Altruísmo
Prefiro deixar meu povo rico
Fazendo rimas pobres
Do que fazer rimas ricas
E ver o povo dominado por nobres
Tem horas que temos que explodir sim, mas que seja de vitalidade, felicidade. Tenha motivos altruístas sempre que puder.
Sempre e sempre e sempre
As vezes eu sinto fome
As vezes eu sinto frio
As vezes eu sinto saudade
As vezes eu sinto um arrepio
As vezes eu sigo o relógio
As vezes eu sigo a razão
As vezes eu sigo a beleza
As vezes eu sigo o coração
As vezes eu penso em mim
As vezes eu penso em você
As vezes eu penso em nós
As vezes eu penso sem porquê
As vezes eu choro de raiva
As vezes eu choro de dor
As vezes eu choro de medo
As vezes eu choro de amor
Sempre que as vezes eu sentir a saudade
Sempre que as vezes eu seguir o coração
Sempre que as vezes eu pensar em nós
Sempre que as vezes eu chorar* de amor
Estarei sempre feliz
*(aquele choro bom que só conhece quem ama e é correspondido)
O caridoso é quem recebe a caridade de forma inconsciente como sinal de que precisa mudar internamente sua forma de perceber o mundo.
Enquanto
Como é difícil falar de missão, quando o mundo parece não ter coração, quando o amor adormece no porão e o frio do egoísmo congela a alma, porém só peço um pouco de calma, pois o bem nem por pesadelo será derrotado, enquanto no planeta Deus for amado, enquanto se crer além do possuir, enquanto o homem na fé quiser evoluir. Nunca será extinto o Altruísmo e não vai prevalecer o egocentrismo, enquanto nem que seja um se propor a somar com outro algum, enquanto houver bondade florescendo no solo, enquanto uma mãe proteger seu filho no colo. Então os sonhos levantarão da cama e a esperança reascenderá sua chama, enquanto homem e mulher estiverem unidos fazendo mais que observar seus próprios umbigos. Aberio Christe
Malquerença.
Aquilo que importa mesmo é estar atento aos detalhas da vida. Conhecer pessoas e aprender com elas é fundamental para nosso crescimento espiritual. E uma simples viagem pode nos proporcionar esse amadurecimento.
Durante minhas férias resolvi descansar em um local fora do comum. Viajei para o Vale do Capão – Chapada Diamantina, a 466 Km de Salvador (BA). Cidadezinha calma, onde a paz está bem presente, lá parece que o tempo parou. O que mais impressiona são as pessoas que moram nessa cidade, todas desapegadas e felizes. Já perceberam que a felicidade não está nos bens matérias, despertaram para a verdadeira essência de uma vida feliz.
Ao passear pela cidade em busca do famoso pastel de palmito de jaca, considerado uma iguaria tradicional do Vale do Capão, entrei em um restaurante bastante simples. Lá dentro percebi que uma senhora espiava o movimento da cidade pela janela. Logo de imediato perguntei seu nome, ela respondeu Anita. Disse também que mora no Vale do Capão há 90 anos. E depois de muita conversa soltou uma pérola incrível: Tenho 90 anos e nunca tive malquerença. O que é isso? Me perguntei! Fiquei curioso para saber o significado de malquerença, pois isso era a receita para a sua longevidade.
Busquei o significado dessa palavra e logo encontrei. Malquerença é sinônimo de inimizade, egoísmo, antipatia e aversão. Então pensei: Para viver muito é fundamental a benevolência, demonstrar amizade, ser carinhoso e simpático com o próximo, ter boa vontade para ajudar aqueles que mais precisam, ou seja, ser altruísta. Essa é a simples orientação da Dona Anita para se chegar a velhice com muita saúde e vitalidade.
Para Dona Anita viver bem significa ter vários amigos, mas amigos sinceros. Durante nosso percurso, a estrada da vida nos apresenta muitos camaradas, alguns pedem carona e concebemos a companhia. Aproveitamos intensamente cada instante. Mas com o passar do tempo percebemos que os destinos são diferentes, e cada um segue seu caminho. Nesse caso a amizade não acaba, resta dentro de nós bastante vivas as lembranças da viagem realizada, todos os momentos que marcaram. Certamente outras caronas irão acontecer, que podem inclusive durar a vida toda. O importante disso tudo é não ter malquerença. É aceitar o pedido da carona e permitir a viagem juntos, sem preconceitos ou pré-julgamentos, pois sozinhos não conseguiremos atravessar a estrada da vida. Precisamos entender que existem trajetos de terrenos difíceis, e com as amizades será mais fácil superar esses desafios. Por isso cultive sempre suas amizades.
Viver muito significa ser generoso, demostrar afeto, ter humanidade e compaixão. Não esqueça do efeito bumerangue, tudo aquilo que é lançado volta para quem lançou com a mesma intensidade. Então siga os conselhos da Dona Anita! Seja simpático, procure gostar de gente, seja amigo. Vivendo assim tudo em sua vida dará certo, pois receberá a paz como retorno. E paz é igual a saúde!
Mas infelizmente o que vemos, muitas vezes, é o ódio entre os seres humanos, pessoas que não gostam de pessoas. Vejo, mas não queria ver, a raiva no olhar de muitos, querendo destruir o sucesso do outro. Todos deveriam conhecer a receita da Dona Anita. Receita difícil para os dias de hoje, onde predomina o individualismo, impera a particularidade e infelizmente reina a malquerença. Cada vez mais as pessoas se isolam nesse mundo e se afastam da verdadeira essência do altruísmo. Vivendo desta forma a doença é certa!
Dona Anita realmente é uma senhora muito sabia. Conseguiu viver sem malquerença durante 90 anos esbanjando muita saúde. Portanto, estimule o amor, fragilize o ódio. Anime-se com o perdão, entristeça-se com vingança. Entusiasme-se com a fraternidade, desanime-se com a maldade. Abrace a cordialidade, afaste as indelicadezas. Pratique o desapego, e pare de ser egoísta.
Somente assim acabaremos com a malquerença e conseguiremos viver com muita saúde durante muito tempo.
Nosso senso de preocupação com outra pessoa depende da atitude que ela adota. Se ela age de forma negativa, nosso altruísmo pode desaparecer ou não. O altruísmo de verdade é o que nos leva a ver o outro como tendo exatamente o mesmo direito que nós a ser felizes. Entretanto cabe uma ressalva: com altruísmo e todas benesses provindas dele, não salvamos quem não quer ser salvo. Para esses, somente o tempo e a dor vão fazer diferença.
"Ainda bem que tenho infinitas vidas no amor, porque morro de amor umas mil vezes todos os dias por você "
Mulheres sensibilizadas, murmuradoras e fragilizadas por causa de palavras depreciativas e ofensivas de outras, precisam voltar as suas mentes e os seus corações à grandeza e ao altruísmo das palavras de um Homem, chamado Jesus Cristo, em cuja boca não se achou dolo algum.
A mesa limpa com a cadeira rente perfeitamente encostada, não é só o único vazio que sentimos quando um amigo de trabalho se despede de nós. E ruma para uma nova jornada.
Um filme de todos os momentos pode ser projetado em nossa memória durante os poucos segundos e interminável abraço de até logo, a gente se fala... Estamos ai, qualquer coisa é só ligar!
Nos emudecemos e continuamos nossa rotina, mas não sem pensarmos que realmente a falta da sua companhia será realmente gigante.
O Silencio geral, diferente, da concentração forçada se mistura com a inquietação de se acostumar com essa aura.
Nessa hora o sentimento de que uma parte de sua bagagem profissional foi embora junto se comprime com a amizade e os momentos de descontração que sempre solidificou um elo de companheirismo, ajuda e altruísmo.
Profissionalismo é passar por essas experiências na vida, encarar que nada acontece e se perpetua como queremos e planejamos exatamente, respirar fundo e assimilar como uma constante mudança...
Embora eu seja profissional, não sem dor.. Sou primeiramente ser humano!
E sinto falta de quem foi bom pra mim.
Um brinde a amizade!
Aprenda a ser dinâmico, criativo, destemido e corajoso na vida com quem já praticou suas lições de altruísmo.
"A vaidade faz mais gente feliz do que o orgulho."
(Antoine Rivarol)
Com certeza. Para o vaidoso/a, todos que convivem com ele "são importantes" para ele, caso contrário de onde virá a lisonja? E para manter essa admiração é necessário fazer bem às
pessoas. Aliás é o que faz a diferença entre altruísmo e caridade. O altruísmo é uma falsa caridade carregada de vaidade. Para que as pessoas digam: Como ele é bom! Como ela é boazinha!
Já o orgulhoso se acha melhor que todo mundo e não sente necessidade de ninguém e se sente, arruma um jeito de parecer que não tem necessidade de determinada pessoa. E pensando dessa forma não tem motivo para fazer bem a quem quer que seja. E convivendo com ele, com certeza vai haver várias pessoas infelizes com a sua companhia, geralmente humilhadas com sua arrogância...
Aquele que recebe um benefício não deve jamais esquecê-lo; aquele que o concede não deve jamais lembrá-lo
Quem não tem a capacidade literal de se sacrificar em prol do bem-estar, proteção e sustento da vida das outras pessoas, não merece respeito e nem admiração.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp