Bertrand Russell

51 - 75 do total de 104 pensamentos de Bertrand Russell

O mal dos tempos de hoje é que os estúpidos vivem cheios de si e os inteligentes cheios de dúvidas.

Bertrand Russell
145 compartilhamentos

Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?

Bertrand Russell
14 compartilhamentos

De todas as características que são vulgares na natureza humana a inveja é a mais desgraçada;o invejoso não só deseja provocar o infortúnio e o provoca sempre que o pode fazer impunimente,como também se torna infeliz por causa da sua inveja

Bertrand Russell
Inserida por Leilinha63

O pensamento é grande livre e rápido: é a luz do mundo e a glória mais alta do ser humano.

Bertrand Russell
Inserida por usuario188089

Grande parte dos maiores males que o homem tem infligido sobre o homem surgiu de pessoas que se sentiam absolutamente certas sobre algo que, na realidade, era falso.

Bertrand Russell
60 compartilhamentos

A intuição, não testada e não comprovada, é uma garantia insuficiente da verdade.

Bertrand Russell
16 compartilhamentos

Inestimável é o valor do sentimento que faz um homem e uma mulher se amarem com paixão, imaginação e ternura; desconhecê-lo é uma grande desventura.

Bertrand Russell
3 compartilhamentos

O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas...

Bertrand Russell
5 mil compartilhamentos

Uma vida boa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento.

Bertrand Russell
52 compartilhamentos

O Universo pode ter um objetivo, mas nada que nós sabemos sugere que, se for assim, esse objetivo tenha qualquer semelhança com o nosso.

Bertrand Russell
2 compartilhamentos

O defeito fundamental dos pais é desejarem que os filhos sejam motivo de glória para eles.

Bertrand Russell
72 compartilhamentos

Se a paz não puder ser mantida com honra deixa de ser paz.

Bertrand Russell
Inserida por informativokmm

Continuamos a desperdiçar tanto tempo e energia como os que eram necessários antes da invenção das máquinas; nisto fomos idiotas, mas não há motivo para que continuemos a ser.

Bertrand Russell
Inserida por dissendiun

Se Deus conhecia de antemão os pecados de que a humanidade seria culpada, Ele foi então claramente responsável por todas as consequências desses pecados quando decidiu criar o homem.

Bertrand Russell
22 compartilhamentos

Existe um artista aprisionado em cada um de nós. Deixe-o solto para espalhar alegria por toda parte.

Bertrand Russell
2 compartilhamentos

Os homens nascem ignorantes, não estúpidos. Eles se tornam estúpidos pela educação.

Bertrand Russell
233 compartilhamentos

A humanidade tem dupla moral: uma que prega mas não pratica, outra que prati­ca mas não prega.

Bertrand Russell
107 compartilhamentos

Precisamos mais de sentimentos afirmativos do que de negativos. Se os afirmativos tomarem toda a amplitude que justifique um exame estritamente objectivo da nossa situação, os negativos desagregar-se-ão, perdendo a sua razão de ser. Mas se insistirmos em demasia nos negativos, nunca sairemos do desespero.

Bertrand Russell
Inserida por gtrevisol

O aborrecimento que um homem sente ao executar um trabalho necessário embora monótono, não se compara ao que sente quando nada tem que fazer.

Bertrand Russell
Inserida por gtrevisol

As ciências se desenvolveram na ordem inversa ao esperado: o que estava mais longe foi trazido primeiro para o domínio da lei e, depois, o que estava mais perto. Primeiro foi o céu, depois a terra. Em seguida, a vida animal e vegetal. Finalmente, foi a vez do corpo humano e, por último, da mente humana - até agora, muito imperfeitamente.

Bertrand Russell
2 compartilhamentos

Todo conhecimento torna-se, devido à necessária vinculação do meio ao indivíduo que pertence ao próprio meio, um autoconhecimento. Essa interação faz-se cogente pela gênese unívoca entre os muitos integrantes do mundo da vida, sem olvidar que o homem é um desses integrantes [...] Ocorre, deste modo, um acoplamento estrutural entre o sistema nervoso do observador e o meio, proporcionando, assim, uma mútua transformação/adaptação. O ser é modificado pelo meio ao qual o próprio ser pertence e modifica.

Bertrand Russell
Inserida por MrGarcianeto

Assim, chegamos à conclusão de que a opinião se forma do mundo apresentado pelos sentidos, enquanto o conhecimento é de um mundo eterno; a opinião, por exemplo, trata de coisas belas determinadas; o conhecimento ocupa-se da beleza em si.

Bertrand Russell
Inserida por loveandrockets

Opiniões defendidas apaixonadamente são aquelas para as quais não há boas justificativas.

Bertrand Russell
21 compartilhamentos

SEM ESFORÇO NÃO SE TEM FELICIDADE...

O animal humano, como os outros animais, está adaptado para uma certa luta pela vida e quando, graças à sua riqueza, o homo sapiens pode satisfazer todos os desejos sem esforço, a simples ausência do esforço na sua vida afasta dele um elemento essencial de felicidade. O homem que adquire facilmente as coisas pelas quais sente apenas um desejo moderado, conclui que a realização do desejo não dá felicidade. Se tem disposição para a filosofia, conclui que a vida humana é essencialmente desprezível, pois o homem que tem tudo o que precisa ainda assim é infeliz. Esquece-se de que privar-se de algumas coisas que precisa é parte indispensável da felicidade.

Bertrand Russell
2 compartilhamentos

As pessoas dirão que, sem os consolos da religião, elas seriam intoleravelmente infelizes. Tanto quanto este argumento é verdadeiro, também é covarde. Ninguém senão um covarde escolheria conscientemente viver no paraíso dos tolos. Quando um homem suspeita da infidelidade de sua esposa, não lhe dizem que é melhor fechar os olhos à evidência. Não consigo ver a razão pela qual ignorar as evidências deveria ser desprezível em um caso e admirável no outro.

Bertrand Russell
12 compartilhamentos