carlos

13826 - 13850 do total de 27144 pensamentos de carlos

⁠Depois que a Lei Maria da Penha entrou em vigor no Brasil, os crimes de feminicidios aumentaram. Pergunto: isso é culpa da lei? Respondo: lógico que não. Vamos colocar a culpa nos verdadeiros culpados. Quem são esses culpados? Os verdadeiros culpados são os vagabundos, os sem futuro dos machistas, que eu me recuso de chamá-los de homens. É inadmissível um vagabundo matar uma mulher e, às vezes, sair pela porta da frente de uma delegacia. Teremos que endurecer as lei deste país, gente!
Mas, os culpados das leis do nosso país serem brandas é nossa, nós que elegemos os nossos legisladores.
MENSAGEM PARA TODOS OS PAIS, SEM EXCEÇÃO!
País que têm seus filhos homens, eduque-os, e uma dessas educação é ensiná-los a respeitarem as mulheres. Acabem com a "célebre" frase machista e imbecil que diz assim: "se ela não é minha não será de ninguém."
LEMBRANDO! Que essa mensagem serve para todos os tipos de casais e não só para os casais heterossexuais.
Fortaleza/Ce., 21/04/2026

Vamos acender as luzes da esperança, para podermos ascender para a vida.
Fortaleza/Ce., 21/04/2026

Tem coisas difíceis de se fazer, mas, nunca acreditei que existem coisas impossíveis de se fazer.
Coisas difíceis requer esforço, coisas impossíveis, requer perseverança.

Chega de levar a cruz....
Muito pesada e não conquista nada...
Pega a espada, que uma cruz pequena, não pesa tanto e ainda pode lhe proporcionar vitórias....

“A pressa pode até dominar o mundo mas, somente os grandes se recusam a chamar o descaso de normal.”

⁠“A grandeza mora em quem, mesmo correndo contra o tempo, ainda enxerga quem caminha ao seu lado sem transformar o descaso em rotina.”

Se você não gostar de desperdícios, isso não é uma mesquinhez e sim uma virtude. Se desperdiçássemos menos, haveriam mais pessoas sem morrerem de fome.
Eu sou contra os desperdícios, seja de que tipo for. Gente, desperdício é BURRICE! É assim que eu penso.
Fortaleza/Ce., 25/04/2026

⁠Cidade pequena tem dono!
Quem não é dono, é parente...
Quem não é parente, é compadre...
E todos pescam no mesmo rio.

⁠Tem boca que fala bonito,
Tem boca que beija bem.
Tudo junto, é raro...
Mas porque tens,
Me cala fundo!!

⁠Sem sapatos,
não se pode dar
Lições de vida.

Quando você entende que o problema não é você, mas, apenas está em você, a sua visão das coisas mudam...

Não jogue pedra no espelho, preserve a sua imagem.

O esforço faz mais do que o talento.

Bom é o que te faz bem.

⁠É no errar e reconhecer, que muitas vezes se encontra o norte da vida.
Quem julga que não erra, jamais o achará.

⁠É preciso ferir os pés nas pedras do caminho e as mãos nos espinhos da vida, para sabermos quanto custou uma pequena fatia de felicidade.

Loucos são os homens que desistiram de sonhar.⁠

⁠TENTAÇÃO

Enfeitava-se de lantejoulas
E vestia uma espécie de ceroulas
Sobre um corpo muito moreno
Pequeno,
Quase ao chocolate negro,
De púbis atena
Com cheiros de açucena
Muito farfalhuda
Negra, barbuda
Como as do pirata
Primata
Dos sete mares
Sentidos
Mas não percorridos.
Nestes meus invividos
Ares
Altares
Sem fé de sentir
O doce do fruto maduro
Sem ser só pão duro
Neste mundo inexplicável
Por tanto inextricável
Do que foi
E do que está para vir
Como um boi
Puxa a carroça da troça
Doente, por não poder fugir.
E a pequena esfinge
Egipciana
Era uma mulher que finge
Estar comigo na cama
Da ilusão,
Apenas, cruel tentação!

(Carlos De Castro, in Poesia num País Sem Censura, em 10-08-2022)

⁠ÁGUA NOSSA
Água nossa, que estás na terra,
Vivificado seja o teu nome,
Venha a nós o teu manancial,
Seja feita a nossa vontade
Assim sempre neste mal.
A água pão de cada dia nos dai hoje.
Perdoa-nos os crimes cometidos
Contra a natureza-mãe,
Que nós não sabemos perdoar
Aos ofendidos;
Nunca nos deixes sem uma gota
Que seja do teu bem.
............................................
E o povo rezava e o mundo orava
Aos deuses da água...
Mas a água não não veio.
Voltou o povo a rezar e o mundo a orar
Às luas das águas...
Mas as águas fugiram.
Então, o povo e o mundo não rezou mais!
Vieram todos e choraram,
Carpiram ao mesmo tempo
Em louco lamento...
Depois, a terra seca
Ficou inundada de água
Das lágrimas caídas
Vertidas
Pelo povo infecundo
E pelo mundo.
Amém!
(Carlos De Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 16-08-2022)

⁠“QUANDO AS GALINHAS CANTAVAM ÓPERA

Linda, a pastora penuda que comigo ia,
Calcorreando tão verdíssimos prados,
A pastar o gado da nossa fantasia,
De beijos, abraços e mais pecados.

E assim, lá íamos amantes babados,
Por entre folhagens e flores silvestres,
Almas puras, anjos sem pecados,
A não ser os fatais, dos terrestres.

Tudo era céu e luz brilhando,
Em piruetas de paixão vivida,
No colar de dois corpos, amando.

Oh, mas que cruel sina de vida!
A nossa, galo e galinha pastando,
Sem dentes para erva ressequida.

(Carlos De Castro, in Poesia num País Sem Censura, em 19-08-2022)”

⁠Um dia, pus uns óculos de sol, de lentes muito negras, para não ser conhecido.
Reconheceram-me todos, porque eu só uso óculos de sol, sem marca registada.

⁠SEGREDOS NA LUA CHEIA

Sempre vos quis segredar, ontem.
Antes que fosse anteontem.
Mas ninguém me ouviu.

Hoje, ouçam ou eu me agasto:
Fui feito da pedra de um crasto,
Minha mãe era a lua cheia
Meu pai era o brilho do sol
E desse amor, eu vim à boleia
Nesta estrada em caracol.

Segredo, guarda-se em cofre
Que tenha o coração ardente,
Se o não for, o confessor sofre
As penas de um ser demente.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 11-10-2022)

⁠Habituei-me de tal maneira às acidezes da vida, que hoje quando me querem dar a cheirar e degustar outras coisas revestidas de doçuras, eu, categoricamente, rejeito-as em nome da minha coerência.

⁠EM MIM

Só agora, no fim, serei
O ser que não fui,
Porque errei no escolher
Da sorte, por não saber
Que ela só flui
A quem tem a coragem
De viver,
Sem querer entender
Se a vida é quadrada
Ou redonda
Como o mundo
Profundo
Entre a areia dourada,
A terra e o mar
E aquela onda malvada
Que nos arrebatou
E na tragédia nos levou,
Para um poço sem fundo.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 15-10-2023)

⁠SE

Se todos gostassem da minha poesia,
Jamais haveria
Paz no mundo.

O mar e as fontes secariam,
Os rios ao contrário correriam,
O ovo não teria gema
Nem o ovário
Seria berçário
De hormonas,
Neste meu mundo de sintomas
Da falta de teorema.

Seria o caos completo,
Tudo morreria
O absoluto e o obsoleto.

Por favor:
Para que haja paz no mundo,
Nunca leiam a minha poesia;
Podem até falecer de ironia,
Ou então ficar moribundo.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 12-11-2023)