu tive que conquistar toda a vida pela fé nua, trazendo depois talvez realizações muito abençoadas, só posso esperar que seja o mesmo agora. ”
Catarina estava preparada para atravessar o vale da sombra da morte, sustentada pela "fé nua", sem nenhuma visão tranquilizadora do rosto de seu Salvador. Ela exemplificou a confiança de que Paulo falou em 2 Coríntios. “Estamos confiantes, sim, muito satisfeitos antes de estar ausentes do corpo e de estar presente com o Senhor” (5: 8). Catherine concluiu: "Todos os nossos inimigos devem ser conquistados pela fé, não pela realização". Então ela perguntou: "Não é assim com o último inimigo: a morte?"
Hoje, alguns estão buscando experiências de alta tensão para reforçar sua fé. Mas, como Catarina aprendeu, bem-aventurados os que crêem sem ter visto (João 20:29). Bem-aventurados aqueles para quem a Palavra de Deus é suficiente.
É tão bom confiar em Jesus,
apenas para cumpri-lo com sua palavra,
apenas para descansar em sua promessa,
apenas para saber: "Assim diz o Senhor". -Lugar
É bom ter as coisas resolvidas pela fé antes de serem perturbadas pelos sentimentos. Vernon Grounds
Bem aventurados são os sem vergonhas que pensam que, quando reagimos a uma agressão, estamos contra eles...
(Patife)
Pacificadores
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. -
Mateus 5: 9
Escritura de hoje : Mateus 5: 1-10
Eric Liddell, o corredor escocês cuja vida foi retratada no filme Chariots Of Fire , serviu como missionário na China por 20 anos - os dois últimos em um campo de internação japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era conhecido como um pacificador entre indivíduos e grupos sempre que a raiva aumentava no ambiente estressante do campo. A vida de Liddell deixou uma impressão profunda em todos.
Quando um guarda japonês perguntou por que Liddell não estava na lista de chamadas um dia, um homem disse que Eric havia morrido inesperadamente algumas horas antes. O guarda fez uma pausa e respondeu: "Liddell era cristão, não era?"
Liddell não falava japonês; o guarda não falava inglês. Seu único contato direto era nas chamadas necessárias, duas vezes por dia. Como o guarda sabia que Liddell era cristão? Ele deve ter visto Cristo em Eric ao resolver conflitos no campo.
"Bem-aventurados os pacificadores", disse Jesus, "porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5: 9). Os próprios pacificadores estão cheios da paz de Deus, a própria qualidade com a qual ajudam os outros. Mais do que resolver argumentos, os pacificadores são evidências vivas do amor reconciliador de Deus em Cristo.
Em casa, no trabalho ou na escola, podemos mostrar Jesus Cristo aos outros pela maneira como lidamos com os conflitos.
Refletir e orar
Os melhores pacificadores são aqueles que têm paz com Deus. David C. McCasland
Construindo na Bíblia
Bem-aventurados os que guardam Seu testemunho, que O buscam com todo o coração. - Salmo 119: 2
Escritura de hoje : Salmo 119: 1-8
O que pode ser feito para melhorar a sociedade? Um correspondente político da MTV teve essa sugestão inesperada, mas louvável: “Não importa quão secular nossa cultura se torne, ela permanecerá encharcada na Bíblia. Como seremos assombrados pela Bíblia, mesmo que não a conheçamos, não faz sentido lê-la? ”
Nossa cultura está realmente "encharcada na Bíblia". Quer a maioria das pessoas perceba, os princípios nos quais os Estados Unidos foram fundados e os valores que ainda permeiam nossa vida nacional, foram baseados nas Escrituras Sagradas.
No entanto, a Palavra de Deus não ocupa mais o lugar de comando que ocupava no passado. Sua ética às vezes ainda é elogiada, embora a moralidade bíblica seja flagrantemente violada. Então, eu concordo com o correspondente político pedindo que as pessoas leiam a Bíblia.
Porém, precisamos fazer mais do que apenas ler a Palavra de Deus. Precisamos acreditar na Bíblia e colocar em prática seus ensinamentos inspirados. O salmista nos lembrou que devemos seguir os caminhos de Deus, guardar diligentemente Seus preceitos e buscá-Lo com todo o coração (Sl 119: 2-4).
Se obedecermos à Bíblia, construiremos nosso bom fundamento e melhoraremos nossa sociedade - uma pessoa de cada vez.
Refletir e orar
Por seu livro sagrado, agradecemos;
Que sua mensagem seja nosso guia,
Que possamos entender a sabedoria
Da verdade que Suas leis fornecem. - Carter
A Bíblia: leia, acredite, obedeça! Vernon Grounds
Os limites da visão
Bem-aventurados os que não viram e ainda creram. -
João 20:29
Escritura de hoje : João 20: 19-31
"Ver é acreditar", de acordo com o velho ditado. Mas se acreditarmos apenas no que podemos ver, nunca conheceremos a Deus ou experimentaremos Sua presença.
Viajei para a Inglaterra durante o auge da epidemia de febre aftosa. Em casa, eu tinha lido histórias de jornal sobre os trágicos efeitos sobre os agricultores. Eu assisti à televisão reportagens de animais abatidos sendo queimados e enterrados para tentar impedir a propagação da doença. Mas, enquanto viajava de trem de Londres para Devon, vi muitos rebanhos de ovelhas saudáveis e rebanhos de gado nos campos. Em nenhum lugar vi um sinal de aviso de febre aftosa. Devo acreditar nos meus olhos ou nos relatórios de fontes confiáveis?
Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, Tomé se recusou a acreditar nos relatos de que estava vivo. Ele disse que, a menos que tocasse as unhas das mãos de Jesus e a ferida ao seu lado, ele não acreditaria (João 20: 24-25). Quando o Senhor apareceu aos discípulos 8 dias depois, Jesus disse a Tomé: “Porque você me viu, você acreditou. Bem-aventurados os que não viram e ainda creram ”(v.29).
Mesmo que não tenhamos visto Jesus, aceitamos pela fé a palavra de testemunhas confiáveis, abraçamos o Senhor vivo e cremos. —DCM
Refletir e orar
Sei pela fé em quem acreditei,
sei que o dom gratuito de Deus que recebi,
sei que Ele me guardará até o fim,
Meu Salvador, meu Redentor e meu Amigo. - Anon.
A fé vê o que os olhos não podem. David C. McCasland
Bem-aventurados os trabalhadores que tem como missão a elevação da consciência da humanidade, que abrem mão do acúmulo de reservas materiais e entendem que toda a sociedade baseada em "status quo" não passa de ilusão!
Bem-aventurados os trabalhadores que abastecem suas famílias com o suficiente, e tem o entendimento de que o trabalho em excesso só torna rico o patrão.
Bem-aventurados os trabalhadores que sabem ter e utilizar seu momento de ócio.
Bem-aventurados sejam aqueles solidários de alma e coração que consigo tragam suas ideias e pensamentos de um novo Amanhã
No mundo inteiro, há varias situações que são os dois lados da mesma carta. Bem-aventurados serão aqueles que enxergarem ambos
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
- Todos que tiveram seus corações lavados pelo sangue de Jesus e que vivem em harmonia com o coração de Deus.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp