Amigo e o Irmao que nos Escolhemos
Todos os dias a vida recomeça e todos os dias são feitos de escolhas ...
Somos nós que escolhemos o caminho e ele está sempre em construção. Por isso, capriche sempre nas escolhas!!!
Quando escolhemos o caminho do amor, da paz e da luz, não ficamos isentos de injustiças e dos percalços pelos quais precisamos passar, porém temos consciência que faz parte de nossa aprendizagem para nosso crescimento e aprimoramento, motivos pelos quais estamos aqui.
Luiz Machado
Falamos muito mais a respeito de nós mesmos do que dos outros quando escolhemos lembrar das falhas dos outros!
Não seria muito mais amável ressaltar e falar das qualidades e do que foi bom ao invés de potencializar o que não é bom? Nossa palavras tem o poder de definir a atmosfera na qual vivemos.
Em qual atmosfera você tem vivido e tem proporcionado para as pessoas ao seu redor?
Procure encontrar as qualidades das pessoas, potencializar, encorajar e logo todos a sua volta serão impactados e influenciados pela sua maneira de pensar e falar.
Quem planta paz colhe paz!
O IDEAL
O ideal seria termos o que escolhemos,
O ideal seria recebermos o que sonhamos,
O ideal seria sentirmos o que fantasiamos,
O ideal seria construirmos o nosso mundo.
Mas quão limitado somos nós,
Em nossas escolhas, em nossos sentimentos, em nossas construções.
Senão fora o desenrolar de outras vidas, outras histórias de vida,
O que seria de nós pequeninos mortais com nossos ideais.
Nossa vida é uma estrada de mão dupla, na qual escolhemos nosso caminho, as vezes bom as vezes mau, depende de cada um para escrever seu destino.
Nao somos nós que escolhemos os nossos proprios nomes, entao imagina escolher por quem nos apoixonarmos, amarmos ou gostarmos. Pois saiba que nao é culpa minha me apaixor por você!
Passamos na vida pelo que escolhemos passar. E essa é a melhor forma de aprendermos o que precisamos aprender.
Escolhas
Porque escolhemos o que somos e não necessariamente o que desejaríamos ser, felizes ou não, insatisfeitos ou resignados, inquietos, buscando incessantemente explicações para o que nos cerca, ou na condição de viver intensamente o hoje, aqui e agora, pouco importando o que e porque fazemos?
Nada em nossas vidas é por acaso, temos muito a aprender diariamente com o que pensamos saber, com nossos familiares, com companheiros de trabalho ou completos desconhecidos.
Ao admitirmos, a cada novo saber sobre nós mesmos, que não sabemos quase nada, ampliamos nossas possibilidades de melhor entender o que nos cerca.
Herdamos de nossos pais, além do conteúdo genético, alguns modelos de comportamento que, na maioria das vezes, inconscientemente, teimamos em repetir, especialmente quando sabemos que não deu certo para eles e nós, protagonistas ou espectadores, ainda pouco dimensionávamos do que estava em curso.
Conhecer mais sobre nossos pais e antepassados é uma rica oportunidade de crescimento e aprendizado, valorizando-os, entendendo suas limitações à época em que viveram, quando nos propiciaram ou não as supostas e desejáveis "boas condições" de vida, dentre elas, educação, moradia, interesse ou indiferença pelo que passávamos e até os excessos no rigor quando no trato, às vezes com palmadas e sermões.
Quantos de nós nutrimos pelos pais um misto de amor e ódio por questões mal resolvidas ou não compreendidas?
Reverenciar, detestar ou sermos indiferentes aos nossos antepassados, seja em sua sabedoria e experiência, seja em sua quase ignorância, pode se tornar menos doloroso se, e só se, com outro olhar.
Importante ao admitir seus erros e acertos, permitir-lhes o benefício da dúvida, porque agiram daquela maneira?
O que os levou a serem infelizes, com ou sem sucesso na vida material, e porque eram tão distantes e indiferentes?
A cada geração podemos aprender com o passado, num contínuo processo de mais conhecer, nos propiciando romper com círculos viciosos de ações que por vezes levam ao sofrimento e à dor, para um círculo virtuoso de atentar para o ontem, entendê-lo, desconstruí-lo e construir para nossas vidas, familiares e amigos uma nova história.
Se optarmos por uma condição de vítimas, condenadas à infelicidade, não nos permitiremos experimentar outras escolhas que podem mudar para melhor nossas vidas.
Passado, presente e futuro, somos uma soma de fragmentos, resultados de nossas opções ao longo desse e de outros tempos.
Construir a nossa biografia é, pois, uma sequência de opções a exigir algum sacrifício e perseverança, com acertos e erros, afinal somos seres falíveis, mas com o tempo necessário para mudar, um pouquinho a cada dia, a cada mês e ano, até a nossa finitude de apenas mais uma vida e uma nova oportunidade que Deus nos concede.
Nós não escolhemos a quem amarmos, o sentimento brota naturalmente quando olhamos com misericórdia a lentidão do outro, pois o nosso amor será o sustento para outro continuar lutando contra as suas dificuldades.
Temos que tentar ser o melhor possível, dentro daquilo que escolhemos em nossas vidas que fazem sentido a escolha. Ser bom no que fazemos vai também das habilidades que temos baseado em um dom e talento para aquela coisa ou, estaremos dando "murros em ponta de faca".
Nem sempre escolhemos o que serve e deixamos de lado o que não serve.
Erramos ao avaliar o que é melhor para nós, optando pelo interessante e deixando de lado o mais importante.
Além das opções ruins e erradas que todos nós tomamos, dá para perceber que errando e perdendo tempo, grande parte de nós não alcançou plenamente seus objetivos, exatamente como eu.
E de que adianta estar consciente agora dessas ações e omissões, quando a gente sabe que não adianta chorar o leite derramado?
A resposta é nada! Não adianta saber que erramos, onde e porquê erramos.
Adianta saber que o tempo não volta jamais e que nunca há tempo a perder.
- Relacionados
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Mensagem para Amigo que Morreu
- Frase Carinhosa para Amigo
- Poemas sobre irmão
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Mensagens para amigo distante que expressam a sua saudade
