Alegria da Vida
Os "amores" que não são "amores" não duram...
(Fernandha Franklin)
Os amores passageiros não são tão abomináveis quanto falam, pois tudo tem uma utilidade na vida.
Os romances passageiros com prazo de validade, mantidos apenas pela admiração, o encanto e algumas doses de ilusão, tambem são úteis!
Conheço uma pessoa que sonha com um relacionamento duradouro, braços dados, fila de restaurante no dia dos namorados e uma aliança no dedo só para garantir o reconhecimento amoroso.
E por causa dessa busca constante ela sempre vive pequenos amores. ..e se torna mais forte a cada termino.
Eu gosto da idéia de ninguém precisar ser colecionador de amores relâmpagos, mas se a relação nem sempre dura para sempre, então que se possa fazer bom uso dos sorrisos e dos momentos agradáveis que as pequenas história doam.
São essas relações que não ficam para a vida que acabam servindo como diretrizes para quem sabe um dia... conseguir viver um amor feliz e quem sabe pra sempre. Afinal são nessas relações que vivem as pessoas que não tem nada a ver com vc, e que irão involuntariamente te ajudar a entender que você precisar encontrar similaridades.
Por isso, desejo que vocês encontrem logo de início o amor verdadeiro e duradouro. ..mas se isso não aconteceu ainda... Então aproveitem o aprendizado dessas breves relações.
Sobre amores passageiros, você percebe depois que ele passa...que a melhor coisa a ter acontecido foi justamente ele não durar.
Eu te desejo amor "eterno"... mas só se ele for verdadeiro.
É nossa luz, não nossas sombras que nos assustam. Você precisa cavar fundo, muito fundo para descobrir o que realmente lhe faz feliz.
Viva a vida intensamente, pois a sua vida é única, não á desperdice. Viva intensamente como uma criança inocente quem não olha quem, mas sim o que se sente. Se ama alguém por amar, pare, ame de verdade.
UMA DOENÇA NÃO É O FIM.
Este texto é dedicado a todos aqueles que, de alguma forma, por fraqueza, descontrole, ou emotividade pensam ser a doença o primeiro passo para a morte e também a seus parentes ou pessoas que estejam mais próximas, pois a cura, em qualquer caso, depende de um esforço conjunto. É necessária uma boa dose de fé, em Deus ou em qualquer outro ente, confiança na equipe médica e auto-estima quanto a seus valores inerentes, pois o desejo de viver do paciente é de suma importância. É extremamente delicado tentar confortar ou mostrar uma saída para a pessoa que está passando por um momento difícil, mas se não tentarmos é aí mesmo que nunca conseguiremos. Para você que é portador de alguma doença da qual teoricamente não se livrará, um conforto: se você leu até aqui, é por que não somente sua curiosidade, mas algo mais forte dentro de você, como a esperança, o despertou para o título desse texto e por seu primeiro parágrafo. Pare cerca de 10 segundos pensando nisso e continue a leitura.
Uma posição sempre muito comum na humanidade foi o fato de todas as pessoas ficarem sem um norte quando se descobrem portadoras de alguma enfermidade grave como a AIDS, o câncer etc. Muitos ficamos desolados mesmo numa simples tuberculose; ou se nossos filhos nascem portadores de síndrome de Down ou autistas ou ainda com paralisia infantil. Chegamos a cometer a insensatez de acharmo-nos injustiçados. Mas essa é uma posição muito covarde, posto que não nos sentiríamos da mesma forma se ganhássemos na loteria. Pense bem: as duas situações são matematicamente idênticas. É apenas uma questão de probabilidades e todos sabemos.
O paciente precisa mostrar o valor que a vida tem para ele. Ele precisa continuar vivendo a cada segundo que seus pulmões ou seu coração funcionam. O que acontece é que muitos pensam que a vida termina quando o coração pára de bater ou o cérebro pára de emitir sinais elétricos, aliás um conceito muito difundido na medicina moderna e, sob determinado ponto de vista, condenável. Do ponto de vista humano, essa é uma definição de morte sumamente errada.
Se eu deixar de construir meus ideais, de olhar para frente, de sentir a família que tenho a meu lado, esquecer que prometi a meu filho acompanhá-lo em sua formatura ou esquecer que prometi a meu pai ser o melhor jogador de futebol do mundo de nada adiantará meu coração continuar a bater, posto que a magia da vida, o viver, não mais existe. Agora sim, do ponto de vista humano, chegamos a uma boa definição de morte.
Para todos está muito claro que ciência e religião sempre travaram um embate mortal. Em vista disso, por exemplo, muitos são aqueles que desprezam a força da fé ou crença, se apegando somente ao que está cientificamente comprovado; esses são os racionalistas ou cientificistas. Outros simplesmente desprezam as recentes descobertas científicas e pensam que apenas as orações e a subordinação a um ser supremo são suficientes para a cura. E triste perceber que para ambos os grupos, por diversas vezes, apenas quando suas vidas estão por um fio é que se dão conta que de suas frágeis existências nada compreendem. A cura esta dentro de cada um de nós, ou, em outras palavras, todos somos deuses, anjos, santos e médicos de si mesmos, seja quando através de nossa fé cremos que as coisas podem mudar seja pela confiança nos conhecimentos médicos ou ainda pela união entre os dois. A vida pertence àqueles que a querem ou que dão sua vida por sua vida. Mais importante que o tempo de vida que o médico estima para o paciente é o tempo que o paciente decide, com seus pensamentos e atitudes, ter de vida.
Nosso tempo somos nós que fazemos. Suponha uma história (assim como muita gente conhece de verdade) em que um paciente terminal com estimativa de 6 meses, ao receber a notícia, dá cabo de sua vida no dia seguinte. Está aí um bom exemplo de uma pessoa que fez seu tempo: o que teoricamente seriam 6 meses ela transformou em 24 horas. O paciente deve resgatar sua força e apegar-se a ela; deve perceber que mesmo a solidão pode ter uma serventia, pode ser o momento de se virar sobre si mesmo, seja no arrepender-se de seus pecados seja no reconhecer que a vida é realmente uma caixa de diamantes brutos, que devem ser lapidados pelas ações do dia a dia.
Novamente a frase: “se nunca tentarmos, nunca conseguiremos”. Pode parecer difícil conciliar paciência, perseverança e coragem com as regras brutais do mundo atual, mas devemos tentar. Quando experimentarmos pela primeira vez a sensação purificadora desse êxito, teremos um impulso, um estímulo, para tentar mais vezes e, em muitas destas, iremos conseguir. Não é errado se sentir só. O errado é hesitar em pedir ajuda do próximo que acredita em você ou nele mesmo. Errado também é desestimular a confiança do próximo ou negar-lhe apoio. Alguém já deve ter ouvido isso, mas vale repetir: “o tempo só vale enquanto vivido, jamais quando contado no calendário”. É o tipo de frase que muitos chamam filosófica, romântica, platônica, careta, entre outros termos mais populares. Mas o erro não está na frase, e sim na assertiva a respeito dela. Em certa ocasião, uma mulher, Maria, que sofria de câncer de mama e fígado tomava um chá muito amargo quando alguém fez o seguinte comentário: “_ ah, eu não teria coragem de tomar um chá tão amargo assim”. Nisso, D. Maria respondeu: “_ qualquer chá que digam curar minha doença eu tomo, pois quero ficar boa logo”. É algo semelhante à frase “quando tiver sua vida nas mãos, não hesite em jogar cara ou coroa”. O que D. Maria fez foi justamente, ao ter sua vida nas mãos, jogar cara ou coroa. Não tinha certeza absoluta de que o chá funcionaria, mas o tomou por indicação de terceiros. Utilizou a vaga informação proferida por alguém como impulso e sua fé como caminho para mais uma tentativa de se salvar.
Se você ainda não acredita que o fenômeno chamado vida é incrível e merece muito reconhecimento por parte de quem o possui, então vou contar uma história curta, muito curta, sobre a origem da vida. O que aconteceu para que eu pudesse ter escrito este texto ou você tê-lo podido ler? Vamos ver de um ponto de vista científico, por exemplo (poderia ser do religioso) e tomando você e sua vida como ponto de partida. Supõe-se que há cerca de 15 bilhões de anos houve a formação do universo, mas a formação do sistema solar começou há apenas 5 bilhões de anos e as primeiras formas de vida na Terra surgiram há apenas 5 milhões de anos. E somente na Terra , a princípio, se encontram as condições para o florescer da vida; portanto você deve ser um terráqueo e seus pais também, para não entrar em níveis maiores de generalidade, como avós, bisavós etc. Seu pai e sua mãe tiveram que se escolher e copular entre si, sendo que a população mundial de hoje está na casa dos bilhões! E você foi um espermatozóide entre bilhões de seu pai que fecundou apenas 1 dos 400000 óvulos de sua mãe_ e acredite: se aquele espermatozóide fecundasse outro óvulo, o resultado não seria você. O embrião resultante deve ter se fixado corretamente no útero e se desenvolvido corretamente por cerca de 36 semanas sem qualquer tipo de dano, que poderiam ser milhares! Você deve ter sobrevivido aos significativos índices de mortalidade infantil, principalmente para nascidos em países do chamado terceiro mundo. Deve ter sido vacinado e ter passado com saúde pelas “doenças da infância”, como sarampo e catapora. É necessário que você, até este exato momento, não tenha sido afetado por qualquer enfermidade dos meios visuais ou auditivos que o impossibilitasse de ler ou ouvir estas frases...
Se eu continuasse a enumerar tais eventos, nem as páginas da enciclopédia britânica seriam suficientes para escrever o primeiro capítulo dessa história!
Perante tudo isso, pense que se na pior das hipóteses você está tecnicamente com os dias contados, foi uma desgastante luta te pôr aqui, vivo. Se alguma doença o estiver abarcando e amedrontando, não se deixe ir sem lutar. Seja digno com o presente que lhe foi cedido e lute agora tanto quanto os acontecimentos lutaram para que você existisse.
Se você não tem nada, aja como fosse um rei. Seja digno, mesmo quando tentam te tirar o que de mais precioso você tem.O que mostra que você pode ser mais do que mostra a sua simples aparência.
Guarde em seu coração um canto em que a inocência se encontra com a pureza. Se for assim, ali você encontrará refúgio nos tempos de angústia.
A vida é um elástico que se estica até estourar. Não comece forçá-lo antes da hora, para que não estoure cedo demais.
Ficar pensando em algo que não pode mudar é a mesma coisa que pensar como seria se você não tivesse nascido.
Bom mesmo é estar com quem a gente gosta. Cuidar para manter perto quem nos faz e nos quer bem e se afastar de quem nos faz e nos quer mal. Cultivar velhas amizades para ganharem mais força com o passar dos anos, cavar novos espaços no coração e deixar mais calor humano entrar.
Sentimos medo diante do perigo, do inesperado, do incerto... mas só conseguimos ter coragem quando sentimos medo. E embora eu não tenha coragem de jogar tudo pro alto de repente, planejarei minuciosamente como jogarei tudo pro alto na hora certa, pois aprendi que o medo é sempre maior que o perigo, e que mudar - de pensamento, planos, rota - não é tão ruim assim quando se tem um objetivo!
Algumas palavras que sempre usamos como um mantra e que acaba às vezes parecendo repetitivas: Foco, força, fé e foda-se! Vou resumir o que elas significam pra mim:
Fé: É o momento em que decidimos acreditar em nós mesmos, quando enxergamos que podemos e que somos capazes de conseguir conquistar o que almejamos e é essa fé que nos ajuda a não desistir!
Força: É o que precisamos todos os dias para lutar, para não desanimar, para continuar mesmo com frio, com chuva, com preguiça, com TPM, com DOR! Força é o que nos impulsiona à tentar tudo de novo depois de já ter tentado no dia anterior, na semana anterior, no mês anterior...
Foco: Esse é o reflexo que temos que projetar de nós mesmos lá na frente, meu foco é o que eu espero de mim, é o que eu quero alcançar como objetivo, e imaginando isso eu consigo buscar sempre chegar lá, sem olhar para os lados, para as adversidades, para os empecilhos, para os obstáculos, para o que não me acrescenta nada de bom, e não perco o foco jamais!
Foda-se: Tão importante quanto as outras, é essa palavrinha mágica que nos permite ignorar comentários que não pedimos ou que não concordamos, é com ela que nos afastamos de todos os alimentos que fazem mal e deixamos eles bem longe do nosso estilo de vida, é o que mentalizamos quando nos desafiamos dia após dia e criamos meios de nos superar, é superação, coragem, é meu “eu consigo e ponto e nada pode me segurar além de mim”.
Muitas vezes sendo bonzinhos não somos reconhecidos pela bondade, outras vezes sendo autênticos não somos reconhecidos pelo excesso de autenticidade, podendo até ser mal interpretado, muitas vezes distribuímos sorrisos para sermos retribuídos com o silencio ou até mesmo ausência de sentimento ou estimulo, por isso é importante nos dedicarmos a pessoas que se importam com nós e nossas atitudes.
As vezes pode ser doloroso investir segundos, minutos ou horas do dia dedicando pensamentos para pessoas que muitas vezes nem se importam, pensam ou lembram de nós, contudo isso é uma escolha que pode mudar a qualquer momento! De certa forma estou repleto de cansaço ao ver todos aderindo às conversas dos iguais, às falsas impressões repletas de atitudes vazia, repletas de jogo, impeto carnal, ou ausência da declaração de sentimentos e expectativas reais e verdadeiras, mas como de certa forma meu maior defeito é ser o que sou não consigo deixar de ser diferente apesar de muitas vezes parecer não fazer a diferença ou surtir algum impacto, mas não me importo com isso, mas sim na mensagem "passada"
Estou levemente enjoado daqueles de sentimentos negativos e falsos personificados em seres que assumem forma de gente e andam por ai abraçando indivíduos repletos de mentiras, cansado de pessoas que mentem pra si mesmas, pessoas que fabricam tristezas, falsas crenças e medo, cavando seu próprio buraco, sua própria cova, tornando o destino previsível e desejando o imprevisível em que sua zona de conforto ou barreiras as impedem de construir ! Medo de amar, medo de largar, medo de fugir, medo de se esconder, e admiradoras de uma inércia repleta de observação e regras que racionalizam o que devem ser espontâneo.
A minha maior vontade na maioria das vezes é de mandar muita coisa pro ar e recomeçar do "zero" fingindo que não percebi e que desconheço tais capacidades repletas de incapacidades, mas a grande verdade que me rodeia e que de certa forma me atormenta, e me motiva, é o fato de ser difícil viver sem isso! Sem essa incerteza, sem essa luta continua pelo entendimento e compreensão! É a vida sendo vida, é a percepção proporcionando evolução através das atitudes, prioridades e escolhas certas, vida se resume a isso!
Sem esse cansaço desgastante, sem essa angústia apavorante e temor latente, não existe aprendizado! Muito menos vida, muito menos graça! Entretanto algo é muito presente: O caminho escolhido que leva a dor! E nossa! Como dói quando o escolhemos não é mesmo? Ele nos expõe, nos revela e nos machuca, mas é uma dor passageira! São dores que são fruto da nossa entrega repleta de expectativas falsas criadas e alimentadas por poemas que lemos, filmes que assistimos, músicas que ouvimos e pessoas extremamente deslumbrantes e perfeitamente erradas nas quais depositamos confianças e expectativas, todavia assumimos tais riscos por simplesmente ESCOLHER, até porque entendemos com clareza onde belas escolhas e caminhos podem nos levar, entendemos que uma vez que partimos do ponto de partida só voltamos nele quando a corrida termina e tudo chega ao fim, e mesmo assim o fim trás um novo caminho, só que desta vez mais curto! Isso se você souber aproveitar bem!
Mesmo que diante de nós temos um mundo de possibilidades, se não temos conosco GRATIDÃO, nutrimos a ilusão de que nunca temos o suficiente.
A vida fica mais bela quando somos gratos e nos livramos da pretensão de que merecemos alguma coisa.
Liga-te as pessoas que gostam realmente de ti, que estão no teu lado nos bons e maus momentos, que se preocupam contigo, que te fazem rir e chorar de felicidade, que vão ter contigo só para te abraçar... acima de tudo, não percas tempo com parvoíces, porque a vida é curta e estás aqui para ser feliz.
Cada dia é uma vitória, hoje mais do que nunca compreendo que a nossa passagem aqui na terra é mais curta do que possamos imaginar. "O amanhã não existe para muita gente". Eis uma verdade absoluta, temos que viver o dia de hoje como se fosse o último dia de nossa vida. "Nunca deixa para amanhã o que se pode fazer hoje". Temos que aprender a priorizar as coisas que edificam a nossa vida, a busca pela felicidade não está condicionada a conquista de bens materiais e nem muito menos de status social. A verdadeira felicidade está dentro de nós, quando podemos viver intensamente um sentimento verdadeiro, o amor é um bem maior que o ser humano pode ter.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Caráter e Princípios
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Feliz aniversário, amiga: 45 textos curtos de parabéns
- Alegria: pensamentos e reflexões para uma vida mais leve
- 37 frases sobre aproveitar a vida e ser feliz de verdade
- Eu só quero ser feliz: frases para inspirar uma vida mais leve
