Apesar das Diferenças Somos Iguais
Como é possível que sejamos tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão iguais? Paradoxal, não é? Mas, não sei… assim é o amor. Talvez, nem tanto. Talvez ele seja feito apenas de antíteses. Ou então seja feito assim só para a maioria. Quer dizer…eu concordo com Camões: “Amor é fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente […]”. E isso é paradoxal até demais. Dá para entender? Talvez o amor não seja feito apenas de antíteses ou paradoxos, mas também de metáforas, de eufemismos, de polissíndetos, de aliterações, de zeugmas, de elipses e de sinestesias.
Ah, amor! Por que és tão complicado e, ao mesmo tempo, tão simples?
O sol e lua são elementos de proporções iguais e com brilhos diferentes;
A lua ilumina as noites frias e solitárias;
O sol ilumina os dias quentes e agitados;
A lua brilha nos encontros apaixonados;
O sol brilha nas despedidas radiadas.
Qualidades e defeitos todos temos...
Defeitos iguais,
Defeitos diferentes.
Qualidades iguais,
Qualidades diferentes... todos temos.
As qualidades iguais nos aproximam...
As qualidades diferentes nos diferenciam.
Os defeitos iguais nos igualam...
e os defeitos diferentes nos impedem de apontarmos os defeitos dos outros.
Ainda bem que todos são diferentes, pois um mundo de pessoas iguais não passaria de um globo espelhado. E tão insosso seria, que nem o mais fiel dos Narcisos suportaria ficar exposto em frente a própria imagem por mais de uma hora.
Todos são iguais, ao passo de que todos são diferentes, é nesse limbo, nessa contradição, que as relações humanas vivem.
Todos diferentes de você, mas tão iguais entre si. E a senhorita, que se destaca entre todos, está pensando em ser igual a eles?
As gêmeas tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes que até parecem viver em mundos diferentes uma da outra mas pera é isso mesmo!
