Amor no Tempo Maduro- Carlos Drumond de Andrade
Desarme-se(em todos sentidos)
você chega em casa depois de um longo dia de trabalho, deita no sofá. Mais relaxado começa a esquecer de um dia muitas vezes problemático. Passado alguns minutos, de repente, se assusta com estalos que parecem tiros. Imediatamente escuta-se gritos e choros. Então começa a imaginar o que está acontecendo...
Poucos instantes depois constata o que houve e percebe uma tragédia. Uma discussão, briga e gatilho acionado. Mas o que houve?
Os filhos dos vizinhos brigaram por jogo de futebol...
Você provavelmente já ouviu falar desse tipo de situação, não é mesmo?
Tudo poderia ser evitado.
Nesse texto, coloco o meu ponto de vista nas razões que provocam esse tipo de crime.
Para começar, lembremos o que
Motivou essa discussão é um simples desentendimento entre crianças, e só chegamos a esse extremo pelo motivo de alguém estar portanto uma arma de fogo e os ânimos ficarem exaltados.
Aqui nós já podemos entender o porquê de desarmar a sociedade é vital para não proporcionar ainda mais violência. Quando uma pessoa está descontrolada pode cometer erros que afetarão a vida de várias outras, além da dela. O cotidiano nos mostra isso. É fato comprovado.
Em nenhum lugar do mundo o combate a violência surtiu efeito com violência. Incentivar o uso de armas é expor todos a tragédias.
Nova Iorque, Chicago, Medellín, entre outras cidades desenvolveram estratégias inteligentes de combate a violência e se tornaram exemplos. Por que não adaptar isso? Que tal pouparmos vidas? É o ideal.
Não devemos radicalizar, e lembro a vocês que o responsável por garantir a segurança são os poderes instituídos.
Se existem leis são para serem cumpridas, afinal somos sociedade civilizada não é mesmo...
É claro que nós precisamos fazer nossa parte. Não sou partidário, mas a política é importante neste cenário. Não é uma questão de ideologias ou estatísticas e sim de obrigação, responsabilidade e consenso. O que está em jogo são vidas.
Então que o discernimento e a humildade de buscar soluções seja ampliada para todos os envolvidos. Isso é tentar ser eficaz, democrático, racional e justo.
Vamos fazer nossa parte e demonstrar (para que o poder público entenda) que incentivar a morte, mesmo que de bandidos só vai gerar ódio, rancor, revanchismo e consequentemente mais violência. O problema está muito antes da vida de um ser humano se tornar criminoso. Preconceito, falta de oportunidades, humilhações, entre outras razões.Então sejamos razoáveis na visão e entendimento de valores e concepção de soluções.
Planejamento, estratégia, inteligência e ação podem e devem mudar o cenário que sem dúvida só tem piorado ao longo dos anos por políticas inadequadas, corrupção e desvalorização das pessoas.
O Brasil e o mundo precisa de paz.
O Deus pregado por muitas entidades evangélicas (associações civis com fins lucrativos) estaria à disposição das pessoas, para fazer todas as suas vontades e realizar todos os seus desejos, mediante o pagamento em favor, não desse Deus, mas dos seus pretensos representantes. Esses que jamais viram Deus, pensam que podem falar em Seu nome. Na histeria individual e coletiva, muitos pensam que são deuses, até os 'adoradores' pensam que podem, tudo, em Seu nome.
Aquele que puder observar dentro de si mesmo, talvez enxergue que não se exalta o vaso, mas a essência e o conteúdo.
Quando o adorador quiser ser exaltado, será humilhado.
Quando pensar que está forte, estará fraco. Quando achar que pode alguma coisa, será um vaso vazio, não haverá mais perfume do espírito.
Basta pôr o ouvido no chão e observar a carroça que vem ao longe, quanto mais barulho ela fizer, mas vazia estará.
Eu gostaria de olhar, bem de perto, dentro dos seus olhos, para descobrir se você é uma estrela, uma borboleta ou um vaga lume.
Mesmo diante de perigo eminente em nosso caminho é preciso que tenhamos a ousadia de seguirmos caminhando.
O que é estranho ou normal? O que causa estranhamento e promove a normalidade? É preciso manter a mente aberta ao mundo das possibilidades.
Não quero prisões mais humanizadas somente pelos seres humanos que lá se encontram, mas para que não tenhamos seres piores no nosso meio depois que saírem de lá.
A liberdade de expressão e de culto fazem parte do cerne das garantias constitucionais. Por outro lado, a proliferação de entidades religiosas, na forma de associação civis, com fins lucrativos, se aproxima mais da contravenção, só toleradas pela omissão estatal, que não tendo controle sobre o crime organizado, não pode se dar ao luxo de limitar as infrações penais de baixa gravidade ou menor potencial ofensivo, como o jogo do bicho, o favorecimento à prostituição e o charlatanismo, todos no mesmo nível de transtorno social.
Ninguém pode mudar apenas para agradar outra pessoa, mas, muitos, precisam se aperfeiçoar, para agradarem a si mesmos.
Podemos colocar um sapo num majestoso trono, mas ele não demorará a sair pulando em direção a um pântano qualquer.
Quanto mais responsável e informado é um eleitor, mais dificuldade ele tem diante da escolha em quem votar.
Tenha paciência: colher um limão antes que a fruta esteja madura não servirá para fazer uma limonada e sanar sua sede.
É devido a sermos podados pelas circunstâncias da vida que ficamos mais fortes e maiores e ainda produzimos mais flores e frutos.
Não é errado querer uma coisa inatingível, triste seria seguir por um caminho que não fosse iluminado pelas estrelas ou por um jardim sem borboletas.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp