Amiga de Escola

Cerca de 6870 frases e pensamentos: Amiga de Escola

⁠Emocionalmente criança só faz o que quer. Adulto nas emoções faz aquilo que é preciso!

Inserida por AgoZeus

⁠Se distinguir o sistema educacional do sistema penal estiver difícil, temos um sério problema.

Inserida por audreybueno

Metade do que ensinamos não é útil nem interessante, não sabemos a diferença entre educação e opressão, ⁠o direito à Educação é, na verdade, uma obrigação, não investimos na formação continuada dos professores e nem em recursos que enriqueçam a ESCOLA.

Nossa solução: retirar os celulares dos alunos.

Inserida por audreybueno

⁠Ideas são como essências! As escolas precisam criar estudantes que sejam químicos de novas essências, e não repetidores do conhecimento.

Inserida por marcospereiraonline

⁠Não Maltrate as crianças de hoje, para não haver homens revoltados amanhã.

Inserida por leandersoncamilo

⁠Poema: "Educação com Empatia"

Na sala de aula, onde tudo começa, Ensinar é mais do que matéria, é a alma que se expressa. Com empatia, a voz do professor é firme e acolhedora, E o aluno aprende, respeitando a sua própria história.

A educação não é só o que se vê nos livros, É saber ouvir, compreender, curar os vínculos. É entender que cada mente é um mundo a explorar, E que o bullying não pode jamais nos paralisar.

Mais que ensinar a ler, escrever ou somar, Devemos ensinar a respeitar, a se importar. A escola é um espaço de aprendizado e acolhimento, Onde todos têm voz, sem medo ou sofrimento.

Que o respeito seja o alicerce da educação, E a empatia, a chave para a transformação. Menos bullying, mais compreensão, Na educação, vamos cultivar a inclusão.

Porque a verdadeira aprendizagem começa no coração, E a escola deve ser um farol de respeito e de união.

Inserida por Leivson

O ambiente escolar deveria ser um ambiente acolhedor e propício ao ensino e desenvolvimento socio-intelectual, mas ao desconsiderar a humanidade e condição humana nas escolhas de professores, esse ambiente acolhedor se esvai. Uma escola sem humanidade, com viso no lucro e em um tal " reconhecimento" e "Tradicionalismo" mata e derrete o cérebro jovem fugazmente moldavel e o transforma em mais um sem humanidade, sem acesso a arte o jovem não sabe se expressar, sem a literatura o jovem não sabe falar, escrever se transpor em um texto. Matematica, gramática, Fisica, Biologia são inevitável para o abatedouro artistico chamado enem,mas poesia literatura, cinema, romance, amizades familia, são motivos para estarem vivos, então não cedam suas almas a esse sistema doentio que lhes prendem,abram suas mentes e busquem conhecimento que o transforme em um pensador critico porque com isso, você conseguirá enxergar por trás de cada mascaras

Inserida por GDR

⁠Os eleitores não têm ideia do que é ver a corrupção e enxergar nela corruptores de funcionários públicos com politicagem ou não pelo dinheiro das escolas de nossos filhos.

Inserida por samuelnunesdeandrade

⁠O bullying é uma das principais causas de abandono escolar, praticado não só por colegas, mas até por alguns professores, e é certamente o principal fator de ataques em ambientes escolares, especialmente cometidos por alunos ou ex-alunos, como forma de vingança; A escola e o Estado têm um papel fundamental na prevenção e no combate ao bullying neste ambiente específico. Ignorar isso é conivência.

Inserida por reconceituando

⁠Educar é ver pela perspectiva do aluno a possibilidade do aprender,
é sentir o que o aluno sente, quando ele não sabe a resposta a ser dada,
é conseguir entrar no mundo disperso do aluno no momento da aula,
é procurar entender o meio ao qual ele está inserido e que ele não traz em sua mochila, pois o que o professor ver é apenas as consequências deste, que se reproduz em dificuldades e muitas vezes é visto pela escola como incompetência.

Inserida por joseni_caminha

Reduzir a excelência na educação a resultados comparativos de seus alunos a indices preestabelecidos é negar a realidade na qual a própria escola está inserida.⁠

Inserida por joseni_caminha

⁠As pessoas no topo da sabedoria são aquelas que não se acomodam e permanecem humildes.

Inserida por jorgetomas

⁠Nas Escolas, a Espiritualidade dos Alunos desenvolve-se através dos Objetivos do Domínio Afetivo, contudo, os Professores negligenciam os Objetivos do Domínio Afetivo!

Inserida por Amanciorego

⁠Uma oportunidade de sonhar

Conheci a dona Sandra
Que vem correndo do trabalho pra não se Atrasar
Todo dia uma luta
Pra ela conseguir trabalhar e estudar
Quase consigo ouvi-la respirar
Mas nunca a vi resmungar

Ela tinha um sonho
na enfermagem queria se formar
Mas como uma típica mulher brasileira
Cedo teve que trabalhar
para seus filhos poder criar
E na casa de família ela foi parar

Ela tem olhos de quem não desanima
Uma voz serena que parece cantiga
E mãos que parecem mãos de quem os seus netos acaricia
Enquanto escreve a matéria do dia
Ela transborda amor e alegria
E uma humildade e gentileza que nos contagia

Mas se engana a dona Sandra
Quando diz que o sonho era de quando ela era nova
Pois pra crescer é só plantar uma semente e regar a planta

Inserida por Gabrielaportugal

⁠Quando se muda o foco do ensino e aprendizagem,
retirando do aluno para o resultado
que ele possa apresentar, em avaliações externas,
o educar transforma-se
em um cadáver sepultado
na cova chamada escola.

Inserida por joseni_caminha

É possível que o aprendiz supere seu mestre em termos de habilidades, conhecimento e realizações. O aprendiz pode se dedicar intensamente ao estudo e prática, desenvolvendo suas habilidades de forma excepcional e até mesmo inovando e criando novas abordagens ou descobertas na área de conhecimento em que estão se desenvolvendo.

É natural que o aprendiz, com sua dedicação, determinação e motivação, possa ter um desempenho superior ao mestre em algum momento. No entanto, é importante lembrar que o respeito e a gratidão pelo mestre devem sempre ser mantidos, pois ele foi fundamental no processo de aprendizado e desenvolvimento do aprendiz. A relação entre mestre e aprendiz é uma via de mão dupla, com trocas de conhecimento, experiência e aprendizado constante.

Inserida por Gerry

⁠O aprendizado pode certamente enriquecer e expandir o conhecimento e as habilidades do mestre, mas é importante lembrar que o mestre provavelmente possui uma base sólida de conhecimento e experiência para compartilhar com seus alunos. O aprendizado pode complementar e aprimorar o conhecimento existente, mas não necessariamente superar o mestre em termos de sabedoria e experiência acumuladas ao longo dos anos. É importante manter um equilíbrio saudável entre aprender com o mestre e também continuar desenvolvendo habilidades e conhecimentos por conta própria.

Inserida por Gerry

⁠... cada vez mais funções intelectuais e cada vez menos funções puramente instintivas e emocionais.

Zevedei Barbu
Freire, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
Inserida por Acirdacruzcamargo

⁠A educação verdadeiramente significativa não é, necessariamente, a que apresenta resultados, mas aquela que a escola fica na memória do aluno, porque a primeira apenas enquadra.

Inserida por joseni_caminha

“A cadeirinha do pensamento”

Aparentemente inofensiva, a cadeirinha do pensamento se apresenta como um recurso educativo. “Vai para lá e reflita sobre o que você fez!” — dizem, com a melhor das intenções. Mas o que será que realmente acontece na mente de uma criança sentada ali, sozinha, com olhos que ainda mal entendem o que fez de errado?

Em teoria, é um convite à introspecção. Na prática, é um pequeno palco para o sentimento de inadequação. A cadeirinha ensina, sim, mas o que ela ensina pode não ser o que esperamos. Ensina que errar é um ato vergonhoso, algo que precisa ser punido com o afastamento. Ensina que, em vez de buscar compreensão, é melhor temer a consequência.

E o que passa na cabecinha dela enquanto encara a parede? Talvez não seja arrependimento, mas uma raiva que não sabe como expressar. Uma criança isolada tende a imaginar coisas: “Por que sou sempre eu?”, “Isso é injusto”, “Quando eu puder, vou fazer diferente… ou pior.” Assim, a cadeirinha planta sementes: não de reflexão, mas de ressentimento.

O pior é que, ao ensinar o isolamento como resposta ao erro, a cadeirinha faz algo ainda mais profundo. Ela deixa a criança sozinha consigo mesma num momento em que mais precisa de conexão. A mensagem implícita é clara: “Quando você errar, ficará só.” Será que é isso que queremos?

Educar não é fácil. Ninguém nasce sabendo como lidar com as tempestades emocionais de uma criança. Às vezes, recorrer à cadeirinha parece ser a única opção para ganhar tempo, silenciar o caos. Mas talvez devêssemos questionar: a quem ela realmente beneficia? À criança ou ao adulto que não sabe o que fazer?

Talvez o erro da cadeirinha não seja apenas o castigo em si, mas a falta de diálogo que ela representa. E se, ao invés de apontar um lugar solitário para sentar, apontássemos para o nosso coração? “Senta aqui comigo. Vamos conversar.” Assim, ensinaríamos que errar faz parte do processo, que as emoções podem ser compreendidas e que, mesmo nos momentos difíceis, o amor e a empatia não precisam sair de cena.

Porque a verdade é que as crianças não precisam de cadeirinhas que as afastem; elas precisam de braços que as acolham.
✍🏼Sibéle Cristina Garcia

Inserida por Sibelecristina