Amigos da Escola
Final do bimestre
Torturando-me estou,
me observando decair,
por meros conjuntos pontuais,
que toda manha são postas
ao que se nota, nada muda
e todos os alentos esmorecem dores
sempre iguais.
Tal uniformidade, se dá apenas
por tenebrosas situações,
que se apegam as mais complexas obras
e mais impetuosas ,dificilmente
incorrigíveis questões
Até que em parte sei agradecer,
por ser de meu o mal esforço que atina
na consciência,pois com ausência desse amigo
me pego sem palavras a escrever.
Como disse uma vez:
Não passo de libertino,
um mero vagabundo,
perambulando pelas classes
e corredores,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
vagando de vez em outro mundo.
Gabriel Silva Corrêa Lima
Pó alérgico
Desafiante é calar o silêncio noturno
Escrito na profundidade oceânica
De uma voz insistente que nada diz.
Sou na vida apenas um atrapalhado aprendiz.
Sou regra
Desconheço a exceção.
Aprendi a dar
Mesmo sem receber perdão.
Sinto o ácido correr-me a alma
Letal e amargamente sem pressa.
Dizer a quem?
A ninguém interessa.
O pó alérgico da insônia me faz suspirar
E fico sem sono para deitar.
Perdi a matricula para a escola do viver.
Não sei como é.
Assim é minha vida.
Assim são meus dias.
Assim pra sempre há de ser.
O uniforme, o horário de entrada e saída, o enfileiramento e o aspecto hierárquico da instituição; tudo isto e muito mais da mentalidade escolar provém do modus operandi industrial.
Quase toda a matéria que é ensinada ao aluno é abstrata e dissociada da realidade. É incabível cobrar que o conteúdo seja sequer absorvido se, na mente do estudante, a matéria é completamente inútil em termos práticos.
Em vez de aprender, o aluno na verdade DECORA o conteúdo. O processo de "aprendizagem" torna-se mecânico e improdutivo. O resultado? Professores que fingem que ensinam e alunos que fingem que aprendem.
O cerne da educação brasileira (...) é fruto de uma imaturidade pedagógica sem tamanho. Tratam o aluno como criança e esperam que ele aja como adulto.
A filosofia de todas as matérias é a mais inútil. Talvez seja por este motivo que todas as matérias saíram de sua atividade principal- o pensar. A escola é algo inútil aprendemos formulas que nunca usamos, mas aprendemos pensamentos que sempre questionamos! A filosofia não é uma ciência exata! Lida ela com uma atividade pouco valorizada pelo mundo da práxis, o pensamento. Pensar é raro, calcular e soletrar é fundamental a caixas de supermercado.
No Carnaval vou ver se consigo (outra vez) realizar aquele meu sonho: não desfilar nem ver desfile de nenhuma escola de samba!
00678 | 31/10/2013
As pessoas vivem de status federal ou estadual e nem ligam pra coisa que é ser um bom profissional, isso é que vale.
Em algum momento de nossas vidas somos alunos e professores. O importante é nunca deixarmos de aprender e ensinar algo.
Existem pessoas que conseguem sucesso sem estudo e sem leitura Essas pessoas são exceções. O problema é que muita gente se acha uma exceção.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp