Astúcia
O maquiavélico astucia tudo que ele pretende realizar para conquistar vantagens. Se caracteriza de bajulador e poucos são os que definem tais atitudes, e acabam cedendo por interpretar equivocadamente o caráter de quem personaliza a ação.
O sucesso, entre outras definições, é a consequência da astúcia em identificar oportunidades e convertê-las em resultados positivos.
Tão míope é a astúcia egoísta, que, ao visar apenas a gratificação momentânea, obscurece os males do futuro, e ao mesmo tempo impede a percepção de integridade e da honra.
A palavra deveria ser usada com sabedoria e astúcia, porém quando usada em devaneios só cria confusão e intrigas.
Contemplo-te como templo da astúcia,
Conforto-me ao examinar cada minúcia,
Que de ti vem, que detém, que a ti devem.
A inteligência que você usa para derrubar as outras pessoas, vai ser esta mesma astúcia que vai te destruir.
Na imensidão da minha fraqueza
Me vi perdido na angústia
Mas no momento de astúcia
Me peguei pensando com franqueza
Pois a vida me trouxe beleza
Do que nem os mais cultos e ricos
Poderá um dia comprar
Foi então quando vi o brilho do olhar
De minha filha e Angélica
A quem eu devo a vida a zelar.
E afirmo mesmo isto: "sou rico
daquilo que o dinheiro não comprar"
Então nunca deixe tirarem sua insônia
Pois não há mais nada a procurar.
O fortalecimento de um líder não se encontra somente em sua astúcia, inteligência e sensibilidade para o sucesso. O líder depende também do retorno que sua equipe o proporciona à medida que ela interpreta adequadamente suas orientações e avança rumo à vitória coletiva.
O silêncio mostra sabedoria segundo a Bíblia, mas o bajulador usa por astúcia para não ser descoberto.
Não pretendemos o poder-força, poder passageiro, transitório, ganho pela astúcia, pela intriga, pela aventura e mantido pelo terror, pela violência ou pela manha
A política é o palco onde a astúcia é a protagonista principal, onde a estratégia da 'falsa mágica' é uma ferramenta cínica que serve tanto aos políticos quanto ao povo, que muitas vezes são vítimas e algozes da mesma manobra ardilosa. Nesse jogo de poder, a manipulação é uma arma que pode ser usada tanto para iludir os mais espertos quanto para enganar os menos informados, criando uma teia complexa de interesses conflitantes e de realidades distorcidas.
A poesia, como todo verdadeiro jogo, é uma luta da astúcia contra o acaso.
A política, em sua essência, revela a complexidade da natureza humana, onde a astúcia se torna uma ferramenta necessária para compreendê-la e moldá-la.
Astúcia 2001
O meu sentimento acabou
quando arremessei o cinzeiro de vidro
com veemência ao chão, estilhaçado
os cacos resvalaram em direção à janela
abrindo uma larga fenda
por onde escapou a minha dor.
"Entre a sagacidade e a astúcia existe diferença de espécie, e esta se dá de acordo com a proveniência: o sagaz é prudente; o astuto, imprudente. Dolo e fraude são frutos da astúcia nascida da imprudência; discernimento e ponderação, da sagacidade oriunda da prudência.
O sagaz conjectura rápida e acertadamente sobre os meios para alcançar um fim bom, ao passo que o astuto conjectura retamente sobre os meios para atingir um fim mau, além de muitas vezes raciocinar tomando como base premissas totalmente equivocadas, quando não estúpidas.
A imprudência não gera apenas a astúcia. Ela induz três hábitos muito feios, que lhe estão indissociavelmente ligados como por um cordão umbilical satânico: a inconsideração, a inconstância e a precipitação. Em verdade, estes são três sintomas da imprudência, assim como a febre é sintoma de alguma inflamação".