Frases de Banho
Ensaio sobre a saudade
Esta noite acordei com vontade de tudo, de banho de chuva, de passeio no jardim, de correr com os pés descalços, de ondas do mar, de cavalgar pelos campos, das brincadeiras da infância, quantas histórias... uma saudade gostosa daquelas de rir-se por dentro...
Tanto se fala em saudade mas a saudade não é só uma palavra, é sentimento. Eu diria que a saudade é uma menina que brinca com o tempo, ah e como brinca, ri e chora ao mesmo tempo... O tempo às vezes briga com a saudade, dizendo que tem que seguir em frente, mas a saudade sempre quer voltar - isso me faz lembrar de uma citação de Rubens Alves in: O amor que acende a Lua “A saudade é nossa alma dizendo para onde ela que voltar" -, mas o tempo não volta. É teimoso o tempo, ou teimosos somos nós?...
Mas o bom mesmo é sentir saudade, e ela é tão forte que mesmo na presença a gente continua com vontade de quero mais e aí começa a sentir saudade de cada segundo que se passa... quer se comer a presença, absorver o outro por inteiro.
Bom, mas como eu disse antes a saudade ri e chora. A saudade ri mais quando se está ainda com alguém, e aí “é a saudade que prepara o abraço de amor na volta daquele a quem se ama” (do livro O amor que acende a lua). Ah, mais quando ele não volta(pessoa a quem se ama), ah, quando ele não volta, aí a saudade mais chora que ri, só se resta as lembranças, então a saudade volta e volta, driblando e brincando com o tempo. E como bem disse Camilo Castelo Branco "Saudade é um afeto, excelso amor, o melhor amor e o mais incorruptível que o passado nos herda."
Sou o vinho que nunca acaba
a solidão ao cair da tarde
o banho quente que revigora
a massagem que consola
Sou chuva que molha
as mãos entrelaçadas
Sou céu estrelado
no vento da noite fria
Sou a viagem às origens
o quintal perdido
Sou o sonho impossível
a distância inalcansável
Sou a fuga e o fugidor
a dor da lágrima
o calor do abraço
no reencontro
Sou o que te falta
o que mais odeia
e por isso te completo
sendo eu apenas metade
Sou porto seguro
chama de vela
açoitada por um forte vento
sou o mar elameado
Sou teu, ainda que livre
sou a angústia
Sou o pecador
a espera da redenção
"Não há nenhum problema tão sério neste mundo que não possa ser curado com um banho quente, um copo de uísque e um livro de preces."
Eu não banho as minhas palavras na mentira; a ação é o controle de qualquer pessoa. E ponto. É muito fácil falar claramente quando não se vai dizer toda a verdade. Falar a verdade é sempre mais eficaz a longo prazo do que qualquer mentira bem elaborada. Entendem o sentido disso?! Se você fala a verdade agora, pode causar uma grande repercussão, uma grande dor em alguém. Mas, você foi sincero, futuramente ainda conseguirá no mínimo o respeito e admiração das pessoas.
antipatia de futilidade, de banho-maria, de sinal amarelo, de gente que fica em cima do muro, de quem pede um cachorro-quente e fala pro vendedor: " sem cebola, só o caldinho" - aff. Gosto é de intensidade, de gente sem frescura, que sabe o que quer, de quem gosta de pimenta e mastiga cebola. Que se joga, que sabe viver!
Oh, tempo bom, era aquele em que as mulheres faziam as atividades domésticas à mão. Davam banho nas crianças na gamela, as roupas lavadas eram passadas a ferro de brasa, a comida era feita a panela de barro, o café era pissado no pilão, o era leite tirado quentinho da vaca, e as colchas de retalho custurada à mão.
Preciso de um banho, gélido e longo. Daqueles que esfriam a cabeça e os miolos, que fazem as ideias fazerem algum sentido numa realidade alucinante. Daqueles que amenizam as dores e fortalecem a fé na vida. Que acomodam as tormentas e organizam os desejos.
Preciso de um banho, para pensar em nada e em tudo. Desafligir um coração que já não bombeia apenas sangue, que pulsa em tempestade e bate em retirada. Preciso de um tempo sozinha com a minha alma, ouvir o que ela tem a dizer para que ela possa ditar as diretrizes e direcionar as próximas rotas.
Preciso de um banho para sentir a água bater e passear por um corpo que já não me pertence mais, que fora deflagrado. Um banho que limpe cada vestígio de pesar deixando o sabão perfumar a pele que o tempo marcou.
Preciso de um banho que amacie a carne e contrarie as expectativas, daqueles que enrugam a ponta dos dedos e moem as certezas.
Preciso de um banho para cantar meus males, mesmo que desafine no final das notas, quero gritar e expulsar os perigos que carrego comigo. Eliminar o medo, o medo, o medo…. Até que toda minha sujeira escorra ralo abaixo.
É muito sexy um homem dando o nó na própria gravata... Logo pela manhã, com cheiro de banho tomado...
Se você encontrar alguém disposto a enfrentar tempestades ao seu lado... Corra para o melhor banho de chuva da sua vida! Pule poças. Arrisque-se diante dos raios. Vibre com o estrondo do vento. Nada pode ser mais arriscado do que deixar essa pessoa partir.
E na hora do banho
É que a gente chora
Aproveita que tá lavando o corpo
Lava também a alma
Manda a sujeira embora.
Lavar cuecas no banho é uma tarefa que nenhum homem consegue suportar por muito tempo. Não foi à toa que chegou um momento em que eu precisava escolher a cueca de acordo com a que estava menos suja, através do teste da fungada. Nojento?
...essas pessoas que tomavam um banho diário e iam à igreja de cartola, praticavam atrocidades num grau tal que os africanos e asiáticos mergulhados nas trevas da ignorância jamais sonharam.
(Admirável Mundo Novo)
O constante banho dos raios de sol
irá apagar as pegadas restantes no fino gelo.
Não tema quando você for iludido,
porque o mundo já está cheio de decepções
"Todos que tomam banho já tiveram uma idéia. A pessoa que sai do banho, se seca, e faz alguma coisa em relação à idéia é a que faz a diferença."
Expulse seus problemas na água corrente de um bom banho, tome um copo d'água, deixe seus compromissos sobre seus chinelos ao lado da cama, ajoelhe-se, e agradeça pelo simples fato de ter vivido mais um dia, e por fim, deite e despeça-se do fantasma da insônia.
(...) Quando criança gostava de tomar banho de chuva, a chuva para mim nunca foi vista como uma coisa ruim como para as outras crianças, eu sempre achei fascinante a idéia de cair água do céu, achava especial porque a água é o bem mais precioso do mundo, é indispensável para vida de qualquer ser, sem ela a vida não poderia existir e de repente ela cai dos céus para todos sem distinção de pessoas. Tão diferente de nós que julgamos as pessoas pelos bens que possuem e não pela história que carregam ou pelo trazem no coração é por isso que a chuva para mim é um símbolo de igualdade e humildade, ela lava toda a terra as partes bonitas, as partes feias e precárias, ela vai a todas as partes sem esquecer um lugar que seja por menor ou maior que for. Talvez você me pergunte:- por que falo tanto sobre a chuva? Ou o porquê dessa admiração por esse fenômeno? Bem a chuva é o ponto de partida dessa história e o meio por qual tudo começou e o que me fez querer escrever tudo o que aconteceu (...)
