Biografia de Bertrand Russell

Bertrand Russell

Bertrand Russell (1872-1970) foi um dos mais influentes matemáticos e um dos maiores lógicos do século XX. Foi um dos fundadores da Filosofia Analítica.

Bertrand Russel nasceu em Trelleck, País de Gales, no dia 18 de maio de 1872. De família aristocrática, foi educado em casa por tutores. Em 1890 ingressou na Universidade de Cambridge, onde estudou Filosofia e Lógica.

Passou a publicar seus ensaios em revistas especializadas. Em 1901 descobriu uma contradição no sistema de Frege, denominado de “Paradoxo de Roussel”, que teve grande repercussão no campo da Lógica. Em 1908, tornou-se membro do Trinity College, em Cambridge. Em 1910 publicou o primeiro volume da obra “Príncipia Matematica”, sobre os fundamentos da matemática.

Durante a Primeira Guerra Mundial, dedicou-se ao ativismo político o que causou sua expulsão do Trinity College. Passou cinco meses na prisão, onde escreveu “Introdução à Filosofia Matemática”, publicado em 1919. No ano seguinte viajou para a Rússia e para Pequim, onde lecionou filosofia durante um ano. Nessa época escreveu livros populares de ética, matemática e filosofia.

Em 1939 mudou-se para os Estados Unidos, onde lecionou na Universidade da Califórnia. Em 1944 voltou para a Inglaterra, retornando aos quadros da Trinity College. Em 1950 é agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.

Em 1958 iniciou uma campanha de desarmamento nuclear. Em 1962 atuou como mediador na crise dos mísseis, em Cuba. Com Albert Einstein e outros cientistas organizou o movimento “Pugwash”, contra o desenvolvimento de armas nucleares. Russell faleceu em Merioneth, Reino Unido, no dia 02 de fevereiro de 1970.

Acervo: 104 frases e pensamentos de Bertrand Russell.

Frases e Pensamentos de Bertrand Russell

Temer o amor é temer a vida, e os que temem a vida já estão meio mortos.

Bertrand Russell
1.7 mil compartilhamentos

O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas...

Bertrand Russell
5 mil compartilhamentos

Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade.

Bertrand Russell
529 compartilhamentos

Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.

Bertrand Russell
3.6 mil compartilhamentos

O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido.

Bertrand Russell
558 compartilhamentos