Amiga te Conhecer foi um Prazer
SER DIFERENTE!
Ser diferente ou buscar a igualdade
Às vezes me sinto um louco
Chego me confundir com outro
Pareço ser um desajustado
Consigo ver peça redonda
Infiltrada em espaço quadrado.
Sinto-me uma pessoa normal
Que vê as coisas de forma desigual
Não me apego em regras
E também não gosto de status
Vivo na ignorância do mundo
Mas presente no meu espaço.
Gosto de discordar por discordar
Vivo numa ignorância sem decifrar
Tudo muda do dia para a noite
Sem escrúpulo, empurrado num vazio
Não sabendo o que eu nunca soube
Vivo na incógnita desse mundo sombrio.
Gostaria de viver dias diferentes
Quero vida e muita alegria
Preciso da família e luzes coloridas
Desejo viver em paz com amor
Em liberdade e sem rancor.
Não sei se um dia verei.
Os humanos lutando contra fome
e o descaso. Mudando o rumo da
desigualdade social e batalhando
individualmente para vencer
a própria corrupção.
Importar um sentido à vida.
Sempre houve uma busca incessante pelo sentido da vida. E atualmente essa busca se tornou um imperativo ético devido às implicações da pandemia da covid-19. Isolamento social, contaminação , escassez de remédios e comida, desemprego, endividamentos, mortes, violência intrafamiliar e outros agravantes afetaram pessoas, famílias, instituições. Os mais vulneráveis são os que mais sentiram e sentem os efeitos desastrosos dessa doença.
Mas, para quem quer dá um sentido à vida, Sartre pode iniciar o caminho. Para ele “Não importa aquilo que fizeram ‘comigo’, mas importa o que eu faço com aquilo que fizeram ‘comigo’.” Isso sim, importa. O termo importar quer dizer trazer algo de fora para dentro, ao contrário é exportar, que significa trazer o que está dentro para fora, expulsar.
É consenso entre os pensadores contratualistas que os seres humanos nascem livres e iguais com potencial para desenvolver capacidades. Desenvolve-se essas capacidades na convivência socioambiental, no espaço e no tempo. Capacidades de sorrir e gargalhar; capacidades de aprender linguagens e línguas, capacidades de sentir-se amado/a e amar, capacidades de a prender a fazer o bem... E Agostinho de Hipona, ao pensar a liberdade, cria o conceito de livre-arbítrio, ou seja, a capacidade de escolher. Com efeito, pode-se escolher o certo ao errado, escolher o justo ao injusto, escolher a verdade à mentira, escolher ser solidário ao egoísmo e a capacidade de escolher viver intensamente momentos de bem-estar e felicidade. Também pode ser o inverso, infelizmente.
Voltando as conseqüências da pandemia boa parte de nossos semelhantes estão vivendo e /ou sentindo um vazio existencial por sido desumanizado mais ainda neste período. As causas são diversas. Mas vou relatar uma experiência, anterior a pandemia, que pode ser orientadora para muitos.
Há uns dez, doze anos experimentei uma carga de sentimentos avassaladores de raiva, ressentimento, ódio. E isso me desumanizava a cada dia. Não gostava nem de pensar em quem me fez o mal porque consumia todo o meu tempo pensando em estratégias isoladas, ruins para neutralizar o indivíduo que me retirou o sentido de viver bem e feliz. Queria me livrar disso, mas não sabia como, foi então que lendo um bom livro, ouvi de Jesus o ensinamento “ Amai vossos inimigos e orai por quem vos perseguem. Mt 5,44.” Pra quem está creio de ódio, isso soa meio estranho.
Contudo, escutei! E acolhi! Fiz do ensinamento um mantra para interiorizá-lo.
Comecei a fazer a experiência orante de Jesus. Confesso que nos primeiros momentos chorava muito, soluçava, mas a continuidade da oração, cada vez mais sincera, foi me acalmando. Isso demandou tempo e muito exercício espiritual. Numa madrugada me ajoelhei e pedia a Deus que me ajudasse a exportar a raiva, os ressentimentos, o ódio para fora de mim, limpar meu coração e minha consciência desses sentimentos e pensamentos intensos e nocivos à minha liberdade, à minha dignidade, à minha alteridade. Custou, mas consegui. Consegui de verdade. Esta limpeza me permitiu iniciar o processo de importação do que me foi tirado: a minha beleza interior. O que compõe a minha beleza interior? Escuta, Liberdade, oração, alteridade, equilíbrio, harmonia, serenidade, paz, confiança, bondade, coragem, gratuidade, respeito, tolerância, temperança, compaixão, justiça... E tudo que considero ético e estético.
Não permiti, portanto, que fizesse de mim o que queriam, do jeito que queriam. Mas fiz com o que fizeram de mim uma luta. E não a fiz sozinho, nem isolado da sociedade. Sempre trabalhei na escola, tornei-me missionário, militante social, cuidei da minha família clã, li e me doei mais.
Foi assim que reconquistei a minha humanidade roubada. Restaurando a capacidade de amar; de amar desinteressado, a exemplo de Jesus.
Mas lembre-se: Isto não se faz sozinho.
Precisa-se pedir ajuda de quem realmente pode me ajudar. Urgente. Por que nada é mais necessário ao homem, à mulher do que querer e ser humanamente um ser humano repleto de belezas.
Diante da interrupção da caminhada
de um amigo ou simples conhecido,
os pensamentos invadem todos
os espaços, em busca de respostas
que encontrem sentido em tudo, embora,
o tudo não tenha sentido.
Confesso que um dos meus maiores medos era contar para os meus pais sobre a minha orientação afetivo-sexual.
Ilusão ...
querer tudo,
em um instante,
sempre e intensamente.
Tudo é rio, movimento.
Partidas e chegadas.
Nada é para sempre.
"Os amigos dos nossos amigos são nossos amigos, já dizia um provérbio francês, mas acrescento, que os inimigos dos nossos amigos não necessariamente são nossos inimigos, um contraponto."
Cada um é o que é, é naturalmente a essência que lhe habita. Benditos são aqueles que nos aceitam pelo que somos e que nos amam ao ponto de não deixar que os nossos defeitos venham a diminuir esse amor, porque é isso o que demonstra a sinceridade e a verdade desse amor...
Ela não é pra qualquer um ..ela não é de qualquer pessoa ...ela é dela mesma ...por ela mesma ...
Ela é constelação, incerteza .. ela é sangue quente nas veias ... dona de si .. dona do mundo se ela qusier ser .. ela é do tipo que não abaixa a cabeça ..teimosa, maliciosa , Franca, verdadeira ... ela é vulcão, fogo, faísca, incêndio..ela é brava , meiga , inocente ou sei lá maliciosa isso quando quer ser ela è mesmo .. um nó na garganta , um nó no pensamento , ela é incógnita, princesa , céu, mar , ventania ...dona de uma beleza que atrai olhares , arranca suspiros, constrói sorrisos... ela é bonita de fora pra dentro ou de dentro pra fora , ela transborda ..ela é autêntica, fascinante ,esplêndida, glamourosa ... ela é, sempre foi , sempre será.. Ela mesma ..vestida de si mesma .. auto estima lá no topo, caneca erguida , mulherão da porra...
TSUNAMI
Falam que um tsunami
Pode no Brasil chegar
Atingindo o Nordeste
Muita coisa devastar
Causado por um vulcão
Com risco de erupção
Agitando nosso mar
A informação essencial de um verdadeiro livro é a sua escrita, o seu ritmo da sintaxe e a cor musical do seu léxico. De onde eu concluo que quando se adapta um verdadeiro livro ao cinema se perde a quase totalidade da sua informação. É uma opinião de dois gumes, que postula o carácter inalienável de obra de arte de literatura ao mesmo tempo que lhe nega um sentido abstracto forte que, esse, é redutível até à equação e se está nas tintas para o estilo. [Avalon]
["O princípio da incerteza" estórias Editorial Teorema. "Le Principe d'Incertitude", tradutora Magda Bigotte de Figueiredo; página 61].
`
Se você não é o ganhador da mega sena, é um sinal divino que sua chance de levar o milhão virá do seu trabalho, do seu propósito
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Mensagem para uma amiga especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
