Apaga a Luz
LIÇÃO
A luz da lamparina dançava
frente ao ícone da Santíssima Trindade.
Paciente, a avó ensinava
a prostrar-se em reverência,
persignar-se com três dedos
e rezar em língua eslava.
De mãos postas, a menina
fielmente repetia
palavras que ela ignorava,
mas Deus entendia.
Sonhar é transportar-se em asas de ouro e aço
Aos páramos azuis da luz e da harmonia;
É ambicionar o céu; é dominar o espaço
Num vôo poderoso e audaz da fantasia.
Fugir ao mundo vil, tão vil que, sem cansaço,
Engana, e menospreza, e zomba, e calunia;
Encastelar-se, enfim, no deslumbrante Paço
De um sonho puro e bom, de paz e de alegria.
É ver no lago um mar, nas nuvens um castelo,
Na luz de um pirilampo um sol pequeno e belo;
É alçar constantemente o olhar ao céu profundo.
Sonhar é ter um grande ideal na inglória lida:
Tão grande que não cabe inteiro nesta vida,
Tão puro que não vive em plagas deste mundo.
Você quer saber o que nós somos? Nós somos seres humanos, e assim como todos eles, temos luz e trevas dentro de cada um de nós. E quem decide o que escolhe ser, somos nós mesmos...
Ao término de um período obscuro sobrevém uma luz poderosa que vai banir a decadência.
Uma força dá movimento que transforma descarta o velho e as medidas se harmonizam.
Um dia qualquer
Nos tornaremos luz
E andaremos pelo universo
totalmente livres
desta matéria densa
Esperando ajudar aqueles
Os quais mais precisam
Hoje, amanhã e sempre
Não estaremos procurando
nada em troca
mas apenas o bem dos outros
Não se pergunte
Nem me pergunte
se quem vou ajudar
um amigo ou inimigo
doe as boas energias
para quem precisar
Paz no coração de todos
(15/05/2019)
quando faltou luz
ficou aquele breu e eu
com as mãos tremendo
morta de medo
de tudo se iluminar
de repente
Seja Sol, seja Luz, seja Você!
Reflexões sobre "A alegoria da caverna" - Platão, 380 a.C.
(A partir da leitura do livro "A aurora de uma criança", REZENDE, Lenilson Moraes. Goiânia-GO, 2019)
Estaria eu falando não por mim, mas pelo ser humano - e daí, também, por mim, obviamente! - , inspirada nos ensinamentos de Sócrates? 🤷🏻♀
Quando estou habituado, condicionado, a ver as coisas de determinada forma, tenho dificuldade de ver o novo, de ver sob uma nova perspectiva.
O que vejo pode ser uma ilusão, mas não consigo (ou até consigo mas não quero) ver de outro modo. Nas diversas voltas da vida, é-me dada a oportunidade de enxergar: posso aproveitá-la ou não. Posso me libertar das minhas correntes, das minhas prisões, posso me curar da minha "desrazão". A escolha cabe unicamente a mim.
Ver algo novo pode ser difícil, pode incomodar, pode doer. Serei a todo o tempo tentado a ficar ou retornar para a minha zona de (des)conforto. Mas se eu persistir, lá na frente verei que terá valido a pena.
Preciso me permitir o novo. Preciso me esforçar nesse novo caminho. E então verei o sol, tal como ele é.
Ao ver o novo, ao ver a luz do sol, desejo que os demais a veja.
Tentarei falar sobre o que vi, sobre ver novas possibilidades. Estarei atento sobre a melhor forma de fazer isso, pois estarei focado em atingir o meu objetivo. Alguns, inspirarei. Por outros, serei ignorado ou até mesmo hostilizado.
Mas não posso desistir! Mais vale suportar qualquer provação do que voltar àquela caverna.
Preciso aprender a assimilar o mundo pela vista de quem está na caverna e não consegue (ou não quer) ver senão o que está acostumado a ver.
Preciso aprender a assimilar que minha essência - sol - está o tempo todo disponível para iluminar a minha prisão, basta eu querer quebrar as minhas correntes, basta eu querer enxergar, basta eu olhar para o meu verdadeiro caminho e segui-lo. Todos, sem exceção, somos sóis. Só precisamos decidir acessar a luz que pulsa dentro de cada um de nós.
Seguindo firme o meu caminho, subo e contemplo o que há no alto: minha alma ascende aos últimos limites do mundo inteligível, onde está a "Ideia do Bem". Percebo-a com dificuldade. Somente a vejo quando compreendo que ela é a causa de tudo o que há de reto e belo.
Se quer se comportar com Sabedoria, seja na vida privada ou na vida pública, você precisa ver a "Ideia do Bem". E "é preciso que se habitue, para que possa ver as coisas do alto", disse Sócrates.
Que possamos escolher ser luz e nos esforçar nesse sentido. E que possamos irradiar essa luz à nossa volta. Assim, contribuiremos para um "eu" melhor, para um "outro" melhor, para um lar melhor, para uma família melhor, para um trabalho melhor, para uma comunidade melhor, para uma sociedade melhor, para um país melhor, para um mundo melhor.
Era apenas frio...
Começou com um vento frio e denso, nuvens fechadas e paradas no tempo, luz que desafinava do seu tom. Era dia, entretanto, com sensação noturna ele prevalecia.
O obscuro das lamparinas aqueciam os casebres que ali se encontravam, perto das janelas dos quintais, às vezes nos portões ou em cima das mesas de madeira. Elas estavam em todos os lugares, sofridas, rachadas pelos arredores e descascadas de velhice, eram sóbrias e inúteis ao olhar. Aguentavam, pois eram destinadas a isto: Aguentar. ‘Só mais um pouco’ diziam elas, todas com energia vital renovada a cada dia e com a esperança diária de ser “útil” para aquele humilde povo, que vagava constantemente no meio das grandes plantações, a procura do mantimento que os sustentava. As provações eram constantes, fazia parte daquele lugar, uma delas era a névoa que consumia e devorava o trabalho ardo dos homens e mulheres, dia e noite, noite e dia... Difícil, mas compreensivo... Viviam em um lugar onde os rios oravam à mãe natureza pedindo: - POR FAVOR, AQUEÇA-NOS PARA QUE ASSIM VIVAMOS E POSSAMOS LOUVAR A TI, Ó! MÃE NATUREZA. Contudo, a resposta, quem fornecia não era ela e sim, Deus, que fez tudo e todos, mas ninguém compreendia que desde a fundação foi dada a largada de uma jornada árdua e difícil de lidar.
Com esforço eles, (homens e mulheres) descalços em linguajar, mas armados em guerrear, contra o inimigo da fartura, tinham que carregar em seus lombos, as consequências do orgulho.
Assim, mas um dia se passou. O dia que não era dia, e sim um rastro diurno que só impugnava o tempo, e que cada momento ia desaparecendo, lentamente, aos sons das águas condensadas que caíam sem parar em um ritmo dançante, porém, o tempo estava opressivo demais para bailar.
Contradições temporais eram descritas no papel, de um escritor que, sem motivo algum, descrevia detalhadamente o tempo que, certamente nunca vivenciou, e chegando ao alto de sua imaginação, parágrafos e palavras ele recitou...
“Era apenas frio” - continuou...
vc foi e esta sendo fundamental para mim vc è 1 luz q tem no fundo do posso onde ninguem consegue chegar para ver essa luz; eu vejo agora e estou vendo a luz agora. é só seguir a vida 1 nova oportunidade para não errar mais fazer td direito do jeito certo agradeço a vc e sua voz linda mesmo zangada ainda é mais linda obrigado.por tudo ass:ramyro araujo
Fora da alienação cotidiana, percebemos que a escuridão é a falta de luz... A fonte de todo ódio é a ausência de JESUS!
Se o universo é feito de energia e você é racional. Então você é luz, faça acontecer. Ilumine a sua vida.
Lá fora o sol veste o dia de luz e de alegria
quando chega e manda a noite embora.
Mas dentro de mim não há luz, não há sol, não há dia.
Meu Deus! Meu Deus! O que faço agora
com esta noite que me invadiu e mora no meu peito, amarga e fria?
Meu Deus, o que eu faço agora
com esta noite amarga e fria que me cega e me namora,
deixando a minha luz, o meu sol e o meu dia lá fora?
No seu beijo encontrei minha paz, no seu abraço meu aconchego em seu sorriso à luz, que ilumina meu dia inteiro.
VENHA PARA A LUZ
O Espírito Santo é o Espírito da verdade e que nos guia em toda a verdade – Jo 16:13. Exemplo: Quando uma pessoa reconhece que tem problemas com bebidas, metade do problema já está resolvido. Agora essa pessoa deve procurar ajuda em Jesus que o libertará completamente. Na presença de Jesus recebemos perdão, amor, cura e comunhão com Deus. Venha para a Luz. @prAbilio.
Que a semana traga tudo o que é necessário ao nosso coração.
Luz, otimismo, fé... atitudes...prontidão.
Pois um coração suprido de Deus é feliz e floresce alegrias.
Que assim seja então !
Dias que reanimam a nossa fé, tudinho fluindo no compasso de Deus, no sossegar da alma, no aconchego das boas companhias, no gostoso degustar de uma xícara de café.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp