Ambiente Hostil
A vigilância faz do ambiente preparado um lugar seguro para a interação. Sem a vigilância não há ambiente seguro; por mais bem preparado que seja ele.
Meio Ambiente
A natureza está cada dia mais precisando de cuidados, e para isso depende da consciência de cada um. Não jogar lixo nas ruas e no meio ambiente também exige educação, que deve vir dos pais e da escola. Na escola, onde passamos a maior parte do tempo, é onde os professores falam sobre a natureza, o dia a dia, o trabalho e a educação.
Muitas pessoas se preocupam com o verde e fazem propagandas sobre o desmatamento e as erosões, como um alerta de que algo está errado. O Brasil é um país com muitos recursos naturais e riquezas; deveria ser o país mais rico. Tem minérios, petróleo, pedras preciosas, ouro, água potável — é tanta coisa.
O Brasil tem a capacidade de se tornar uma potência mundial, mas depende dos políticos saberem usar os recursos. O primeiro ponto a ser discutido é a Educação Ambiental, especialmente porque a natureza tem sido muito explorada e poluída por pessoas sem consciência, que jogam lixo por todos os lados.
Somos a pluralidade em pessoa. Concatenados em nosso ambiente, fadados à mesma construção. A construção de novas idéias, agregados aos nossos colegas. Colegas de todos os dias, nossa segunda família.
''Ao entrarmos num ambiente
Determinamos o seu grau de aconchego,
O enchemos de calor quando contentes
E se tristes criamos um lugar deprimente,
O bem e o mal se originam em nós mesmos''.
Mudanças internas repercutem no ambiente externo e investir em modos de vida pacíficos e solidários pode tornar o mundo melhor.
Imagine Estar No Mais Quente Ambiente da Terra e de Repente Ser Levado Ao Ponto Mais Frio. É Isso Que Sinto Quando Se Vai.
É fato: somos seres interdependentes, estamos invariavelmente ligados uns aos outros, ao ambiente e a todos os seres vivos.
A elegância dos pensamentos ajusta o meio ambiente em que viveis, para chamados fraternos e para uma conversação sadia, desamarrando do núcleo da vida, a expressão do amor, de modo a participar, na mesma freqüência, a razão. Para que tudo isso se faça, o esforço próprio é imprescindível, dia a dia. A auto-educação haverá de se processar passo a passo, e a vigilância deve arregimentar todas as forças possíveis nessa imensurável batalha que somente termina na pureza espiritual.
A maioria de nós apenas reage ao que nos acontece, permite deliberadamente que o ambiente nos afete, quando o apropriado seria agir, planejar, arquitetar e executar.