Arte

Cerca de 12134 frases e pensamentos: Arte

⁠Sobre os dons da arte da Oratória e da Escrita

Em relação ao primeiro, é sabido que Cícero orador, fora considerado o maior orador de todos os tempos ( embora haja divergência de opinião). Este, entre os latinos. Entre os gregos, poderíamos citar Demóstenes, o gago. Era gago, praticou a oratória e se tornou o maior orador da Grécia! Quanto ao segundo dom, o da escrita, houve infindáveis habilidosos escritores, não mencionando eu nomes, mas que na arte oratória, não eram proeminentes oradores. Mas existiram os que, por sobreexcelência da natureza, eram dotados dos dois dons - tanto o da arte oratória quanto o da escrita. Isto é, eram tão vigorosamente estilosos e sofisticados tanto falando quanto escrevendo. De modo a não sabermos exatamente que dom escolher, caso tivéssemos que nos ater a apenas um, dos dois que possuísse!
Cícero, não tivemos o privilégio de ouvi-lo, como tantos outros. Mas se julgássemos sua oratória apenas com base na sua escrita, que podemos ler, não o classificaríamos como o orador que a História lhe laureia. Então , a meu ver, Cícero não é tão escritor quanto orador; sobrepujando neste dom, mais do que naquele. Em contrapartida há os que são muito mais sobreexelentes no dom da escrita que no dom da oratória. O que podemos concluir deste curtíssimo ensaio, é que, nem sempre o eloquentíssimo escritor também o será, como orador. E o eloquentíssimo orador, como Cícero, a julgar o que sobre ele dizem os anais da História, nem sempre se destacará na escrita, como se destaca ou destacou na oratória. E que com certa raridade, haverá os eloquentíssimos tanto na escrita quanto na oratória; como Sêneca, Giordano Bruno, Dr. Rui Barbosa, Dr. Enéas Carneiro...


Às 19h03 in 01.08.2024

Inserida por FabioSilvaDN

Amo a arte, pois tudo se une, dialoga entre si e deixa o todo cada vez mais belo

Inserida por elizetemacedo

A arte encontra a perfeição, quando o ser canta assuas emoções

Inserida por elizetemacedo

Na arte, a música é uma das manifestações mais democráticas, muitos cantam, alguns tocam, outros compõem, mas todos apreciam e batem palmas

Inserida por elizetemacedo

⁠Viver de arte é estar sempre na fronteira,
entre persistir ou desistir do sonho.

Inserida por elizetemacedo

⁠a vida é arte
e em cada parte
o sorriso
uma bela pintura
desenho do paraíso.

Inserida por warleiantunes

⁠Inda bem que existe a arte
Para nos dá liberdade
E também nos ajudar
A não morrer da verdade.

Santo Antônio do Salto da Onça/RN

Inserida por gelsonpessoa

⁠⁠A arte sabe mentir
De maneira transparente
Faz seu mundo paralelo
De forma eficiente.

Santo Antônio do Salto da Onça RN
10/04/2024

Inserida por gelsonpessoa

⁠“A coragem é a arte de enfrentar o medo com esperança.”

Inserida por Ivo67

⁠“A fisioterapia é uma arte que ajuda a transformar a dor em amor, e o biofeedback é uma técnica poderosa que pode ajudar os pacientes a controlar funções corporais que normalmente não são controladas conscientemente.” - Ivo Prazer. 😊

Inserida por Ivo67

⁠“A fisioterapia é a arte de ajudar as pessoas a moverem seus corpos com mais facilidade e sem dor, para que possam viver suas vidas ao máximo.”

Inserida por Ivo67

Fisioterapia é ciência, arte e amor pelo movimento.

Inserida por Ivo67

Nem sempre há amor numa obra de arte, mas sempre há alguma arte no amor.

Inserida por videcine

A arte é o fôlego da vida.

Inserida por videcine

⁠A arte da negociação, comprando ideias e vendendo sonhos.

Inserida por SalatielASantos

A arte é a expressão da maneira como vemos a vida e realizamos as coisas, de forma impressionante.

Inserida por escribajosue

O mundo é uma grande escola, nele aprendemos a arte de viver melhor, através do autoconhecimento, da observação e da prova da realidade, chegamos à maturidade de nossos sentimentos.

Inserida por escribajosue

⁠"Saudade é uma arte onde acontece
a súbita vontade de pincelar nos
teus lábios os beijos que ainda não
te dei.

É incrível como a saudade tem a capacidade de fazer com que o mundo vire um imenso vazio.

Com tantos sintomas a saudade
até parece doença,
mas sei que a cura é a sua presença.

Devemos dar o valor as pessoas enquanto elas estão por perto. Saudade não é o suficiente para
que elas voltem."

Inserida por olhos_tristes

⁠Saudade é uma arte onde acontece
a súbita vontade de pincelar nos
teus lábios os beijos que ainda não
te dei.

É incrível como a saudade tem a capacidade de fazer com que o mundo vire um imenso vazio.

Com tantos sintomas a saudade até parece doença, mas sei que a cura é
a sua presença.

Inserida por olhos_tristes

⁠O Amor é obra de arte do sentimento

Inserida por manelita