Samuel Johnson

76 - 89 do total de 89 pensamentos de Samuel Johnson

Remorso é aquele particular estado da mente no qual os nossos desejos fixam-se no passado, sem que o olhar se volte para o futuro à frente; é um desejo incessante de que algo tivesse sido diferente do que foi, um doloroso e torturante desejo da alegria ou da posse de algo que perdemos, e que nenhum esforço será capaz de recuperar.

Samuel Johnson

Muitos caíram em tal angústia [do remorso] depois de uma súbita diminuição dos seus haveres, de um inesperado golpe em sua reputação, ou da perda dos filhos ou dos amigos.
“Se ao menos eu não tivesse confiado meus investimentos a esse consultor financeiro tão incompetente!” “Se pelo menos alguém me tivesse avisado para não me meter nesse assunto que acabou sujando o meu nome!” “Quem me dera ter cuidado melhor dos meus filhos, e assim eles não me teriam abandonado!”

Samuel Johnson
Inserida por EmOutrasPalavras

O remorso não conserta nada do que aconteceu no passado, o que já é bastante ruim. Além disso, ele impede a felicidade presente e a futura, pois ocupa toda a mente e bloqueia todo o progresso espiritual. Não existe nenhum exemplo de alguém que tenha chegado à santidade através do remorso, mas há incontáveis santos que chegaram a Deus pelo arrependimento.

Samuel Johnson

Não vos deixeis levar pelo remorso.

Quem é que nunca fez uma asneira? Eu poderia passar um dia inteiro catalogando os erros que cometi: não somente pecados, mas também enganos, equívocos, erros de escolha sem importância (ou que pelo menos mostraram não ter importância depois de algum tempo). Cada um desses erros transformou a minha vida, assim como cada uma das escolhas sensatas também.

Passei doze anos da minha vida advogando, e fiquei feliz por ter deixado essa atividade, que acabou por converter-se em algo para o qual eu não estava especialmente dotado, ou talvez em algo que não mais me convinha. Passei a dedicar-me a um outro tipo de trabalho, do qual gosto muito, e para o qual penso ter alguma facilidade.

Esses doze anos foram desperdiçados? Seria muito simples dizer que sim, e lamentar ter dedicado um sexto da minha expectativa de vida a uma profissão que hoje eu não teria escolhido.

Mas o que eu teria escolhido em lugar do Direito? Aos 26 anos, certamente não seria a apologética. Não era um campo visível para mim – naquela época, aliás, nem era uma carreira que se pudesse escolher – e além disso não estava preparado para esse trabalho. (Alguns dirão que eu só iria estar preparado muito mais tarde, mas não vamos entrar nessa digressão).

Eu certamente poderia gastar o meu tempo recriminando-me por não ter tido a sensatez de escolher o que ninguém escolheu, em vez de seguir todos os meus colegas rumo à Faculdade de Direito. (De fato, parecia que todo o mundo ia para lá: quando abandonei a carreira, havia 8.000 advogados somente em San Diego).

Você provavelmente tem algo em seu passado que poderia levá-lo ao remorso: a pessoa com quem deveria ter casado e não casou, a carreira que deveria ter escolhido e não escolheu, o lugar que deveria ter visitado e não visitou, o comentário que deveria ter feito em voz alta e não fez... Pode ficar chorando por causa do que deveria ter sido e não foi, ou então seguir em frente: mas fazer ambas as coisas, não.

“Não vos deixeis levar pelo remorso”.

Samuel Johnson
Inserida por EmOutrasPalavras
1 compartilhamento

Não teríamos esse tipo de tentação [tentação] se fôssemos arcanjos em vez de homens. São Miguel, São Rafael e São Gabriel não se lamentam ou irritam por terem feito más escolhas (na verdade, eles nem fazem más escolhas). Mas todos nós fizemos um monte de escolhas erradas. Alguns até fizeram mais escolhas más do que boas. O que importa realmente é para onde nós olhamos: para trás ou para frente. Olhar para trás é perder o caminho; olhar para frente significa termos visão para alcançar a nossa meta.

Samuel Johnson
Inserida por EmOutrasPalavras

Tenhamos arrependimento pelos pecados que cometemos, sejamos gratos pelo perdão que recebemos, e façamos o propósito de sermos melhores no futuro, mas não vivamos inutilmente num passado que a cada dia nos escapa das mãos: isso é verdadeiramente uma perda de tempo.

Samuel Johnson
Inserida por EmOutrasPalavras

A verdadeira medida de um homem é como ele trata alguém do qual não possa obter nenhum benefício

Samuel Johnson

De boas intensões está calçado o caminho do inferno

Samuel Johnson
Inserida por leitefl

Todos os homens cometem naturalmente o adultério, da mesma forma que todos os homens naturalmente roubam.

Samuel Johnson

A Prudência proporciona segurança à vida, mas poucas vezes proporciona-lhe felicidade.

Samuel Johnson
Inserida por AdagioseAforismos

A curiosidade é uma manifestação característica de uma mente vigorosa.

Samuel Johnson
Inserida por AdagioseAforismos

A curiosidade é, nas grandes e generosas mentes, a primeira e a última paixão.

Samuel Johnson

A vingança é um ato de paixão
A punição é um ato de justiça.

Samuel Johnson
Inserida por jsouza84

Quase todos os absurdos de conduta surgem da imitação daqueles a quem não podem se assemelhar.

Samuel Johnson
Inserida por alci_eugenia