Amadurecer
Uma linda flor
está amadurecendo.
Em breve irá florescer.
Será um precioso momento
para a vida enaltecer.
A mente humana amadurece quando percebe que a felicidade nasce no interior do ser e independe do que acontece lá fora.(Walter Sasso - Autor dos livros "Sem Denise e "Dobra Púrpura")
A maturidade é simples
Quando você amadurece , você começa a entender, que a presença de algumas pessoas já te encomoda, pelo simples fato de que elas não te agregam em nada.
Frases do vini
FORMAS E FÔRMAS DE APRENDER
Demétrio Sena, Magé – RJ.
As crianças amadurecem brincando; sendo alegres; fazendo aquilo que lhes apraz. Admirando a leveza de seres e coisas. Apreciando os desempenhos fáceis; as soluções simples. Quando crescem um pouco, passam a ser assediadas pelos discursos de que só o sofrimento amadurece. Tão só a dor ensina. Só os percalços as tornarão fortes e as providências burocráticas resolverão a contento suas futuras pendências.
É bem verdade que o sofrimento, as dores e os percalços podem amadurecer, ensinar e fortalecer as pessoas, mas isso não é obrigatório. Muita gente sofre os diabos e continua imatura. Tem dores inimagináveis e não aprende nada. Enfrenta os mais duros percalços e continua fraca; em todos os sentidos. Ao mesmo tempo muita gente vive bem, com poucos problemas, quase não convive com dores, tem poucos percalços e mesmo assim amadurece, aprende, se torna forte. São pessoas que sabem aprender. Que observam a vida, o mundo e o sofrimento alheio. Foram ensinadas, quando crianças e adolescentes, a não ser egoístas; pensar no próximo; amar e fazer o bem; respeitar diferenças, escolhas e orientações pessoais... simplificar o que pode, para o mundo ficar mais leve.
Há formas e fôrmas de aprender. De fazer o melhor e o pior das vivências; dos ensinamentos que se recebe da vida e dos mais experientes. Ninguém há de sofrer por escolha própria, chamar para si as dores e as intempéries, para tão somente aprender e se tornar um bom ser humano. Tornar as coisas complexas, burocráticas e difíceis para só aí valorizá-las é estupidez. Já existe muito sofrimento em derredor. Muita gente que precisa de ajuda e de conselhos; de compreensão e solidariedade. De facilidades possíveis às relações interpessoais e resoluções de problemas. Podemos aprender muito, e crescer infinitamente, fazendo algo pelo próximo. Isso é bom para ele, para nós, porque soma na construção de um mundo melhor. Uma sociedade mais justa; igualitária; mais próxima do ideal.
Chavões não podem mudar o mundo. Atitudes podem. Os discursos valem bem pouco. Inclusive o discurso que os seus olhos percorrem neste momento, se não existir ação. Se nenhuma intenção real de seguir as próprias admoestações acompanhar o discurso e, se tudo for transformado em equações complexas propositais. A sociedade já está (in)devidamente cheia de arrogância, hipocrisia e má vontade.
QUANDO PASSAMOS DO PONTO
Demétrio Sena, Magé – RJ.
O nosso sofrimento nem sempre nos amadurece. Há quem sofra os diabos e, no entanto, passa de verde a podre sem amadurecer. Ao mesmo tempo, há pessoas que nem sofrem muito e mesmo assim amadurecem, porque têm um olhar atento, preocupado e profundo em direção ao próximo e ao que se passa muito além do seu campo de visão.
Quem sofre com egoísmo, pena de si mesmo, acha que o próprio sofrimento é o maior do mundo, e que por isso os olhos de todo o mundo devem se voltar para ele, jamais aprenderá nada. Mas quem, sofrendo ou não, tem amor o suficiente para se solidarizar com o sofrimento alheio e dar ação à solidariedade, pelo menos nos limites do seu poder de fazer algo, criará dentro de si um complexo universitário de saberes especiais que o tornarão douto em relação ao mundo, à vida e ao próximo. Ninguém se forma centrado apenas no próprio eu. Viver é mais do que a caixa de nossas carências e necessidades pessoais.
Não prego para você. É para mim mesmo. Pergunto-me a que ponto sou capaz de olhar além. Ou se o mundo está restrito aos meus caprichos, minhas mágoas do outro, por autopiedade. Pela visão tacanha de uma vida que me deve mais do que eu a ela. Mais ainda, se até transformo questões fúteis; desnecessárias a qualquer contemplação, em batalhas ferrenhas contra quem não tem culpa de minhas frustrações; minha solidão garimpada pelo gênio esturrão... meus complexos inventados para despejar sobre todos, com um grito fraudulento de socorro, dispensável mediante gritos legítimos e urgentes ao redor.
Há quem brinque de sofrer, para se vender como fruto maduro e necessário. Mete-se numa estufa de agonias inventadas, semblante caído, voz arrastada e tremida, na tentativa de arrastar seguidores apiedados por tanta contemplação. Autoestima, leveza, bom humor e vida social sem chiliques agregam muito mais do que todo esse agouro.
Minas! Saudade, frutos amadurecem a cada segundo, e vida? Essa se vai, mesmo que lamentamos...
(Patife)
A sabedoria é algo que atingimos quando amadurecemos. Logicamente, ser inteligente não é ser sábio. Uma pessoa madura não compra água sem gás, ou seja, essa sabedoria popular quer dizer que se temos água na torneira, não precisamos comprar, mas apenas filtrar. No entanto, a água com gás pode ser comprada, pois não sai da torneira. Isso significa dizer que quando estamos maduros nos apaixonamos também pelo intelecto e passamos a enxergar as pessoas de dentro para fora e não precisamos da aprovação dos outros para sermos felizes. Logo, a pessoa sábia é admirável e possui muitas virtudes.
Só Cresce Quem Mergulha;
Não se cresce no raso,
não se amadurece correndo.
Quem quer crescer, tem que parar —
orar, mergulhar,
ouvir mais, falar menos.
