Achar Problemas nos Outros
É fácil resolver os problemas dos outros, afinal quem aconselha, quem escuta, esta observando tudo de fora, onde a visão é mais ampla, mas pouco sentimental.
O cérebro humano, assim como o dos outros animais, evoluiu para lidar com problemas imediatos. O cérebro humano é capaz de simular possíveis realidades futuras, mas não damos o devido valor para tal capacidade. Agimos de forma imediatista, emocional, instintiva, automática e estereotipada. Enquanto o vírus estava lá na China poucas pessoas do lado de cá do globo deram a importância devida. Somente quando o vírus chegou bem perto de nós é que começamos a nos preocupar e tomar medidas para tentar mitigar o estrago feito por nossa inação entre os dois primeiros meses do ano. Não é culpa nossa. Nosso cérebro é deste modo, pois se nos preocupássemos com todo tipo de problema futuro possível não conseguiríamos viver. Contudo, desde os primórdios há grupos de pessoas cuja principal função é tomar as melhores decisões para a comunidade tendo como base alguma tecnologia. Antigamente era o xamã, enquanto hoje é o cientista. O primeiro consultava os espíritos durante o transe, enquanto que o segundo usa modelos matemáticos e inteligência artificial. Desde os últimos dois meses do ano passado médicos e cientistas chineses já sabiam do novo coronavírus, um artigo científico de 2007 alertou concluiu que o consumo de morcegos representa uma bomba relógio e uma IA enviou uma notícia sobre o surto no último dia do ano passado. Enquanto, bilhões comemoravam a passagem do ano uma IA sofria do complexo de Cassandra. A pandemia vai passar, mas quando isto acontecer devemos mudar o modo como pensamos.
Quem julga os problemas e escolhas dos outros e não está na pele da pessoas para sentir.
A melhor coisas é ficar calado se não quer ajudar.
O mundo está se lixando para os problemas uns dos outros. Desde que vocêc sorria, já está bom demais. Na maioria das vezes, quando alguém pergunta a outrem se este está bem, já fica implícito na pergunta a advertência "Não amole a minha consciência com suas tristezas e lamúrias, só fiz uma saudação, não uma.demonstração de interesse".
O pior é que essa percepção não é amargura, é constatação.
"Alguém que se dedica a cuidar da vida dos outros tem sérios problemas emocionais, bloqueios, traumas e não suporta lidar com ela mesma. Cuidar da sua própria vida é seu melhor investimento!"
Ser cigana é ter sensibilidade na alma saber ver os problemas psicologicos nas atitudes dos outros enao revidar sabendo que os erros sao ignorancias e isso nao afetar seu humor de alegria humildade e paz.
É preciso separar o racismo de outros lamentáveis problemas sociais. A violência, a criminalidade e a segregação social estão presentes em nosso cotidiano, e poucos estão a se importar. A banalização da vida é gritante, em especial, nos bolsões de miséria, nos locais onde o poder estatal ignora fazer presente e gerar condições mínimas de vida digna a seus concidadãos.
Abaixo a lacração. Acima respeito e educação.
Não fique aí parado esperando que os outros resolvam os seus problemas. O mundo só começa a mudar, quando descobrimos que o mais importante é mudar o mundo que existe dentro de nós mesmos. E são as nossas atitudes, nossos medos e os nossos defeitos. O mundo te espera!
Estou vivendo do jeito que se pode viver, com alguns problemas e outros pra resolver, mas a vida é assim mesmo basta saber viver, sempre buscando nas simples coisas, a razão de um novo amanhecer..
FEL E FÉ.....
Outrora estive em outros mundos imaginários.
Terras sem problemas
Fáceis de habitar.
No entanto a consecutivas
Seções de tédio
Fui convocando ao suicídio.
Em tempos idos assim,
tinha o travesseiro de Eurídice,
a força do acaso e
a doçura de minha mãe comigo.
Cuide de seus problemas sem se importar
Com os outros que virão
Não vale a pena você se desgastar
Se reprimir, se revelar
Quem vive a vida e os problemas dos outros, na maioria das vezes recebe como prêmio decepções, descasos e frustrações. Podemos ajudar as pessoas ouvindo seus desabafos e juntos buscarmos soluções, mas não assumindo seus problemas, pois, agindo assim estaríamos tirando as chances dela mesma crescer no aprendizado que cada situação possibilita.
- Relacionados
- Se achar que precisa voltar, volte
- Achar a Pessoa Certa
