Aforismos de Nietzsche

Cerca de 1053 frases e pensamentos: Aforismos de Nietzsche

A Sabedoria do Sofrimento

O sofrimento não tem menos sabedoria do que o prazer: tal como este, faz parte em elevado grau das forças que conservam a espécie. Porque se fosse de outra maneira há muito que esta teria desaparecido; o facto de ela fazer mal não é um argumento contra ela, é muito simplesmente a sua essência. Ouço nela a ordem do capitão: «Amainem as velas». O intrépido navegador homem deve treinar-se a dispor as suas de mil maneiras; de outro modo, não tardaria a desaparecer, o oceano havia de o engolir depressa. É preciso que saibamos viver também reduzindo a nossa energia; logo que o sofrimento dá o seu sinal, é chegado o momento; prepara-se um grande perigo, uma tempestade, e faremos bem em oferecer a menor «superfície» possível. Há homens, contudo, que, quando se aproxima o grande sofrimento, ouvem a ordem contrária e nunca têm ar mais altivo, mais belicoso, mais feliz do que quando a borrasca chega, que digo eu! E a própria tempestade que lhes dá os seus mais altos momentos! São os homens heróicos, os grandes «pescadores da dor», esses raros, esses excepcionais de que é necessário fazer a mesma apologia que se faz para a própria dor! Não lha podemos recusar! São conservadores da espécie, estimulantes de primeira qualidade, quando mais não seja porque resistem ao bem-estar e não escondem o seu desprezo por essa espécie de felicidade.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência"

Inserida por OswaldoWendell

O que hoje sou, o lugar em que me encontro — a uma altura em que já não falo com palavras, mas com raios — oh! Como então estava ainda longe disso! — Mas eu percebia a Terra prometida — em nenhum instante me enganei sobre o caminho, o mar, os riscos — e o sucesso! A grande tranquilidade no prometer, a feliz visão em direção a um futuro que não há de ficar em simples promessa! — Aqui cada palavra é vivida, profunda, íntima; nem faltam coisas dolorosíssimas, havendo palavras que propriamente sangram. Mas um vento de grande liberdade sopra sobre tudo; a própria ferida não age como objeção.

Inserida por PensamentosRS

Virtudes Inconscientes
Todas as qualidades pessoais de que um homem tem consciência - sobretudo quando supõe que os que o rodeiam as vêem, que saltam aos olhos dos outros -, estão submetidas a leis da evolução completamente diferentes daquelas que regem as qualidades que ele conhece mal ou não conhece, as qualidades que a sua finura dissimula ao observador mais subtil e que parecem entrincheirar-se atrás da cortina do nada. Assim como a delicada gravura que esculpe a escama da serpente: seria um erro ver nela ou uma arma ou um ornamento, porque só é possível descobri-la ao microscópio, por consequência com um olho cuja potência é devida a tais artifícios que os animais para os quais ela teria por sua vez servido de arma ou de ornamento não possuem semelhante!
As nossas qualidade morais visíveis e, nomeadamente, aquelas que nós acreditamos serem tais, seguem o seu caminho; e as do mesmo nome que se não vêem, que não podem portanto servir-nos de arma ou de ornamento, seguem assim o seu caminho, provavelmente completamente diferente, decoradas de linhas, de finuras e de esculturas que poderiam talvez dar prazer a um deus munido com um microscópio divino. Eis por exemplo o nosso zelo, a nossa ambição, a nossa perspicácia: temo-los, toda a gente os conhece; mas não possuímos além disso o nosso zelo, a nossa ambição, a nossa perspicácia, escamas de réptil para as quais ainda se não encontrou nenhum microscópio? E eis os amigos da moralidade instintiva a gritar: «Bravo! Ao menos admite a possibilidade de virtudes instintivas!... Isso não basta!» Oh! como vos basta pouco!

Inserida por NunesLucas

Vejo muitos soldados: quisera ver muitos guerreiros! "Uniforme" chama-se àquilo que vestem: que não seja uni-forme aquilo que com isso ocultam!

Inserida por tayarareboucas

Não é possível que um homem não tenha no corpo as características e predileções de seus pais e ancestrais: mesmo que as evidências afirmem o contrário.

Inserida por PensamentosRS

A vida do inimigo. – Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em que ele continue vivo.

Friedrich Nietzsche
Humano, demasiado humano. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
Inserida por abelzinho

⁠Aquele que não pode obedecer a si mesmo será comandado.

Friedrich Nietzsche
Assim falou Zaratustra (1883).
Inserida por natan_luiz_1

⁠Quem não pode comandar a si mesmo, deve obedecer.

Friedrich Nietzsche
Assim falou Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Inserida por pensador

⁠Um ser vivo procura acima de tudo descarregar sua força, a própria vida é Vontade de Poder; a autopreservação é apenas um de seus resultados indiretos e frequentes.

Inserida por asafe_santis

⁠Psicologicamente, os judeus são um povo dotado de uma vitalidade muito forte.

Inserida por asafe_santis

⁠Não o amor pela humanidade, mas a impotência do seu amor, impede aos cristãos de hoje, nos queimar.

Inserida por asafe_santis

⁠O diabo tem as perspectivas mais amplas sobre Deus; e por isso se mantém tão à distância; o diabo, em verdade, e o amigo mais antigo do conhecimento.

Inserida por asafe_santis

⁠Em última análise, amamos nossos próprios desejos, não a coisa desejada.

Inserida por asafe_santis

O público facilmente confunde quem pesca em águas turvas com quem colhe das profundezas.

Friedrich Nietzsche
Humano, demasiado humano II. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Inserida por Ketteiteki

⁠⁠Onde a vontade de poder declina de alguma forma, há sempre uma involução fisiológica, uma décadence.

Friedrich Nietzsche
O anticristo. Porto Alegre: L&PM Editores, 2008.
Inserida por Ketteiteki

Não passa de um preconceito moral que a verdade tenha mais valor que a aparência; é inclusive a suposição mais mal demonstrada que já houve.

Friedrich Nietzsche
Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Inserida por malhoudo

O homem moderno crê experimentalmente ora neste, ora ⁠naquele valor, para depois abandoná-lo; o círculo de valores superados e abandonados está sempre se ampliando; cada vez mais é possível perceber o vazio e a pobreza de valores; o movimento é irrefreável. (...) A história que estou relatando é a dos dois próximos séculos.

Friedrich Nietzsche
Fragmentos Póstumos apud REALE, G. O saber dos antigos. Terapia para os tempos atuais. São Paulo: Loyola, 1999, p.7.
...Mais
Inserida por malhoudo

⁠O melhor autor será aquele que tem vergonha de se tornar escritor.

Inserida por PensamentosRS

⁠Quem quiser colher felicidade e satisfação na vida, que evite sempre a cultura superior.

Friedrich Nietzsche
Humano, Demasiado Humano. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
Inserida por PensamentosRS

Naquele tempo levavas tuas cinzas para os montes, queres agora levar teu fogo para os vales?

Friedrich Nietzsche
Assim falou Zaratustra: Um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
...Mais
Inserida por DanJSva