Aprendi que Nao Importa
Aprendi ainda menina e levo pra vida:
Barriga pra dentro, peito pra fora e cabeça erguida.
Não baixo minha cabeça pra ninguém.
Meu valor sou eu quem me dou.
Não aprendi a bajular, mas sempre estive presente para quem precisa. Por isso, observo suas atitudes, não suas palavras.
Caminho sozinho porque aprendi que a força que preciso para seguir em frente vem de dentro, e não da multidão ao meu redor.
Li por aí
"Quando um não quer, dois não brigam"
Mas, o que eu aprendi
E que me rasgou
Me matou, dilacerou minha alma
É que quando um não quer, dois não se amam, não se tocam, não se beijam
Não vivem um amor
E um dessa história sai ferido
Sem esperança
Sem fé
Sem acreditar mais no amor
Só na dor
De ter acreditado
E achado que iria ter seu final feliz
O único final que acredita
É na vida, de dias melhores
E só acredita na morte
Porque ela sim
Trás paz eterna.
Aprendi que verbalizar onde dói não necessariamente será aberto espaço para colo. Navegando nessas nuances, ficamos totalmente dependentes do ouvido que nos ouve. Se ele está limpo, verdadeiramente aberto, encontraremos mesmo que um simples conforto. Mas quando as portas estão fechadas e sua principal segurança é a ofensa, o espaço é aberto para a inferiorização dos sentimentos colocados sobre a mesa. A fala é sempre importante. Mas, depende muito de quem se fala. Depende muito do ouvido que se ouve.
O sentido da vida?
Não sei…
Mas aprendi a “sentir” cada segundo da vida
E tudo passa a fazer sentido
Nessa caminhada, aprendi que não podemos afirmar nada com absoluta certeza, sem jamais descartar as possibilidades de uma verdade. Por isso que os conhecimentos populares, acadêmicos e espiritualistas, devem sempre servir como balança do bom senso, para não nos levar pela paixão de ideias afetuosas.
Estou buscando estar fazendo o que é certo desde que descobri e aprendi que não fazia as coisas certas. Foram sempre com os erros que sofri e veio o aprendizado . Hoje com 57 esgotado os erros e vacilações, o que me resta é só o tempo que falta para viver a reflexão de ter jogado fora o que poderia ser aproveitado de outras formas.
༻Espelho Meu, Espelho Meu༺
༺༻
Há muito que aprendi a não confiar a ninguém alegrias ou tristezas, mas por vezes necessito o que sinto de mim tirar… as tiro com um amigo que criei desde muito; o espelho!
Alegria; quero o mundo fazer saber, mas não pode ser. A inveja tem olho gordo e são os mais próximos que a vão tentar arruinar.
Tristezas; estas são as piores pois as guardar me sufocam e até fazem faltar mesmo o ar, mas as falar é sempre pior pois são os mais próximos que quase sempre connosco choram, mas muitos por dentro estão a celebrar.
No espelho fixo o olhar, me observo até a alma meus olhos tocarem, por vezes esta vem à tona em forma de lágrimas outras vezes num suspiro ou grito… depois então, apenas o silêncio e eu.
Curiosamente hoje lhe perguntei: - espelho, espelho meu, quem te ensinou a tudo dizeres sem falares?
Em silêncio me respondeu: - foste tu Mulher, mas eu apenas te reflito com atenção.
Assim aprendi a ouvir o que existe dentro de mim.
•••
Viva sem precisar de ouvidos e bocas alheias para dizer o que só você sabe e pode celebrar ou terminar.
༺༻
Tc.02052024/83
Conheço os meus graças a Deus Que cedo aprendi, onde o amor se cala, quem fala alto é o dindim,não vou mentir dizer que não quero dinheiro, mas conviver sem ele , mostrou quem são os verdadeiros.
A minha felicidade não é apenas
com um único sorriso, mas aprendi
que a minha felicidade é com todos
os sorrisos a minha volta;
Depois dos 70 anos, aprendi que não precisamos mudar o mundo. Transformando-o para melhor, a partir de nós mesmos, já está muito bom!✍️🤓🎓❤️🙏
Desconfio que a vida é uma jornada de descobertas, repleta de altos e baixos. Aprendi que não podemos controlar as ações dos outros, mas podemos escolher como reagir a elas.
Não aprendi a amar como o amor gosta de ser amado
Não compreendi os segredos que cabiam no coração
Não me declarei como a expressão deseja se declarar
E não dei atenção aos sentimentos provenientes da paixão;
Eu gosto do meu jeito. Aprendi gostar dele, e não pretendo mudá-lo.
Não irei mudar para agradar outras pessoas
Na minha caminhada, tropecei em pedras. mas aprendi que o problema não eram os caminhos nem as pedras, era o meu jeito de andar!
Eu não guardo mágoa, ódio ou raiva de ninguém, tampouco desejo o mal a alguém. Aprendi com as adversidades pelas quais passei e, com elas, adquiri experiência para me tornar uma pessoa melhor. Hoje, busco sempre me colocar no lugar do outro, independentemente de credo, raça, gênero ou classe social.
"Sejamos pacientes, humildes e dispostos a aprender, pois a vida é breve, um sopro... e num instante, já foi!"
