As Coisas que Perdemos pelo Caminho
Floresta 'eu'
Caminho em meio a uma floresta nomeada "eu". Vago por entre as árvores, busco um caminho menos tortuoso. Encontro (ou não) repouso...
O sol brilha forte e seca apenas as plantas insentas da humidade de um rio que passa por ali, ora com águas claras ora com águas escuras, dependendo da estação.
A tempestade chega e modifica a textura do solo, das pedras e das plantas. Raios atingem árvores, danificando-as temporariamente ou para sempre. Meus passos tornam-se mais rápidos e minha respiração ofegante, pois os abrigos seguros tornam-se escassos. A tempestade cessa e vem a calmaria.
O sol se põe, uma brisa leve movimenta lentamente algumas folhas. Ouço um relâmpago em um local muito distante. O medo desaparece junto com a preocupação.
Os perigos são inevitáveis quando surge a noite. Não há lua nem estrelas para clarear o céu. As malditas feras trazem consigo a insegurança. A morte poderia vir a qualquer momento.
A noite termina e a claridade consome com a minha amargura o dia é torna-se normal e rotineiro.
De repente, árvores surgem e outras desaparecem a minha frente, interajo com criaturas metafísicas e o sol muda de cor (cor desconhecida). Tudo muda de textura: solo, pedras e plantas (texturas desconhecidas). O rio inverte seu curso.
E por momento o tempo para e não consigo diferenciar o dia da noite, a manhã da tarde e a tempestade da calmaria. Passado, presente e futuro se encontram. Cores e texturas desaparecem por completo e o rio congela.
Depois de tudo isso, vejo algo inacreditável e espetacular: tudo volta ao normal, isto é, volto a caminhar em meio a floresta como se nada tivesse acontecido. Na verdade, nada aconteceu ou tudo deixou de acontecer. Chego ao final!
De certo nunca estamos inteiramente preparados. Mas se aquele pedaço de mal caminho pega no nosso braço de jeito e fala: 'Vem comigo', eu digo: 'Vou, vou sim' – e nem pisco!
As vezes não dá pra levar até o fim e a gente tem medo de dar um ponto no meio. Meio caminho andado significa alguma coisa para você e se significa, é algo bom ou ruim? Talvez meio caminho andado não signifique nada e todos os baques sentidos pelo coração nessa jornada toda, tenham sido baques de puro impulso competindo com os hormônios. No momento eu estou bem, mas não posso negar que me vem uma sensação de cansaço e medo, de desejo e aflição e junto com tudo isso, me vem aquela coisa de 'não vai dar certo.' E quando essa mesma sensação vir para você, siga em frente, como dizem, nada acontece por acaso.
E eu seria o que fui, não teria mais chance de vir a ser
Seria o caminho errado indicado por mim mesmo
E o exemplo perfeito do fracasso de um.
Seria o errante por um deserto gelado
Caminhando pelo ártico em chamas
Veria a noite brilhar dourada
E o dia desvanecer-se negro
Não seria o que fui...
Seria o que sou.
Nas trilhas da lua percorre-se o caminho do sol. É exatamente no período do crepúsculo que os dois solitários podem aproximar-se um do outro por um breve momento, é quase um encontro; um toque. Talvez com um só sentimento, a saudade e a certeza fria da noite que vem e do dia que parte. Não há acalento que o vento possa proporcionar que desperte a lucidez dos dois seres, que em raros momentos buscam intimidade após tanto sofrimento... A dor da ruptura, sim, pois o sol e a lua demasiadamente sem rumo, rumam para um novo destino, cada um para seu lado; desperdício, pois na cumplicidade de seus momentos, a brisa suave avisa sua chegada, deixando o céu azulado, enquanto o astro sol despede-se do tempo com seus raios alaranjados esbanjando saudade sem poder usufruir da companhia da amada, pois está condenado para o resto de seus dias, viverem poucos momentos, escondendo-se dos olhares e dividindo entre si, a dor da saudade. Tamanha dor da lua que sofre, por nunca encontrar seu sol e seguirem juntos para casa depois de um dia que termina.
A Vida é assim: Quando nascemos existe apenas um caminho que depois se tornam milhares de caminhos até chegar em um ponto sem saída, portanto pense inumeras vezes antes de escolher sua rota, porque sua escolha pode lhe mostrar um atalho que faça você chegar no ponto sem saída mais rapidamente.
O que conquistou, não precisou pedir absolutamente NADA! O seu caminho foi construído pelo barulho do seu silêncio!
INTENSA
A vida nos dá alternativas.
Podemos prosseguir pelo caminho mais cômodo ou arriscar um novo.
Faz-se necessário medir as possíveis conseqüências de mudar ou permanecer.
Nem sempre o que as pessoas julgam ser o melhor para nós, assim será.
Para maiores retornos é preciso correr maiores riscos. Ouvir os próprios desejos e vontades. Se permitir. Atitude e ousadia em busca da felicidade.
O melhor momento? Hoje.
Os forte não encontram obstaculos no caminho, eles são os obstaculos dos fracos.
Os fracos encontram obstaculos no caminho e tiram os fortes dele.
O caminho do tempo não tem volta, mas ainda existe uma terra desconhecida chamada "futuro", um capitulo a ser escrito, o mistério incerto chamado amanhã.
Seu sorriso é terapêutico literário,
branco como a nuvem em que caminho,
branco como a paz que traz consigo,
branco como sua pele,
antes de enrubescer quando encontra a minha.
Se lhe visse desnuda,
dar-lhe-ia a primavera, Neruda.
Por somente seu sorriso,
não dou-lhe apenas uma estação
dou-lhe o tempo,
e com ele toda minha paixão.
Ir, procurar o que perdi; sem saber onde encontrar. Na estrada um caminho a seguir; sem lugar para chegar.
Ao iniciar o caminho levamos conosco nossas "mochilas", pesadas "mochilas", por mais que tentemos nos desprender, nos desapegar de coisas mesmo assim muita carga ainda carregamos em nossas "mochilas" e com o aprendizado e a vivência do caminho vamos descarregando as "mochilas", vamos nos desapegando de coisas que apenas nos cansam e não nos trazem nada de bom, apenas a dor do cansaço de carregar aquele peso desnecessário.
Ao terminnar o caminho a "mochila" está tão leve que a carregamos como parte do nosso corpo e nem mais sentimos o seu peso, porque o peso agora da "mochila" é apenas o nosso alicerce, aquele que não podemos nos desprender, pois se assim o fizermos derrubaremos a nós mesmos.
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases de Jesus Cristo para iluminar o caminho
- Coisas Boas da Vida
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Pedras no caminho: frases que fortalecem a jornada
- Deixo as Coisas que Amo Livres
- Coisas Inexplicáveis
