Antigamente
Antigamente os casais tinham uma vitrola, ouvindo músicas juntos; hoje é cartola, fazendo mágicas no casamento e amanhã troca de novela e diz: Não me amola, pois eu vou embora. Não aguento mais a sua cola!
Antigamente matar e apedrejar os profetas era uma prática conhecida entre os reis perversos; hoje, falar que um cristão é idiota ou mal dos irmãos pelos bastidores da igreja é réu de fogo eterno.
O discípulo de antigamente aprendia mais devido o interesse e o respeito pelo valor dos ensinos do professor.
Antigamente o controle educacional acontecia em ambientes fechados; hoje o caos têm portas abertas para a promiscuidade e praticados em lugares públicos: um forte indício de que, quando os jovens se tornarem pais, eles serão os primeiros a colherem os frutos de suas amargas decisões.
Antigamente acordava a manhã, agora é a manhã que me acorda. Esta travessia no tempo ensinou-me a envelhecer as noites e jovializar os dias.
Antigamente, o eremita era de fato um ermitão. Isolado em seu eremitério, lugar deserto ou caverna em uma montanha inóspita, cumpria penitência em seu plácido ostracismo até o dia em que encontrou um celular e, pior, funcionando. Coitado, foi abduzido pela humanidade.
"Antigamente era só construir o ninho, hoje, tem que trabalhar para ter dinheiro, alugar uma árvore, pagar os impostos, comprar os gravetos, e pagar pela segurança. Levar os passarinhos na escola, pagar a faculdade e rezar para que eles saibam voar."
Eu comparo a mentira com fotografias. Antigamente demorava dias para serem reveladas e quando eram horríveis guardávamos só pra nós mesmos. Hoje são instantâneas, espalham-se rápido e quando são horríveis temos meios de camuflá-las.
Eu já vi o demônio várias vezes encarnado em pessoas. Antigamente sentia medo, agora vejo ele claramente se utilizando do corpo, não tenho mais medo, apenas sinto pena da pessoa. Vamos orar por elas para que se desenvolvam e encontrem o Pai, afastando o
Inimigo de suas vidas.
Antigamente debatíamos com ateus para provar que Deus existe e é bom. Hoje temos que debater com calvinistas para provar que Deus é bom e não é o diabo.
Até há pouco tempo "antigamente" era muito tempo para trás, hoje chamam pouco tempo de antigamente. Se o tempo não está passando rápido demais, pode ser que as pessoas estejam envelhecendo antes do tempo, ou então fui eu quem parou no tempo.
Antigamente, os treinadores montavam o time com base nas melhores habilidades dos jogadores, enquanto hoje em dia, o fazem com base naquilo que cada jogador tem de pior.
O hoje de antigamente
Sinto a presença da saudade.
Chega mansa,
Devagar me alcança,
Abraça-me.
Toma posse, instala-se.
Num repente, vislumbro todos os momentos:
*positivos
*negativos
*vida plena
Indo fundo em mim mesma.
Consciente X inconsciente
- "versus" da poesia -
Explode e aflora.
Como um vulcão "caliente",
Jorro para fora todos os meus ais.
Ai que saudades tenho:
*do mar
*do luar
*dos olhos fundos
*do bom manejo do afeto e das palavras.
Psicólogo leigo,
Aconchego pleno...
Plena estava como vim ao mundo...
Como voltar para o mundo?
__Como? indago!
Set/1991
Antigamente os idosos eram ponto de referência de sabedoria e experiência de vida, hoje com a Internet os idosos ficaram obsoletos, os mais jovens vão pedir ajuda no GOOGLE e no YouTube.
Será que a humanidade está vendo, o que se passa no sentido de nossa privacidade? Antigamente tínhamos uma privacidade normal! Isso até nos servia de defesa e proteção! Em caso de processo jurídico! Não havia câmaras de vigilância! Agora tudo é filmado. Desde videos em telemóveis a câmaras nos polícias! Não há nenhuma privacidade, somos sempre filmados em tudo! Estamos e somos escravos das câmeras!As câmeras estão aí!
HelderDuarte