Às Vezes
A VOZ DO CAOS
(Fé na travessia)
Às vezes, é no silêncio ensurdecedor do caos que a alma esbraveja e grita — e as ondas gigantescas do Mar Vermelho se abrem para a sua travessia.
Lu Lena / 2026
Coragem muitas vezes não é o problema. O percentual de "nãos" do seu histórico de vida é que é. Gato escaldado tem medo de água fria.
Quando a literatura infantil também precisa ser olhada com carinho
Como professora, muitas vezes vejo doações de livros e materiais chegando às escolas. E toda doação que amplia o acesso à leitura merece ser valorizada.
Mas também me pego pensando: será que todo livro oferecido às crianças realmente contribui para sua formação?
Nem sempre uma história traz uma experiência significativa. Às vezes, encontramos contos que repetem os mesmos valores, as mesmas fórmulas e as mesmas mensagens, enquanto tantas outras possibilidades de infância continuam esperando para serem contadas.
E é aí que penso nos professores e autores que estão diariamente observando as crianças, ouvindo suas perguntas, percebendo suas dificuldades, seus medos, suas descobertas e suas diferentes formas de aprender.
Há muita gente produzindo literatura infantil com cuidado, pesquisa, sensibilidade e experiência pedagógica — mas que ainda encontra dificuldade para ser vista, publicada e reconhecida.
Talvez o que falte não seja talento.
Talvez faltem oportunidades, caminhos acessíveis, espaços de escuta e, algumas vezes, aquela pessoa que ajuda a abrir a primeira porta.
Também precisamos conversar, com serenidade, sobre o mercado editorial. Publicar um livro pode ser um sonho, mas nem sempre é um caminho simples para quem está começando. Existem modelos de publicação, custos e contratos que podem tornar o autor dependente de estruturas nas quais seu trabalho recebe pouco retorno.
Nem sempre vemos luz no horizonte. Às vezes as dificuldades são tantas que tudo nos parece um caminho sem saída. É fácil cairmos em desânimo exagerado quando não encontramos uma rápida solução para nossos problemas, mas você não pode desistir
O academicismo por vezes ergue altares à erudição fria, onde invocar o nome de Jesus é interpretado como um retrocesso intelectual e uma afronta ao status quo da ciência.
O ceticismo professoral muitas vezes funciona como uma armadura impenetrável contra a graça, rejeitando de antemão a alegria de viver que brota de um coração reconciliado com o Criador.
Falar sobre o amor de Deus em corredores universitários muitas vezes provoca reações de impaciência, pois o racionalismo acadêmico tende a rejeitar tudo o que não pode ser medido, provado ou desconstruído criticamente.
A soberania do intelecto humano nas salas de aula muitas vezes cria uma muralha invisível, onde a menção a Jesus é recebida não com debate aberto, mas com um silêncio carregado de ironia.
Sei que você é uma mulher forte, e que o teu chão sumiu muitas vezes, sei também o quão é difícil.
Existe até o medo de amar e ficar dependente.
(Saul Beleza)
*Brasa Calada*
Às vezes você pensa
Que eu perdi o interesse.
Mas não foi isso, não.
Eu apenas me calei.
Aqui dentro de mim,
O interesse persiste
Só que agora em silêncio,
Brasa que não desiste
Não fala, mas sustenta,
Não grita, mas é mar,
Tá quieto por fora
Mas não parou de pulsar.
O silêncio virou casa
Pra tudo que eu senti
Se eu não bato na porta
Não quer dizer que parti.
(Saul Beleza)
*5 Anos do Ravi*
Cinco voltas o sol já deu
Desde que o Ravi apareceu
Cinco vezes mais travessura
Cinco vezes mais ternura
Tem energia de cometa
Sorriso que desmonta dieta
Corre, pula, faz bagunça
E a casa inteira balança
Que tenha bolo, brigadeiro
Presente, abraço verdadeiro
E que o fim da festa seja só
O começo de mais um sonho bom
Parabéns pro Ravi!
Que a vida seja quintal grande
Pra caber toda a alegria que é só dele.
(Saul Beleza)
"Se alguém precisar explicar varias e varias vezes, ou não está sendo claro, ou não tem explicação".
"As vezes nos sentimos cansados de tudo que vemos e ouvimos......injustiça, ingratidão, corrupção, mentiras descaradas....mas não podemos nos deixar por vencidos.
Respirar fundo e seguir mesmo cansado com esperança de dias melhores"
A idiotice mata! Às vezes, não de uma vez, mas aos poucos, cada vez que alguém insiste em não aprender
ÀS VEZES, ADMIRAMOS ALGUÉM PELO QUE ELE DESPERTA EM NÓS
“Jack nunca precisou ser o mais forte para que eu o procurasse com os olhos. Quando ele chegava, alguma coisa em mim simplesmente acreditava que tudo ficaria bem. Talvez ele nunca tenha percebido isso… talvez eu tenha passado tempo demais esperando que percebesse.”
— Mag, personagem de Ender: Genesis Protocol
Obra: Ender: Genesis Protocol
Autor: Jonas Saul P. Sodré
@Jonassaul.ofc
