Arvore de Amigos
A árvore que ama e escolhe ser útil, mesmo que passe um bom tempo na inércia, um dia vai dar flores e frutos!
Alguns povos antigos acreditavam que em cada árvore morava um anjo, por isso tratavam delas com devoção e carinho. Hoje os anjos estão cada vez mais raros e as árvores estão sumindo.
Que minha alma não perca a capacidade de se encantar.
Que ela perceba a flor solitária da árvore desnutrida;
a pinha que cai do cedro e jaz lá, exposta à intempérie.
a joaninha que, não se sabe como, chega ao décimo sexto andar de um edifício.
O olhar que diz "eu te amo", sem que a boca o diga.
Cika Parolin
Uma garota a pensar!
Um certo dia debaixo de uma árvore havia uma garota a pensar, com a cabeça baixa os olhos cheios de lágrimas escrevendo na área ela pensava. Deus porque nasci se sofro tanto? Será que vim a este mundo para sofrer? Depois,de muito pensar no porque de sua existência a garota levanta a cabeça olha para quele céu ensolarado e diz! Pai perdão por questionar minha existência, pois se sofro hoje poderei ser feliz no amanhã, e se estou viva é porque me deste a vida o bem más preciso. A garota erguer a cabeça e volta para casa com um sorriso mais lindo de todos, sua mãe não entendendo o porquê de tanta alegria para uma garota que tinha motivos de sobra para chorar o dia todo fez a seguinte pergunta, minha filha o que aconteceu? Qual motivo para você que chorava esta sorrindo agora? E a garota responder, Mãe descobrir que em meios a tanto sofrimento e tantas tempestades que muitas das vezes parece não ter fim tenho um grande Deus que me ama me proteger e que vai me dar a força necessária para enfrentar qualquer obstáculos que a vida se encarrega de me empor, hoje eu sei e tenho a certeza que não estou só mas Deus estará comigo e não há problema e dificuldade alguma que possa me derrota, porque Deus é Meu maior escudo e a minha maior força.
Sou prova viva do “homo sapiens”. Sabendo do descaso dos “sábios” pela natureza, plantei umas árvores na porta de minha casa, para que eles descansem em minha sombra. Com o passar do tempo, aprendi que a vida humana é igual a uma árvore. Vamos nos deparar com vários parasitas que querem sugar nossa seiva, nossa energia. E haverá vários pássaros que se aproveitarão de nossa boa vontade.
O que ficou foram as folhas
De um outono, a saudade do café
As marcas na árvore
Momentos que jamais serão replicados
Tão pouco deixados pra trás
Grossa e dura a casca guardará pra mim
Á lembrança de uma vida
Cada Folha em todo lugar
Uma estação
Raízes profundas
Ele será como uma árvore plantada pelos rios de água, que produz seus frutos em sua estação. - Salmo 1: 3
Escritura de hoje : Salmo 1: 1-6
No meu pomar há duas pereiras. O verão passado foi extremamente seco, mas uma das árvores não foi afetada e permaneceu verde e produziu peras deliciosas. A outra árvore não se saiu tão bem. Suas folhas ficaram amarelas, as frutas murcharam e as folhas e as frutas caíram no chão. A árvore parecia estar morta.
Depois vieram as chuvas e o chão estava encharcado de umidade. A árvore que parecia morta voltou à vida. Logo estava coberto de folhas e (acredite ou não) na parte final de agosto, explodiu em plena floração. Pequenas peras apareceram, mas depois veio a geada e nenhuma fruta amadureceu.
Uma árvore prosperou e produziu deliciosos frutos na estação. O que fez a diferença? Suas raízes cresceram profundamente, onde encontraram muita água. O outro tinha raízes rasas e dependia das chuvas incertas. Aquele era como a árvore que Davi descreveu, "plantada pelos rios de água" (Sl 1: 3). O outro, com flor tardia, não dava frutos.
Que tipo de árvore você é? Suas raízes se aprofundam nas correntes subterrâneas da Palavra de Deus ou sua vida devocional é superficial e apenas ocasional? Mergulhe fundo, amigo, profundamente no Livro, e sua vida produzirá abundante fruto espiritual.
Refletir e orar
Os justos são nutridos como uma árvore
, à beira do rio;
Suas folhas são verdes, seus frutos são seguros,
e assim suas obras permanecem. - Anon.
Não podemos dar frutos sem a água da Palavra de Deus. MR DeHaan
O sapo de árvore
Eles viram a ousadia de Pedro e João. . . . E eles perceberam que tinham estado com Jesus. - Atos 4:13
Escritura de hoje : Atos 4: 5-13
Certo verão, quando minha esposa e eu estávamos sentados na varanda, fomos serenatas por um sapo que morava na densa videira subindo em uma árvore próxima. Finalmente o localizamos, mas não depois de uma pesquisa minuciosa, porque sua coloração combinava perfeitamente com as folhas da videira. Enquanto o observávamos, lembramos de um pequeno camaleão que vimos durante uma visita à Flórida. Como o sapo, assumiu a cor do ambiente.
As pessoas também assumem a “cor” de seu ambiente também. Eles podem se tornar como as pessoas com quem se associam, sejam boas ou más.
Em nossa leitura da Bíblia hoje, os líderes religiosos “viram a ousadia de Pedro e João” e “perceberam que estavam com Jesus” (Atos 4:13). Os discípulos tornaram-se como Jesus porque passaram um tempo com Ele, o ouviram ensinar, andaram e conversaram com Ele, e seguiram Seu exemplo.
Também assumimos o caráter de Jesus quando passamos um tempo em comunhão com Ele, ouvimos o Espírito Santo nos falar através da Palavra, obedecemos a Seus ensinamentos e andamos e conversamos com Ele durante todo o dia.
Eu me pergunto: as pessoas podem dizer que estamos passando tempo com Jesus?
Refletir e orar
Seja como Jesus, esta é a minha canção,
Em casa e na multidão;
Seja como Jesus, o dia todo!
Eu seria como Jesus. - Rowe
Quanto mais tempo passamos com Cristo, mais nos tornamos como Cristo. MR DeHaan
Uma Árvore de Cura
Quando ele a lançou nas águas, as águas ficaram doces. - Êxodo 15:25
Escritura de hoje : Êxodo 15: 22-27
Enquanto esperava no estacionamento da igreja, liguei o rádio do carro e ouvi a voz distinta do professor da Bíblia J. Vernon McGee. “Quando as experiências da vida são amargas”, ele perguntou, “o que pode torná-las doces?” Só então eu olhei pelo espelho retrovisor e vi um menino andando com sua mãe em direção à igreja. Ele segurou o braço dela enquanto se moviam lentamente, cada passo um esforço por causa de sua paralisia cerebral. Eles vieram para adorar a Deus.
Então, o que pode adoçar as experiências dolorosas da vida? A resposta de McGee: “Somente a cruz de Cristo.” Ele citou a cura das águas amargas de Mara em Êxodo 15, que ele viu como uma figura profética do sacrifício de Cristo pelos nossos pecados. Moisés “clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore. Quando o lançou nas águas, as águas se tornaram doces ”(v.25).
O Novo Testamento usa “a árvore” como uma metáfora para descrever a cruz em que nosso Salvador morreu. Em 1 Pedro 2:24, por exemplo, lemos que Cristo "Ele mesmo levou nossos pecados em Seu próprio corpo à árvore".
Hoje, ao abraçarmos tudo o que a cruz significa, podemos encontrar a cura do coração e o poder transformador do amor de Deus que adoça as águas mais amargas da vida.
Refletir e orar
Cristo leva cada pecado, cada dor, cada perda,
e pelo poder de Sua cruz
Transforma nossas tristezas e vergonha, para
que possamos glorificar Seu nome. —DJD
A cruz de Cristo pode adoçar a experiência mais amarga da vida. David C. McCasland
Apelo do proibido
Quando a mulher viu que a árvore. . . Foi agradável aos olhos. . . ela pegou seu fruto. -
Gênesis 3: 6
Escritura de hoje : Gênesis 2: 15-17; 3: 1-6
A história é contada sobre um garoto que estava sendo cuidado por uma babá. Ele viu um lindo vaso no armário de porcelana e ele o quis. Quando ele foi recusado, ele começou a gritar, chutar e chorar. Sua mãe, ouvindo o barulho, entrou na sala para descobrir qual era o problema.
Pegando a criança, ela disse: “O que você quer, querida?” Ele apontou para o vaso, então ela deu a ele. Mas isso não o satisfez e logo ele começou a chorar novamente. "Agora, o que minha queridinha quer?", Perguntou a mãe. "Eu quero . . . Eu quero - disse o garoto entre soluços, e então deixou escapar: - Quero o que não posso ter!
O desejo pelo que está fora dos limites não se limita às crianças mimadas. Reflete uma tendência em todos nós que remonta ao início da história humana. O fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal” foi proibido (Gênesis 2:17), fato que provavelmente aumentou seu apelo.
A Bíblia nos ensina que muitas práticas e atitudes na sociedade de hoje são proibidas. Mas isso muitas vezes alimenta a chama do desejo. Portanto, é importante que conheçamos a vontade de Deus, identifiquemos as tentações do mal e resistamos à tentação. Devemos tomar cuidado com o apelo do proibido!
Refletir e orar
A sedução ao mal é freqüentemente forte:
pecar e se envolver em tudo que está errado;
Mas devemos resistir ao apelo da tentação
e ceder ao Cristo do Calvário. - Fitzhugh
Não fique de olho na tentação enquanto ora para não ser levado a ela. Richard DeHaan
Uma Palavra Amável
Uma língua saudável é uma árvore da vida. -
Provérbios 15: 4
Escritura de hoje : Provérbios 15: 1-7,23-28
Um obituário de jornal chamou minha atenção com esta afirmação: “Serviços para reparos afetuosos são hoje”. Em vez de focar em um dos agentes da sociedade, o artigo contou a história de um reparador de eletrodomésticos de 79 anos que era conhecido por sua integridade, caráter e felicidade insaciável.
O presidente da empresa para a qual o homem trabalhara disse: “Metade do seu trabalho era ir à casa das pessoas e consertar os eletrodomésticos, e a outra metade era consertar as pessoas. Tivemos muitas pessoas com problemas que o solicitaram pelo nome. Ele era muito jovial, muito amigável e sempre teve uma palavra gentil.
Não importa qual seja o nosso trabalho, talvez o trabalho mais importante que fazemos seja ajudar e incentivar as pessoas, especialmente pelo que dizemos.
O livro de Provérbios fala frequentemente do poder da língua de ferir ou curar. Por exemplo: “Uma língua saudável é uma árvore da vida, mas a perversidade nela quebra o espírito. . . . Um homem se alegra com a resposta da sua boca, e uma palavra dita no devido tempo, quão boa é! ”(Provérbios 15: 4,23).
Representaremos Cristo hoje através de tudo o que dissermos. Que honra seria se fôssemos conhecidos como pessoas felizes, com um sorriso e uma palavra gentil para todos.
Refletir e orar
Uma palavra descuidada pode provocar conflitos,
uma palavra cruel pode destruir uma vida;
Uma palavra oportuna pode diminuir o estresse,
uma palavra amorosa pode curar e abençoar. - Anon.
Palavras gentis são sempre do tipo certo. David C. McCasland
O amor dá valor
[Cristo] carregou nossos pecados em Seu próprio corpo na árvore. - 1 Pedro 2:24
Escritura de hoje : Hebreus 9: 23-28
Wayne e Red serviram no mesmo pelotão quando as forças aliadas marcharam pela Europa na Segunda Guerra Mundial. Wayne se ofereceu para ser o "homem de ponta", liderando o pelotão em território inimigo. Red o apoiou.
Os dois lideraram seus homens por várias batalhas até chegarem à famosa “Linha Siegfried”. Eles atravessaram a terra de ninguém e saltaram para a trincheira inimiga. Quando uma granada viva explodiu na frente deles, Wayne, que estava na liderança, foi ferido pela explosão. Vendo seu desamparo, Red deu um passo à frente, agarrou Wayne, virou-se e o protegeu dos tiros. Alguns segundos depois, Red foi atingido por uma bala inimiga e morreu instantaneamente. Wayne, que sobreviveu, escreveu mais tarde: "Ninguém nunca me valorizou mais".
Em certo sentido, Jesus "pegou a bala" que foi planejada para nós. Nascemos em pecado, e "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). Por causa do grande amor de Deus, o Filho de Deus se tornou homem, viveu sem pecar e tomou nossa penalidade ao morrer na cruz (1 Pedro 3:18). Porque Jesus morreu, podemos ter vida eterna.
Você tem essa vida? Se não, coloque sua fé em Cristo hoje. Então você também poderá dizer: "Ninguém nunca me valorizou mais".
Refletir e orar
Cristo morreu por mim - que palavras abençoadas!
Um dia ele suportou minha carga de culpa;
Nenhum preço maior foi pago do
que quando Ele levou meus pecados. - Egner
Jesus tomou meu lugar na cruz para me dar um lugar no céu. David C. Egner
Quem é o mais importante?
Seu deleite está na lei do Senhor. . . . Ele será como uma árvore plantada pelos rios de água. - Salmo 1: 2-3
Escritura de hoje : Salmo 1: 1-6
Durante uma operação, um cirurgião experiente perguntou a um jovem estagiário: "Quem é a pessoa mais importante nesta sala de operações?"
O estagiário procurou uma resposta apropriada. Ele não acreditava que seu mentor estivesse pedindo elogios pessoais, então, tentando parecer gracioso, ele respondeu: "Suponho que seriam essas enfermeiras que o ajudariam de maneira tão eficiente".
O cirurgião balançou a cabeça e disse: "Não, o indivíduo mais importante nesta sala é o paciente".
Também é possível ignorar o óbvio no estudo da Bíblia. É fácil esquecer o quanto você é importante no processo. Se você encontra ou não lucro, depende da sua atitude.
Qual é a atitude certa para levar ao estudo da Bíblia? Primeiro, aproxime-se da Bíblia com um senso de sua própria necessidade, não simplesmente para ensiná-la a outra pessoa. Segundo, abordar a Bíblia com humildade. Não tente fazer a Bíblia dizer o que você gostaria que ela dissesse, mas estude para descobrir o que Deus disse.
O teólogo alemão Johann Bengel (1687-1752) disse: "Seja como o criador de um poço que não traz água à sua fonte, mas permite que a água que encontra lá flua livremente sem interrupção, desvio ou contaminação". crescem como árvores “plantadas junto aos rios” (Salmo 1: 3).
Refletir e orar
Com medo de ver o que está no livro de Deus?
É para você, não deixe de olhar.
As palavras e pensamentos nela contidos
trarão a paz de Deus e se purificarão do pecado. —Beals
O estudo da Bíblia não se destina apenas a informar, mas a transformar. Haddon W. Robinson
Sinto sua presença na minha solidão, diante dessa árvore, faz silêncio meu coração; observando as lembranças de um tempo que não voltará mas não.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Quem preserva uma árvore
Contribui co'a natureza,
Ornamentando a paisagem
Com mais encanto e beleza;
Pensa num mundo agradável,
Mais feliz e mais saudável,
Respirando mais pureza!
Quem preserva uma árvore
Contribui co'a natureza,
Dá valor ao que Deus fez
Com tanto amor e beleza;
Não parte pra ignorância
De cortá-la por ganância,
Almejando mais riqueza!
