Avaliação
Aquele que julga, na maioria das vezes, se ergue sobre as pernas de pau do preconceito, não tendo a estatura nem a dignidade daquele ao qual condena.
No Evangelho, Deus avalia a obra de alguém com base em três critérios fundamentais: a essência da intenção, a natureza da obra realizada e se esta foi autorizada e orientada por Ele. É imprescindível que esses critérios estejam em total harmonia para que a obra seja verdadeiramente apreciada e aprovada por Deus. Uma intenção boa, concretizada em uma obra perfeita e guiada e autorizada pelo Senhor, é o caminho para alcançar Sua aprovação e bênçãos.
Às vezes, é importante realizar uma reflexão profunda sobre o tipo de relacionamento que temos com Deus e sobre o que, de fato, nos motiva a buscá-lo.
Se o que se quer vem motivado pelas emoções e estas são o que nos aprisionam a mente, o corpo e a alma, a avaliação segura em fazer ou querer diferente daquilo que emocionalmente nos motiva não passa do desejo à elevação de sentidos, a formar também essas emoções. A liberdade além de não ser constante é apenas um passageiro insight onde se descobre, inventa ou simplesmente se faz o que sem essa momentânea liberdade seria impossível realizar.
Muitas vezes, nossa percepção de estar espiritualmente preparado pode ser equivocada, levando-nos a pensar que estamos prontos quando não estamos, e também duvidando de nossa preparação quando, na verdade, já fomos capacitados. Deus é quem verdadeiramente avalia nosso estado espiritual e nos chama no momento adequado.
Buscar aprovação social é como criar um teste informal para si mesmo, buscando inconscientemente uma rejeição. O tempo de avaliação como acontecia na escola já se foi; é hora de reconhecer o seu próprio valor.
A injustiça costuma se manifestar bastante quando maus solucionadores de problemas agem sem sabedoria e distantes da luz do conhecimento.
O valor de uma obra de arte é extremamente subjetivo e personalíssimo. Aspectos padrões de uma avaliação de um objeto simples, nunca podem ser aferidos sobre uma arte. A criatividade, a conservação, a importância, a participação em exposições, o "emolduramento", as proporções, como tantos outros fatores podem diferenciar em muito o valor de obras de um mesmo artista, da mesma época e com proporções semelhantes.
DEUS.
O mundo é uma escola, onde os alunos nunca viram nem o diretor nem o professor, mas nas carteiras há um livro, onde você lê, se quiser, quando quiser, interprete como quiser, viva como quiser, avalie-se, dê uma nota para si mesmo e espere ser chamado para o céu.
Dentro de um sistema educacional onde se adota a ideologia neoliberal, o foco deixa de ser o aluno para direcionar as ações em prol dos resultados, mensurados por um modelo de avaliação arcaico, excludente e que ignora a diversidade dos avaliados.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp