Azazel Melo Autista
Enquanto uma parte significativa da humanidade dorme e acorda,
seguindo suas vidas como rotina em meio ao caos da sobrevivência,
uma parcela luta para manter vidas vivas e enfrentar os males que assolam o mundo.
Mas há uma parcela que investe em produzir o mal e a destruição:
semeando medo, dor, guerras, espalhando fome, sede e injustiça.
É a indústria do terror.
Criando armas, bombas.
Enquanto uns lutam pela vida, outros apenas sobrevivem.
Uma parte oculta, com o nome de poder, "fabrica a morte".
Marcio Melo
O que é a dependência química, do álcool ou mesmo do cigarro?*
Muitas vezes, começa em companhias e escolhas inconsequentes.
Mas vai além de acusações e apontamentos.
Na verdade, por trás de uma dependência há um ser humano frágil, com problemas, traumas e muitos transtornos.
Isso vem desde o histórico familiar até o reflexo da própria sociedade como um todo.
Então, não se trata de "um dependente".
Trata-se de um ser humano. Uma vida que pede socorro.
A reação da sociedade deveria ser acolher e ajudar, não manter o vício.
Levar ajuda, dar assistência humanitária.
O dependente é alguém que estava caminhando, tropeçou e caiu.
A reação dos que estão de pé deveria ser ajudar a levantar.
"O dependente é, antes de tudo, um ser humano."
Por Marcio Melo
Um dia quando a chuva de inverna na estação da tristeza passar
Eu acordar eu com pássaros cantando e o sol radiante como o sorriso que me invadira
Será primavera e as cores com beleza elegância e o perfume que se espelha no ar
E o destino trará dentre o jardim o amor que vira me abraçar,só assim saberei que guando a primavera acabar e o inverno chegar com o frio eu terei o meu amor em seu abraço quente e seguro estarei a amar.
Marcio Melo
O problema não está em ser leão ou burro animais distintos.
O problema está no leão se comportar como burro e no burro acreditar que é leão.
Marcio Melo
Meu olhar atípico
Quando olho para um ser humano,
o que eu vejo?
Bom, eu vejo exatamente um ser humano.
A única coisa que nos torna atípicos é ter um olhar diferente e enxergar, de fato, o ser humano.
É muito comum as pessoas ignorarem esse fator crucial: ao olhar para o outro, esquecem que somos, antes de tudo, humanos.
Pessoas em busca de sonhos, planos, objetivos e realizações.
Aí está o ponto onde a pessoa com olhar atípico se distingue dos demais.
Nós olhamos de fora para dentro e observamos os detalhes:
as expressões, os movimentos, até a forma como respiram.
Não é superficial. É saber que um ser humano é mais que uma unidade, mais que um número.
É entender, ao observar, que ali existe um indivíduo.
Existindo, sobrevivendo em meio aos mesmos problemas, normas, leis, fatos e acontecimentos.
Dividindo não só o mesmo espaço, mas compartilhando do mesmo ar.
O olhar atípico é ver o que muitos não conseguem ou ignoram.
É enxergar mais que uma sombra,
mas o ser humano que a projeta.
Por Marcio Melo
A extinção
Há uma riqueza imensurável que se perde a cada geração que passa:
o valor pela vida e pelas vidas.
O amor ao próximo, à natureza e aos seres vivos.
Vivemos a desconexão, o desligamento da existência humana em relação ao planeta e a todo o ecossistema que proporciona a vida. É ele quem cria e mantém o ambiente em perfeita harmonia, proporcionando as condições necessárias para que a vida cresça e se adapte.
Mas nós, os seres “racionais”, somos a causa dos males e da destruição desse ambiente rico e valioso do qual dependemos. E não existe outro recurso, outro lugar viável para a vida fora daqui.
A ignorância, a soberba e a avareza são as armas de destruição em massa que consomem sem limites o planeta. Assim, provocam não só a destruição, mas a extinção — não só das espécies pacíficas, necessárias e vivas, mas a nossa própria extinção.
Fica a pergunta:
Qual o propósito de destruir o mundo, o planeta, por algo que só pode existir se a vida permanecer?
A extinção
Por Marcio Melo
Ativista pela vida
Os sonhos são asas
para quem deseja a liberdade e o alcance de tudo que parece impossível.
Mas que, nos sonhos, se tornam realidade.
Sonhar é mais que uma metáfora,
é imaginação criativa em movimento.
Sonhar é o bater de asas em um voo alto,
além das impossibilidades.
É uma realização que sacia a vontade de uma alma que se libertou
e voou para o mundo onde tudo é possível,
onde os sonhos são realidade.
Por Marcio Melo
Uma vez, visitando uma amiga que havia recebido um diagnóstico de câncer terminal,
ela parou no meio da conversa, me olhou nos olhos e disse:
— Bom, meu amigo, eu vou morrer.
Eu te pergunto: onde está Deus agora?
Eu engoli fundo, a alma pesada. Baixei a cabeça por alguns segundos.
Voltei a olhar nos olhos dela e respondi:
— Ele está no mesmo lugar que sempre esteve.
Ela sorriu ironicamente. Mas isso é compreensível, é humano.
E perguntou, com os olhos úmidos:
— Onde?
Eu disse:
— Te esperando em casa.
Aqui somos passageiros. Um dia todos teremos que voltar pra casa.
Temos uma família lá, um Pai amável nos esperando na porta.
Em memória de uma grande amiga
Por Marcio Melo
Não aceite menos que o amor da vida.
Nem aceite a vida que te oferece menos que o amor.
Afinal, viver é escolha única.
E só se vive de verdade
quando o amor é a razão.
Marcio Melo
Olhar de Quem Sonha
Se olhar nos olhos de quem sonha,
irá ver um universo de projeções,
um mundo de possibilidades.
E tudo isso se manifesta naquele brilho
que conquista até quem percebe.
Por Marcio Melo
As Cinzas do Progresso
Olhamos e vemos a humanidade caminhando toda numa mesma direção, sincronizada. E nos perguntamos:
Para onde?
Ao olhar o que estamos deixando para trás — além de cinzas e devastação — a pergunta ecoa no vazio que ficou.
Enquanto isso, a humanidade avança em ritmo de progresso.
Para onde?
Porque, se houver futuro, ele não será mais que as cinzas e o vazio que deixamos para trás nessa marcha de destruição.
Por Marcio Melo
Passageiro
Se tudo acabar agora pra mim e eu partir desta vida,
eu partirei grato.
Direi:
“Obrigado, meu Deus, por tudo que até aqui pude ouvir, tocar, experimentar.
Pelos que pude abraçar.
Pelo amor, pelos amigos e amigas, pela família.
No fundo sabemos que estamos aqui de passagem.
Cada minuto conta, e o significado é pessoal para cada um.
Eu vivo o agora, grato.
Mas, quando eu for deste mundo levado, partirei agradecido a Deus por tudo que vivi aqui.
Esta vida só se vive uma vez, e cada dia é uma oportunidade nova.
Por isso, devemos viver cada momento, sabendo que estamos aqui de passagem.”
Por Marcio Melo
A única coisa que nos separa da tristeza e da felicidade, do fracasso e da conquista,
e é capaz de nos levar ao que de bom achamos, desejamos e sonhamos,
é o pensamento.
Mude seu pensamento e transforme sua vida.
O poder do pensamento
Por Marcio Melo
:
Regresso
Como chegamos a um nível de involução tão grande assim?
Onde o desrespeito e a falta de caráter são transtornos tratados como normais.
Numa sociedade barulhenta e desigual, ninguém respeita ninguém.
A poluição sonora rouba a paz do outro e invade áreas particulares.
É aí que surge o complexo existencial: no barulho perturbador de alguém pobre de alma, gritando desesperado pra ser visto.
Estamos regredindo como quem pulou de cabeça num precipício infinito.
Estamos caindo. Mais civilizados que bactérias, mais inteligentes que amebas — mas menos humanos que humanos.
Por Marcio Melo
"As Paredes e o Vazio"
As paredes das igrejas não só isolam quem está dentro do resto do mundo, mas também isolam a própria família.
Quantos se alegram em dividir sorrisos e ter um bom diálogo dentro do seu próprio grupo isolado?
E quantos irmãos, amigos, companheiros, esposas, esposos, filhas e filhos se perdem lá fora?
Líderes e membros se dividem por posições e cargos, para servir uns aos outros.
Mas em casa, o abandono, a exclusão e a falta de amor dominam e destroem.
Ser crente virou sinônimo de hipocrisia e falsidade.
A individualidade da fé, onde vale a lei da religião e cada um por si, tem destruído lares e afastado filhos dos pais, pais dos filhos.
E quando o pior acontece, e a perda vem de forma irreversível, é tarde demais.
E as lágrimas não são de dor, são de culpa.
Tanto de um lado quanto do outro.
A mensagem do Evangelho, que deveria salvar, virou desculpa pra se afastar e se isolar do resto do mundo.
Paredes e muros de templos cheios de estranhos e vazios de amor e esperança adoram um Deus que não está lá.
O filho pródigo voltou, mas não encontrou seu pai. A porta estava trancada.
Pai contra filho, filho contra pai.
Por Marcio Melo
O Futuro É Agora
Estamos acabando de entrar, definitivamente, no que cientistas e especuladores chamavam de "novo mundo".
Com o salto tecnológico e os avanços científicos, a humanidade se adapta a uma nova era — transformadora. A era das tecnologias mais sofisticadas e avançadas, como a inteligência artificial em sua forma ultra avançada.
É aqui que o presente se despede do passado e entra no futuro, pra se desdobrar em dimensões virtuais. Onde o real se funde ao virtual, e a era da robótica dá lugar a um novo membro: o robô humanoide.
Por Marcio Melo
No primeiro dia de primavera,
o sol brilhou radiante no teu olhar,
e a primeira flor desabrochou
no jardim do nosso amor.
Os pássaros voavam em revoada,
cantando a música do amor.
Os raios brilhantes do sol
criavam linhas no céu.
Era um dia perfeito para se apaixonar.
O perfume das flores se espalhava pelo ar.
Era a estação mais doce,
que coloria tudo.
A estação do amor.
Marcio Melo
Não sou triste. Sou vivido, experimentado.
Guardo na memória:
dores, mágoas, noites de choro.
E também sorrisos, amores, pessoas que deixaram saudades.
Tudo isso me ensinou.
Tudo isso me fez.
Não sou triste.
Talvez só cansado.
Por Marcio Melo
(Inspiração: Clarice Lispector)
Os rios salgam os oceanos. O sol acumula a salinidade.
Do mesmo jeito, vida e tempo se entrelaçam:
numa dança íntima, perfeita, invisível aos olhos.
Por Marcio Melo
"Ele está sempre junto"
Não importa se chove ou faz sol.
Não importa o muro, a classe, o silêncio.
Jesus está ali.
É como olhar no espelho e ver o rosto marcado,
o olhar cansado, que não suporta mais.
Você acha que é só você.
Só dor. Só cansaço.
Mas então a ficha cai:
não era o seu reflexo.
Era a imagem e semelhança do seu Criador.
E naquele instante você entende:
o que você vê não é só ruína.
É o mérito de Cristo em você.
E tudo muda.
Porque a dor ganha endereço.
O sofrimento ganha sentido.
E o amor que se entregou por todos,
sem exceção,
se revela onde você menos esperava:
em você mesmo.
Por Marcio Melo
Não tente impedir um romancista e poeta
de acreditar no amor. Será frustrante.
Pois ele acredita que o verdadeiro sentido da vida
é o amor.
Tentar destruir o que nele foi construído
e edificado como uma fortaleza
é uma luta perdida.
Um poeta romântico vê beleza em tudo,
até nas mínimas coisas
que para muitos nem existem.
Mas para ele, na sua profunda sensibilidade,
cada detalhe abre um universo de possibilidades.
É um olhar que nasce com o sol da manhã,
como um renovo cheio de esperança.
Ele sente a vida nos sons da natureza
e se enxerga nas outras espécies
como parte do todo,
onde nada está separado.
Assim é o olhar do romancista e do poeta:
ver além dos objetos
e encontrar o sentido do existir
em sua plena totalidade.
Um só
Marcio Melo
Um dos maiores males espalhados pelo mundo
é a ideia de que todo o mal
é causado por algum demônio em particular.
São tantos demônios que destroem e consomem o mundo
que perdemos nossa identidade humana.
E agora, quando olhamos para o outro,
só conseguimos enxergar um demônio.
Marcio Melo
"Mudanças"
Basta mudarmos de atitude
e recriarmos nossas palavras.
Nossos atos mudarão as pessoas ao nosso redor,
até os sons da vida mudarão ao nosso redor.
Basta mudarmos os pensamentos,
e mudaremos a forma como vemos o mundo.
Pra começarmos, enfim,
a dar sentido real à vida.
Marcio Melo
Inverno quente de 1998
"Quando eu partir"
Um poeta me ensinou
que nada vai parar quando eu partir desta jornada.
Que a vida continuará como se nunca me tivesse conhecido.
A primavera virá,
e trará suas flores sem pedir licença.
O sol nascerá,
e pintará o mundo com cores que não me pertencem.
As pessoas rirão, trabalharão, chorarão,
e seguirão vivendo
como se a ausência fosse apenas vento.
Minha ausência não mudará a rotina,
não quebrará o relógio,
não alterará o fluxo da vida.
As ruas continuarão cheias,
as mesas postas,
os dias contados sem o meu nome.
Ao deixar esta vida,
o único que deixará de existir aqui serei eu.
O mundo segue.
A terra gira.
O amor e a dor trocam de lugar em outros peitos.
Nada muda.
A vida continua.
Marcio Melo
Inspiração: “Quando vier a primavera”
de Fernando Pessoa
"O Peso dos Pensamentos"
Eu não penso tanto quanto pensava antes.
Com o tempo a gente descobre que pensamento pesa. Pesa nos ombros, pesa no peito, pesa na noite que não dorme. No começo é bonito pensar demais. Parece que se você pensar o suficiente, resolve o mundo. Resolve a vida. Resolve a dor.
Mas chega uma hora que a cabeça cansa de correr em círculo.
Aí você para.
Não é que pare de sentir. É que para de gastar energia tentando entender tudo de novo. O que já doeu, já doeu. O que já entendeu, já entendeu.
E é aí que começa o outro movimento: você para de pensar e começa a lembrar.
Lembra do que pensou há dez anos, há vinte. Lembra das conclusões que já tirou e esqueceu. Lembra das coisas simples que a pressa fez você jogar fora.
Talvez seja isso envelhecer: trocar a busca por respostas novas
pela coragem de olhar de novo pra resposta velha.
Marcio Melo
