Azazel Melo Autista
O diabo não gasta flecha com quem já jaz caído.
Para os que se afogam na ilusão, ele oferece banquete e riso,
para que durmam tranquilos no berço da distração,
sem ouvir o eco da própria ruína.
Mas aos que sangram de pé,
aos que seguram a fé como quem segura a vida,
a esses ele persegue.
Porque são os únicos que ainda podem escapar.
E é deles que ele quer roubar a alma,
arrastando-os para o brilho falso da sua festa.
A festa e o ilusionista
Por marcio melo
Bomba de paz
Uma bomba nuclear espalha radiação que envenena por décadas.
Uma bomba de paz espalha consciência que quebra o ciclo antes da próxima bomba.
A primeira precisa de laboratório, dinheiro e sigilo.
A segunda só precisa que uma pessoa pare e não repita a vingança.
A primeira viraliza em 3 segundos.
A segunda demora gerações, e quase nunca vira manchete.
Mas se a conta da guerra nunca fecha, alguém tem que rodar outra equação.
Essa não mata ninguém pra provar que está certa.
Por marcio melo
"Lamento"
A vida é lamento.
Nem sei quem foi a peste que inventou o sofrimento.
Será que eu só lamento?
O que dói é angústia,
a dor que machuca,
essa tortura que nunca acaba.
Parece até praga.
Uma injustiça desgraçada.
Quem aguenta?
Na vida só se leva pancada.
Quando parece que vai terminar...
Aí é hora de outra vez lamentar.
Marcio Melo
O Idiota
Idiota é quem cospe na mão que lhe estende a verdade.
Orgulha-se da própria cegueira e chama isso de opinião.
Ignorância por escolha.
Teimosia por vaidade.
E ainda acha que o problema é o mundo.
Marcio Melo
Ciclo
Eu me apaixonei
pra não desapaixonar.
Te amei
pra nunca na vida te desamar.
Porque quem se apaixona não deixa
até virar amor.
E quando vira amor, não quer acabar.
E não acaba.
Porque a paixão é o fogo
que esquenta o amor.
Que de paixão nunca falte ao amor,
nem ao amor a paixão que o alimenta.
Marcio Melo
Infância
Brincadeiras que alegraram a infância
que nunca se esquece e trazem boas lembranças.
O jeitinho especial de enrolar o fio no pião,
de desbicar a pipa no céu,
de dar um relo.
A alegria das meninas pulando amarelinha.
O futebol — esse fica até a vida adulta,
paixão nacional.
Ah, infância bonita
de uma alegria espontânea!
Das corridas, do esconde-esconde...
Saudade danada da minha infância.
É uma pena não poder voltar
ao meu tempo de criança
e brincar tudo outra vez.
Marcio Melo
"Intensidade"
Inspirado em Clarice Lispector
Dizer muito em silêncio
Se espremer pra não gritar na intensidade desesperadora que me aquieta a voz
E minhas únicas palavras são neutras em versos que se equilibram em poemas
Só papel e tinta e muito dos meus sentimentos
Do meu silêncio.
Marcio Melo
"Nada"
Inspirado em Fernando Pessoa
Quem queria andar, que se ande.
Quem queira parar, que se pare.
Eu nada quero.
Quem quer construir, que construa.
Quem quer subir.
Eu não quero absolutamente nada.
A quem durma, que durma então.
A quem não durma, que se acorde
e fique sem dormir.
Eu, eu nada quero.
Nada que eu queria mais
que nada.
Posso eu querer além de nada?
Nada.
Marcio Melo
`Estações`
No inverno senti frio
nas noites de inverno sem você pra me aquecer
Desejei, com saudade,
nossos verões
Mas neste inverno vivi meu outono
Sem cor, opaco
Com saudades das nossas primaveras
Floridas e perfumadas
Mas sem você vivo o inverno
da solidão
E meu coração chora
nas noites frias
a falta do seu verão
que aquecia o nosso amor.
Marcio Melo
Um lenhador ergueu seu machado contra a árvore.
Ao se dar conta do que iria fazer,
soltou o machado no chão.
Diante de tantos anos e de tanta beleza,
o lenhador abraçou a árvore centenária.
E se desculpando, jurou:
Nunca mais destruir o planeta.
Mas daquele dia em diante,
iria apenas preservar a natureza...
Marcio melo
