Amizade Infantil
"Utilizar o jogo na educação infantil significa transportar para o campo de ensino-aprendizagem condições para maximinizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora."
A proibição do trabalho infantil sem uma devida política pública de educação, saúde e assistência é, sem dúvida alguma, uma ação errada que passa a ser incentivadora e promotora da prostituição infantil nas áreas carentes do país. Já que não existe programa efetivo para educação destas crianças, deveria haver um programa rígido de mão de obra infantil bem remunerado e fiscalizado pelo governo.
Oração infantil é pedir bens materiais a Deus antes de agradecê-Lo. Prece ingênua é solicitar coisas supérfluas e efêmeras quando na verdade ele tem o melhor para nós. Quem tem uma fé madura ora agradecendo-o reconhecendo seu poder e que ele é Pai e depois pedi por sabedoria, porque por meio dela são conquistadas muitas coisas.
Chamam-me de infantil por viver a minha juventude
E chama de maduro quem brinca com os sentimentos dos outros;
Mas há em cada um de nós, mesmo no maior, um eu inferior, antiquíssimo, bestial, infantil, esquecido, renegado, oculto, refreado - amortecido, mas não morto. Quando os homens se reúnem, o eu superior anula-se e os inferiores, despertados, reconhecem-se e assumem a supremacia. A multidão é niveladora e gosta de decapitar, ainda que metaforicamente. Já não são intelectos ou sentimentos que contrastam, mas instintos elementares que combatem.
Mas há em cada um de nós, mesmo no maior, um eu inferior, antiquíssimo, bestial, infantil, esquecido, renegado, oculto, refreado - amortecido, mas não morto. Quando os homens se reúnem em multidão, o eu superior anula-se e os inferiores, despertados, reconhecem-se e assumem a supremacia.
"Me chamam de infantil e imaturo por acreditar em super-poderes, revidei usando o poder da FÉ... Acredite, obstáculo nenhum ficou de pé...
Faço como na estória infantil
Ou no conto corriqueiro
onde sempre o início virtuoso
Finda no ledo momento
Pois a ideia de felicidade
substantivo que habita em outra cidade
traz na mente o desejo do beijo
Contrário ao desejo vil
O sonho, a palavra, o cortejo
Desejo esse farto de força
Aquém do peito, pela bela moça
Quem garante que o amanhã não a tenha?
Num instante, o fim feliz permeia!
O Deus que pune o adulto é o mesmo da desproteção infantil,
O deus da fé é o mesmo da heresia.
O deus de quem paga o dízimo é o mesmo do cobrador.
O deus da avareza vaticana é o mesmo da fome,
O deus do candelabro de ouro é o mesmo do martelo de aço.
Ironicamente, Deus não pune ninguém e nunca haverá punição, mas é preciso conviver com esse medo, necessário para os limites e ações humanas, assim também não protege a criança, mas é necessário atribuir graças a sua causa. Logo se entende que se deus não age, o homem por seu livre arbítrio pratica a libertinagem.
Infantil fui por muito tempo,
Mas os tombos me fizeram aprender,
Que num mundo frio e sujo como esse,
De seus atos não se pode arrepender...
