Agradecimento de Professora para Aluno
O aluno ocado, sem o saber útil, incompetente funcional, não respeita o professor, porque o toma por metonímia da escola.
Escola pública leva o aluno a sentir ira do mestre e tê-lo como rival:Superlotação das salas é desumano e critérios de prova.
No último final de semana, em uma festa, um aluno brincalhão me perguntou: professor você dança “kuduro”? Claro que foi uma gargalhada só, da moçada que estava por perto, calmamente respondi: atualmente não, mas quando era mais jovem era muito comum eu dançar com a outra extremidade nas mesmas condições! (Pedro Marcos)
Quem será o verdadeiro aluno? Aquele atrás de uma carteira entre inúmeras tarefas repetitivas e mecanizadas, tão comuns no cotidiano da escola ou aquele que pode nas aulas de Educação Física expressar, verbalizar, interagir, comunicar e vivenciar diferentes culturas para o seu contexto social, sem que nenhuma de suas potencialidades seja negligenciada. Diferentemente das outras disciplinas que tratam especificamente de um saber conceitual, a Educação Física possui uma abordagem mais ampla. A Educação Física vai além de algo biológico, é necessário percebê-la além dos aspectos motores, mas também de caráter afetivo, social e cultural.
Professor não pode sorrir para aluno,porque ele acha que é amigo demais para respeitá-lo e diferenciar as responsabilidades.
O aluno é o único voraz do conhecimento em sala de aula. O homem educador é o único que transforma os seus alunos em voracidades do novo saber.
O homem educador é a única universidade que transforma o conhecimento ao aluno em ideias. O educador homem é a única faculdade que estimula a aptidão do saber ao educando.
O aluno é o único filhote que aprende a pensar se tiver uma referência exemplar. O aluno é a cria do educador na sala de aula.
O aluno é a única cria que aprende a voar se o educador ensiná-lo a bater as suas asas, desde que perceber que ele já pode começar a dar voos pequenos.
O aluno é o único procriar do conhecimento do educador. É a única cria que aprende a procriar o conhecimento para colher ideias para si e para o mundo.
As formas de avaliar o aluno faz do(a) pedagogo(a) se auto avaliar como ele está sendo como um mestre de suas aulas.
O PIOR ALUNO DA ESCOLA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Naquela escola, o título de pior aluno tinha um dono absoluto. Ele conquistara o posto a duras penas, ao desbancar um a um todos os rebeldes sem causa como o próprio, que ousaram a tentativa de usurpar o poder. Para cima dele ninguém se deu bem, pois a sua criatividade para ser cruel, baderneiro, armador e sonso o bastante para não ser expulso não tinha limite.
Houve até um menino que uma vez - ou era uma vez - chegou bem perto de se tornar pior do que o pior aluno da escola. Foi páreo duro, mas quando o dono do pedaço viu que a coisa estava feia, reagiu radicalmente. Tão radicalmente, que o aspirante sentiu na pele, nos olhos, no queixo, nos dentes, na boca e na boca do estômago, que a honra de ser pior - ou melhor pior do que o pior - poderia lhe custar muito mais caro do que o previsto. No fim das contas, ele foi obrigado a reconhecer a supremacia do melhor pior que aquela escola poderia ter, de fato.
Para não ficar sem trono e não sofrer para sempre as consequências drásticas de ameaçar o posto do pior aluno, aquele segundo pior, que detestava ser o segundo e queria ser o primeiro em algo, fez o percurso inverso: decidiu ficar bem bonzinho; cada vez mais bonzinho, estudioso, e decidiu enfim se conformar com o posto de o melhor aluno da escola.
O pior dessa história de ser o melhor é que o cargo não dura muito. O melhor vai em frente, passa de ano e tem sempre que recomeçar. Fazer tudo de novo por uma nova fama. Sendo assim, aquele já melhor aluno também resolveu radicalizar; fazer história: virar um nerd sem precedentes; um CDF inveterado; em outras palavras, um chato de galocha... ser o melhor aluno de todos os tempos, daquela bendita escola.
Por uma sorte torta, ser o melhor aluno da história daquela escola, de certa forma realizou seu primeiro sonho, porque chegou-se a um ponto em que ninguém o suportava com aqueles ares de o melhor, do bonzinho que virou bonzão, que fizeram dele o pior. O mais impopular de todos. Aquele que os meninos e meninas queriam desbancar, para ele deixar de ser besta.
E por sorte ainda mais torta, ocorreu que o pior aluno da escola nem se dava conta da inversão de valores que o tornara melhor do que o melhor aluno.
O maior equívoco do sistema educacional é tomar o aluno por patrão de professor. É "abominável a escrava que toma o lugar da sua senhora"! Oxalá, a escola não esteja ensinando inversão de valores!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp