Assim sou eu Menina Mulher Deusa Menia
Quem dirá que um dia
Vai dar certo ser assim?
Quem dirá que quem adia
O dia de sua alegria
Vai um dia ser feliz?
Julgar nunca te fez melhor que ninguém, nem fará! Aceite as diferenças, pessoas são assim, diferentes, se todos fossem iguais não teria a menor graça.
Assim como não se
Faz um omelete
Sem quebrar os ovos
Ninguém faz uma revolução
Sem destruir os povos.
Ela chega assim, sem avisar, sem pedir licença, entra com tudo, te faz sonhar, delirar, enlouquecer, querer desistir. Machuca um pouco, confunde, te deixa nos nervos. No final te decepciona, te faz achar que nunca vai sentir aquilo de novo, que ela nunca mais vai bater na tua porta, que ela nunca mais vai te fazer sonhar, delirar, enlouquecer… Você pensa em desistir de tudo, desistir do que te faz feliz, te faz repensar o motivo pelo qual existe, pelo qual ainda segue em frente. Mas o motivo pelo qual você segue em frente, pelo qual você ainda continua esperando ela chegar de novo é você mesma, você é o motivo, você é a sua felicidade. O amor vai aparecer outra vez, ele vai bater na tua porta de novo, é só uma questão de tempo…
Você acerta e ninguém reconhece seu esforço. Você erra e todos caem encima de você. É assim que as coisas são, é assim que a vida é. Todos cometem erros, dizem o que não deve ser dito e isso pode até te magoar, você vai ficar triste, vai se lamentar, vai se culpar, mas de nada vai adiantar, nada vai mudar. As coisas nem sempre são justas na vida real. Geralmente você recebe o que dá. Não espere que as pessoas sintam pena de você ou que elas o perdoem pelo que fez. Os sonhos que perseguimos, as escolhas que fazemos, as pessoas que magoamos e as pessoas que decidimos ser, é apenas consequência nossa. Escolha errada: vida errada.
HARMONIA DO AMBIENTE ESCOLAR
Cecília Meirelles, em sua saborosa poética, assim escreve: "Ensinar é acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética, afetuosa e participante."
Quando se lê a educação com esse olhar de Cecília, parece que o dia-a-dia na relação professor-aluno é encantado. Muitos dirão que essa elevação afetiva só funciona no plano das idéias e que na prática se assiste a um aviltante processo de destruição das relações humanas.
A violência nas escolas se materializa em agressões verbais e físicas. O professor se sente vítima de um sistema que não o valoriza, portanto não o entende bem, nem o protege. Os alunos parecem prontos para a batalha. Padecem de amor e de limites. A ausência familiar se faz sentir na postura agressiva ou apatia em sala de aula.
Além disso, e talvez por isso, tentam disputar poder com os professores que, por sua vez, se deixam levar em um debate desnecessário. Há um axioma essencial na relação entre professor e aluno: autoridade harmonizada pelo afeto. O aluno precisa de limite e precisa compreender o papel do educador. O educador não pode impor sua autoridade, mas deve conquistá-la. Sem brigas nem ameaças. Sem histeria nem parcimônia. Com o respeito de quem sabe ensinar e aprender e de quem harmoniza as relações.
Há algumas dicas para essa relação harmoniosa. Evidentemente, são a experiência e a disposição do professor que farão com que ele toque na alma do seu aluno - sem isso não há educação. Entre essas dicas, algumas proibições. A primeira delas é que professor não pode brigar com aluno, mesmo que tenha razão. Se isso acontecer, parte da sala torcerá pelo aluno e a outra pelo professor, assim, ele deixa de ser referencial. A segunda: professor não pode colocar apelido em aluno. Terceira: não deve comparar um com o outro - é preciso lembrar que não há homogeneidade no processo educativo, mas heterogeneidade. Quarta: professor não pode se mostrar arrogante nem subserviente. O meio termo é amoroso.
E aí voltamos a Cecília Meirelles. A harmonia no ambiente escolar há de ocorrer quando se consegue quebrar a carcaça que envolve alguns alunos, pela falta de algo que deveria ter vindo antes. É esse sonambulismo, essa postura incorreta frente à vida e frente a si mesmo.
Trata-se de ajudá-lo a viver essa contemplação poética, ou, em termos aristotélicos, a buscar uma aspiração para a vida. Ou ainda em Paulo Freire, ajudá-los a desenvolver autonomia para sonhar.
Aí sim, o professor mostrará autoridade. Autoridade generosa de quem confia e cobra. De quem contrata no melhor sentido da palavra. E é nesse bom caminho que entra o afeto como instrumento de poder e participação. É do olhar do mestre que saem essas virtudes. O olhar que acolhe e que constrange quando necessário. O olhar que se faz cúmplice nas boas conquistas e que lamenta docemente pelo que se perdeu. O olhar que mantém o silêncio na sala de aula, sem gritos ou lamentações, mas que é capaz de chorar pela emoção de mais um aprendiz que encontrou seu caminho.
A harmonia no ambiente escolar não é uma utopia. É talvez uma tarefa complexa que exige o que de melhor podem dar os educadores: competência, coragem e muito, muito amor!
Revista Educacional, edição de setembro de 2007
Seu coração vai bater mais de 2,5 bilhões de vezes durante toda a vida, e mesmo assim você vai se lembrar daquele dia que ele bateu mais forte.
Assim como as folhas das árvores caem no outono para poder suportar o inverno, nós também nos modificamos para seguir vivendo.
O covarde da vida, adora culpar os outros por seus fracassos. Se você é assim, esta na hora de mudar.
O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, o Filho do Homem até do sábado é Senhor.
“Mas agora é assim, não espero nada de ninguém, não mais. Não to afim de me chatear novamente, como de costume. Parece que eu nunca aprendo a não criar expectativas demais, parece que nunca coloco na cabeça o quanto as pessoas são trapaceiras e pensam apenas em si mesmas e não estão nem ligando para o que você sente. É sempre assim, não tem jeito, de uma forma ou de outra sempre acontece. Seria mentira dizer que nunca criei expectativas ou esperanças demais em alguém só por achar que estava sendo amada quando no fim só estavam me manipulando sem que eu perceba. Parei de ser idiota e prometi à mim mesma que isso jamais aconteceria de novo. Expectativas agora só quando eu ter certeza que realmente valerá a pena.”
Antissocial. É assim que me chamam. Até aceito o fato de que não converso muito com as pessoas, mas é porque nenhuma delas tem o interesse de vir falar comigo de verdade. Me cansei de participar desse ciclo de falsidade do qual as pessoas fazem parte, só queria saber o que tem de errado em querer me salvar disso! Eles não entendem que entrando nesse ciclo cada vez mais e mais, se torna impossível acabar com ele. Mas quem se importa? As pessoas só querem se destruir e se mostrar uma melhor que a outra, na ignorância, na falsidade. Mas porque não tentam se mostrar melhores por um gesto verdadeiro e que ajude no crescimento pessoal ou intelectual de alguém? Claro, ninguém faz isso porque assim não conseguem dinheiro. Esqueceu-se de pensar que na hora em que precisarem de um amigo pra qualquer hora, em ninguém vão poder confiar. Por isso prefiro continuar no meu mundo, com pessoas em que posso confiar e contar em todas as horas, porque falsidade, realmente, não é comigo.
Os olhos de quem ama nada veem além da predileção do coração. Assim também será impossível amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo!
Exige mais de você mesmo e não espera muitos das pessoas , Assim, evitarás muitos aborrecimentos,e não terá aborrecimento de espirito...
Velho amigo, por que você está tão íntimo assim?
Já te disse que não quero conversa.
Já provei que não sou de ter contato com o que me faz sofrer, mas ok, sei que você também precisa de um ombro,
Então pode chorar no meu ombro... Amigo amor!
Ela: (Chorando)
Ele: Fica assim não ele volta!
Ela: Volta mesmo?
Ele: Você quer que ele volte?
Ela: Quero, quero muito!
Ele: Não posso te dar a certeza de que ele vai voltar, mas posso te dizer uma coisa?
Se ele te faz chorar não merece seu sorriso lindo… Não te merece!
Ela: Mas eu amo ele!
Ele: Eu sei o que você tá sentindo,
eu sei que o que é amar alguém que nunca vai te amar da mesma forma,
eu sei que dói, mas também sei que você é forte pra superar isso. Eu quero
te ver sorrindo!
Ela: mas… eu tenho quer olhar pra ele todos os dias sendo feliz com outra
como vou conseguir?
Ele: Eu te vejo todo dia chorando por ele e ainda estou em pé não estou?
Hoje acordei com uma sensação de leveza, de plenitude e assim será, porque a teoria do caos nunca fez parte do meu ser.
*Se você olha para o abismo, o abismo olha para você*.
Portanto, para frente e para o alto!
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Quem sou eu: textos prontos para refletir sobre a sua essência
- Eu sou assim: frases que definem a minha essência
