Northon Salomao

3376 - 3400 do total de 5219 pensamentos de Northon Salomao

Uma lei pode obrigar o corpo; jamais deveria reivindicar propriedade sobre a alma.

O progresso começa quando uma sociedade aprende a desconfiar das próprias verdades.

A autoridade que não suporta perguntas já começou a temer respostas.

A razão não exige que abandonemos nossas crenças, mas que não as confundamos com provas.

O fanatismo nasce quando a convicção deixa de admitir a possibilidade de estar errada.

A democracia não transforma uma opinião em verdade; transforma a divergência em convivência.

Quanto maior o poder concedido ao Estado, maior deve ser a desconfiança da sociedade.

A primeira liberdade de um cidadão é poder perguntar por que deve obedecer.

Nenhuma maioria deveria possuir o direito de abolir a consciência de uma minoria.

O homem civilizado não é aquele que abandonou suas certezas, mas aquele que aprendeu a submetê-las à razão.

O Estado pode proteger a liberdade religiosa, mas não pode transformar uma verdade metafísica particular em verdade jurídica universal sem uma justificação pública acessível a todos.

Quando a certeza de alguns pretende tornar-se lei para todos, o Direito deve lembrar ao poder que a dúvida também é uma forma de liberdade.

O que realmente sabemos, como sabemos e até onde o Estado pode transformar aquilo que considera verdadeiro em poder jurídico?

Onde termina a certeza do Estado, começa a liberdade da consciência.

Quando a razão entra no Direito, o poder deixa de ser dono da verdade e passa a ser servo da justiça.

O Iluminismo ensinou ao Direito que nenhuma autoridade é tão antiga quanto o direito de perguntar por que ela existe.

A lei que exige fé para ser obedecida já desistiu de convencer pela razão.

Onde o dogma governa a lei, a liberdade torna-se concessão; onde a razão governa a lei, a liberdade torna-se direito.

O verdadeiro triunfo do Iluminismo não foi retirar Deus do céu, mas impedir que qualquer homem falasse em Seu nome para silenciar outro.

O Estado que conhece os limites da própria certeza é mais livre do que aquele que transforma suas crenças em leis.

A liberdade jurídica começa quando a consciência deixa de precisar de autorização do poder.

Nenhuma maioria possui o direito de transformar sua convicção em verdade obrigatória para a consciência alheia.

O Direito nasce verdadeiramente livre quando o Estado aprende a distinguir aquilo que sabe daquilo que apenas acredita.

O Iluminismo colocou uma pergunta diante de todo poder: quem vigiará aqueles que dizem possuir a verdade?

A razão não destrói a fé; apenas impede que a fé destrua a liberdade.