Agradecimento ao Mestre
A prepotência de Senhor do Saber, que alguns mestres ostentavam, não existe mais.
Década da Inclusão.
Professores...
quem não vai buscar no fundão da memória
lembranças de mestres queridos?
Os Professores realmente merecem
estas homenagens por este dia,
e por mais 364 dias do ano...
A eles (e elas) dedico meus mais efusivos
Ósculos e amplexos,
Marcial
"DIA DO PROFESSOR" SÃO TODOS OS DIAS DO ANO
Marcial Salaverry
Verdade seja dita, para falar em Dia do Professor, é preciso realmente falar de todos os dias do ano, pois são verdadeiros heróis anonimos, e todos os dias do ano estão presentes na vida de toda e qualquer pessoa que um dia frequentou os bancos escolares...
Parafraseando um velho ditado, digo que de professor e louco, todos temos um pouco. Todos nós temos algo de professor dentro de nós. A verdade é que sempre temos algo a ensinar a alguém e, principalmente, sempre estamos, pelo menos, querendo ensinar algo a alguém. Vai daí que, o Dia do Professor é dedicado a todos nós, e não somente àqueles heróis e heroínas que labutam nos bancos escolares, ganhando uma fábula de salário (lógico, fábula é coisa que não existe...) procurando ensinar suas matérias a alunos, na maioria das vezes muito recalcitrantes, e que tentam deixá-los mais doidos do que realmente podem ser...
Quem de nós não tem um lugarzinho especial na memória para algum professor (a) que teve uma passagem marcante em nossa vida? Eu particularmente, retiro das brumas de um passado longínquo o nome de Dna. Rosina Pastore, que foi minha professora no quarto ano primário e admissão ao ginásio no Grupo Escolar Arthur Guimarães. Sem dúvida alguma, UMA SANTA, e reconheço que muito do que sei e sou, devo a ela, pelas lições de vida que dava em suas aulas.
Acho que a melhor homenagem que se pode prestar a esses profissionais abnegados é esse mergulho no passado e, com um pensamento forte e saudoso ver e relembrar a importância que os professores tiveram em nossa vida. Não deixo também, de estender os parabéns a todas as pessoas que, revelando o professor que existe dentro de si, sempre estão prontos a transmitir seus conhecimentos para outrem. Todo aquele que ensina alguma coisa a alguém, pode com todo direito ser chamado de professor. Então, a todos aqueles que em alguma época da minha vida dividiram seus conhecimentos comigo, meu MUITO OBRIGADO E MEUS PARABÉNS pelo dia 15 de outubro.
Ainda temos que falar sobre quem realmente é o elo que liga as gerações, entre Pais e Filhos. São os incompreendidos e abnegados professores e professoras, e o mais interessante é que muita gente acha que é muito fácil ser professor. É só decorar as aulas, e despejar matéria em cima dos alunos. Depois, corrigir as provas, dar as notas, e pronto. É verdadeiramente uma maravilha ser professor, mas esquecendo as utopias, vamos para a realidade. É uma das classes mais mal remuneradas que existe. Se não tiver outras fontes de renda, tem que correr feito doido atrás da bola, em 3 e 4 empregos, para tentar morrer de fome com dignidade, e não podemos esquecer os longos anos de estudo para chegar ao Magistério. Realmente, Professor não é uma profissão, é um estado de espírito.
Na verdade, é preciso muita psicologia para lidar com crianças, dada a heterogeneidade que se encontra em uma sala de aula, e o problema principal são os adolescentes que já trazem mais arraigados os problemas domésticos, e que são por natureza revoltados contra alguma coisa, que nem mesmo eles sabem definir, e que os professores procuram "consertar", e lembrando disso, sem dúvida temos que registrar aqui uma homenagem a estes que são o verdadeiro elo da ligação "intergeracional". É um trabalho de "sapa", nem sempre compreendido, mal remunerado e super sacrificado. Afinal, estão lidando com o futuro das crianças. Muitas vezes crianças-problema são "consertadas" na sala de aula, graças ao trabalho psicológico lá desenvolvido pelos professores. Muitas vezes o trabalho dos professores é estragado pela falta de uma complementação doméstica.
E assim, considerando que todos temos algo de professor em nosso interior, desejo que este dia seja na verdade UM LINDO DIA, a ser bem vivido por todo e qualquer ser vivente...
Aos mestres com carinho...
Aquele que transmite o que aprendeu
Aprende ensinando, ensina o caminho
Nossa reverência ao sábio no apogeu
Da dedicação, os que redigem a educação
Sacerdote da instrução, das letras, do liceu
Gratidão eterna aos formadores de cidadãos.
Há muitos mestres da Bíblia e poucos praticantes! Há também uma geração de muitos ouvintes e poucos praticantes. Pois não basta ouvir, ler, escrever ou mesmo traduzir se não for cumprir!
Desculpem me os mestres vanguardistas do mundo inteiro mas é muito mais fácil para mim como profissional da arte , caracterizar como o bom e próspero jardim da arte contemporânea de hoje um dos caprichosos, limpos e criativos trabalhos de um dos tantos artesãos que em semelhantes plataformas vários artistas consagrados do passado já beberam em diversas épocas e bebem até hoje.Do que aceitar e reconstruir clássicos conceitos de materialidades por instalações, luzes, motores, sons mecânicos e imagens copiadas e retocadas por photoshop como obras de arte de valor artístico significativo, estético, conceitual e semelhante.
Cada dia que passa percebe-se que a sociedade quase que no geral tem banalizado os mestres da vida, ou seja, os nossos pais, pois a mesma não tem valorizado e exaltado àqueles que por excelência nos passaram as primeiras lições que um limitado ser humano nascente não saberia por si só realizar.
O tempo é o mais sábios de todos os mestres.
Com ele aprendemos que mudar não depende "só de nós".
Com ele aprendemos que para amar alguém, não precisamos deixar de amar alguém.
O tempo nos ensina que ele bate forte e que nossos músculos vão ganhando força.
O tempo nos diz que ele passa e que com ele vamos passando juntos.
Ah o tempo!
Hoje sou mais, não que os outros,
não mais que o tempo,
não mais que meus mestres,
não mais que meus pensamentos.
Hoje sou mais e, não mais do que o livro que lí,
não mais que a música que ouvi,
não mais que os códigos que saboreei,
não mais que os lugares que avancei.
Hoje sou mais e digo como o sol, sou mais do que
Se podia ver do meu eu no pretérito,
não que ele seja, hoje, inexistente.
Mas está transladado em mim
Há muitos doutores que são analfabetos funcionais. E outros milhares de mestres, querendo ensinar aquilo que jamais aprenderam.
Filósofos… Mulheres… Amor…
Não consigo entender um tal pensar;
Havido em tantos MESTRES do falar;
Quando os tais se referem: à mulher!
Por nelas, tanta riqueza encontrar;
Havida desde o a todos, nós gerar;
Até a um de cá todos, nós nascer.
Não consigo entender, um tal pensar;
Por nelas, toda a nossa essência estar;
Tão tida em nossas fases desta vida!
Por sem o existir delas, neste andar;
Sequer podermos cá neste habitar;
Ter esta em nós havida: vida tida.
Não consigo entender, um tal pensar;
Por em: humanos, tanto inteligentes;
Que em nós, tanto apuraram o julgar!
Que a nós, tão ensinou a raciocinar;
Daí como entender, ver em tais mentes;
Parecer haver delas, não gostar?
É isso que a mim faz, deles chorar;
É isso que ultrapassa, meu entender!
É isso que até me faz: pena ver!
Em quem tanto me ensinou, ao bem, ver;
Mas por não ver, na mulher, bem-querer;
Não consigo entender, deles; pensar!
Manuel Santos
“Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem.”
Sócrates
“Amor: uma perigosa doença mental.”
Platão
“Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor!”
Camões
“A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.”
Immanuel Kant
“Para a mulher, o homem é um meio: o objetivo é sempre o filho.”
Friedrich Nietzsche
“As melhores mentes podem ter as maiores virtudes ou os maiores vícios.”
René Descartes
Alguns universitários, licenciados, mestres e doutorados, tornam-se apenas meras utopias do saber pelo mundo, pois, da Universidade a vida prática, apenas conhecem o desemprego como o fundamento do seu aprendizado.
"Os mestres e pais da filosofia, não teriam em seus auges as inúmeras reflexões objetivas, influenciadas por várias questões subjetivas que surgiram ao longo dos tempos"
O meu Amor a todos os Mestres.
Alguns chamam de professor,
outros fessor,
outro bocado prô,
e outro tantão teacher...
Minha Gratidão a todos estes formadores de filosofos ou aprendizesdo saber.
Mestres - Namastê!
Vivemos a época em que as heresias estão no ápice, e os falsos mestres e falsos profetas chegaram ao clímax das heresias e extremismos. Temos heresias nacionais e heresias importadas.
Temos várias xerox do paganismo e das seitas. A Bíblia para muitos já não é a norma máxima de fé e prática. Estamos vivendo a época do “eu acho, “eu penso”, “eu vejo desta forma”, eu “entendo assim” e “nada a ver”. A Bíblia deve ser a norma máxima de fé e prática, o Espírito Santo deve ser o nosso único guia, e a nossa intimidade com Cristo e com a sua Palavra, deve ser uma realidade diária e constante.
Temos que permanecer com os pés no chão, mas, com a mente e o coração no céu, temos que pensar na nossa vida material, mas, temos que atentar para com a nossa vida espiritual e com a salvação dos perdidos. Não podemos perder o foco do Evangelho simples e puro, não podemos esquecer das Palavras do Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Não podemos esquecer das advertências sobre os falsos profetas e sobre os falsos ensinamentos.
É muito bom aprender com as experiências dos mestres. Dá para pegar as mesmas estradas. Contudo, tomo cuidado, pois os veículos deles devem estar bem melhores que o meu.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp