A Vida Me Ensinou

Cerca de 2112 frases e pensamentos: A Vida Me Ensinou

⁠Foi com ela que eu aprendi a amar
seu brilho no olhar me motiva a sonhar
sou grande no seu olhar
me leva pra perto do mar sorriso lírico que me faz suspirar.

Inserida por Vinischuartz

"⁠Uma lição que aprendi para vida exercendo minha profissão, jamais reservar muito espaço, seja para momentos de tropeços ou de acertos, porquanto o maior de todos os valores está na resoluta decisão de, indiferente às circunstâncias, seguir em frente sempre."

Inserida por wandermedeiros

Nunca mude sua vida por ninguém ,aprendi que ninguém muda a delas por causa de você. ⁠

Inserida por aldrey_oliveira

⁠Aprendi a dizer não
A lidar com a indiferença
A superar o desprezo
A ver a morte sem desespero.
A gostar de quem gosta de mim
A seguir o meu coração
A tratar todos do mesmo jeito que me tratam.
A confiar mais em mim e em Deus
A ser um homem de fé e não de religião
E a entender que tudo nessa vida passa, inclusive a própria vida.

Inserida por barcelos1961

⁠"...Também aprendí que a emoção é capaz de controlar a sua mente...! Quando emocionado você não tem o poder de pensar no que vai fazer...! As emoções tornam se mais forte que a nossa mente...! E trocamos o certo pelo bom...! E o preço disso vem logo depois da emoção passar...!"

Inserida por nalioszilo

⁠É certo que a vida é uma escola, na qual aprendemos constantemente. Porém, estes dias tenho aprendido ainda mais. Como águia tenho baixado a cabeça inúmeras vezes. A velha frase "manter-se de cabeça" erguida é linda, mas na prática não é bem assim. Precisamos ter humildade para baixar a cabeça, e até ajoelhar-se perante Deus para entender seus propósitos em nossa vida. É claro que não podemos esquecer de levantar a cabeça e seguir... mais forte e determinado. É para isso que servem estes momentos de resiliência. Para entendermos que somos imperfeitos, e precisamos sempre do outro em algumas situações, especialmente do amor e da misecórdia de Deus.

Inserida por barbaramelosiqueira

E sem criar expectativas vou vivendo, esperando sempre a vida me surpreender pois aprendi com o tempo que a vida e assim, quanto mais expectativas criadas por nos mesmo, maiores as chances de termos decepções no futuro, por isso não crio nenhuma mais, apenas vou vivendo fazendo o meu, em busca de dias melhores.

Inserida por leandro_hungria

⁠Aprendi desde cedo. "Cuidado lá fora." É o que a minha mãe dizia. "Cuidado lá fora, garoto." Não sei o que esperam que sejamos como adultos se temos que ter cuidado a porra da vida toda.

Inserida por pensador

⁠Devemos sempre cuidar do nosso valor existencial. Esta é uma tarefa muito difícil. Eu aprendi que nunca devemos subestimar a vida. Ela é muito traiçoeira. Diferente da existência que é segura, confiável e divina. Poucos de nós teremos este privilégio. Parabéns aos que conseguirem e gratidão eterna pela oportunidade de podermos tentar.

Inserida por WladimirMoreiraDias

⁠Eu aprendi que se você não aprender a sorrir de tudo, qualquer coisa vai te fazer chorar. E não há muito tempo para racionalizar todos os detalhes... A atitude certa é fazer uma pausa, respirar fundo e seguir em frente. Sabe por quê?
Porque, a vida é bonita e viver é uma mágica espetacular.

Inserida por autorgutembergcorrei

⁠Sou um ser de paciência
A paciência me faz
Eu aprendi muito pouco
Mas posso aprender mais
O tempo e meu aliado
A pressa minha inimiga
Coragem que não me falta
Pra prosseguir minha vida
E levo em minha bagagem
A mala cheia de afeto
E cada dia que nasce
Eu me sinto mais completo

Inserida por salomao8

⁠Quimeras de um menino do Vale

Aprendi ao longo da vida no Vale do Mucuri que não existe nenhum discurso 100% inocente; há sempre uma carga ideológica em todo o discurso; com maior ou menor intensidade, sempre vai existir um colorido ideológico velado. O que não se pode conceber é a intensidade dessa carga influenciar nas decisões tomadas; com tristeza, e profunda decepção, o que se percebe hoje são decisões tomadas a luz de militâncias emotivas capazes de contaminar a justiça dessas decisões em quaisquer setores da sociedade. Isenção e imparcialidade são conceitos que se perderam no tempo; são valores que ficaram na ternura de outrora; reminiscências que saem do túnel do tempo, provocando saudades, sofrimentos nostálgicos; na atualidade, o interesse do jogo político passou a ser uma tônica na sociedade de alma politizada, de interesses escusos em detrimento da coletividade. Por certo, como consequência de tudo isso, vivemos numa incruenta guerra de vaidades em meio a canhões deflagrando ódio e desamor; uma sociedade tomada pela indústria de rancores e violências gratuitas. Sonhos e quimeras são combustíveis da vida; alimentam a esperança num futuro improvável, invisível, apenas mantém de pé os desejos de realizações num mundo de fantasias e de sentimentos que brotam do âmago visceral para abastecer o corpo de elementos volitivos e sensações de prazer. Somos projetos inacabados rabiscados do passado; cuidar do passado representa uma perspectiva de dias melhores do futuro; cada dia representa um capítulo deste livro chamado vida; e assim, sonhamos por uma sociedade mais justa e equânime, de essência igualitária. Anseia-se por um mundo mais justo, fraterno, sem guerras, sem derramamento de sangue; por que a paz é mais importante que os conflitos armados; a paz é sinônimo de amor; a guerra é manifestação de desprezo e ódio. Nesse processo evolutivo, da inocência à maturidade, várias páginas são escritas, entre quedas e o ato de levantar, sacudir a poeira e aprender com as derrotas; aprende-se desde logo que na vida é melhor renunciar a cargos e funções, puramente fugazes, a viver subjugado e vinculado à esquemas não ortodoxos que arranham os nossos valores inegociáveis. Viver em paz espiritual é sempre melhor que viver momentos de puro deleite, pois é sempre preferível regozijar-se da paz eterna que andar nos holofotes efêmeros da vida.

Inserida por JBP2023

⁠Enquanto caminho para o cemitério.

Aprendi a não perder tempo com coisas que parecem ter grande importância no momento mas terão nenhuma importância no futuro. Aprendi a não colocar sentimentos em tudo o que brilha porque algumas pessoas não tem brilho próprio; algumas pessoas só brilham porque refletem o brilho dos outros.
Aprendi a não ter muita pressa para mudar de fase. Aprendi a aproveitar cada momento; a apreciar cada detalhe de todo ser que respira e também de toda a criação e feitura Divina.
Aprendi que o melhor dia da vida é sempre o Hoje.
Aprendi que serei esquecido mas não posso esquecer.
Aprendi a plantar lembranças para contar com muitas risadas no céu.🤣🤣🤣
Aprendi a relevar o mau humor dos outros que ainda não aprenderam tudo isso que eu já aprendi.
Aprendi que amar é sentir a dor do outro e fazer algo por ele(a) mesmo sem ele(a) saber.
Aprendi quase tudo o que precisamos saber para viver, e aprendi que para viver, não precisamos de quase nada de tudo aquilo que pensamos precisar.
Pena que perdi tanto tempo para aprender essas coisas.
Mas agora, o pouco tempo que me resta para viver, será muito maior e mais bem aproveitado, que todo o tempo desperdiçado enquanto caminho para o cemitério.

(Robson Bezerra Alves)

Inserida por RobsonBAlves

⁠Sabem, uma coisa que aprendi é que as nuvens são mais brancas vistas de cima e a vida acontece independente do que você esteja fazendo, se você estiver distraído pode se assustar com os resultados.

Inserida por ZaidaMachado

⁠Depois que aprendi que, nesta vida, não se morre apenas uma vez, perdi o medo da morte. Entendi que, da mesma forma que o corpo físico, quando morre e se deteriora, transforma-se em parte da terra e dá vida a outros organismos, a morte de ciclos, escolhas, verdades, personalidades ou de posturas perante a própria vida, inevitavelmente faz nascer um novo capítulo e novas possibilidades. E também que, com a superação dos apegos emocionais, o fim de algo em nós que não mais nos serve amplia a gama de realidades possíveis dentro da breve passagem pela existência.

Inserida por nenealtro

⁠“Eu aprendi a resolver as coisas indo embora, e isso sempre funcionou para mim, ficar talvez poderia funcionar, mas nem sempre dependeu só de mim.”

Inserida por thiago95macedo

⁠Vi, vendo e aprendi.

Deus — eu acho — inventou o mundo pra ser riso,
mas a gente, caçador de nadas,
faz da vida um troço
cheio de importância.

Pássaros aproveitam mais as tardes que os homens,
voam fora das asas.
Olhar um passarinho seria suficiente,
mas teimamos em perguntar o por que de tanto voo.
No voar sem pressa,
nos ensinam a atrasar o fim do dia.

Vi, vendo e aprendi o homem complica,
feito formiga carregando folha grande.
Parece que a vida não basta em si.
Não tem segredo em ser, disso eu sei.

É só a alegria besta de estar na terra,
feito pedra que gosta de água
ou planta que conversa com o vento.
Só se é adulto quando se cresce criança.

A gente inventa propósito tentando esconder o óbvio:
que viver é um exagero de simples,
uma risada larga,
um susto bom de não entender tudo.

Inserida por Epifaniasurbanas

Lições da Desilusão

Nos becos do amor, me perco sem pressa,
pois aprendi que a decepção não mata, ensina a viver.
Amor são ações, não há palavras que bastem,
é tempestade em mar de ilusão que todos querem crer.

O tinder brilha em falsos sorrisos,
um jogo de faces, sem laços a tecer;
e o facenamoro, vaidade sem raízes,
promessas vazias que o vento há de varrer.

Desilusão é encontro amargo, uma verdade cruel,
o espelho revela o amor como ação, não véu,
e o coração sincero, sem rumo, voa ao léu,
preso em solitude, ecoando o adeus mais fiel.

Na prateleira do mundo, nada me compra,
na farmácia, não há alívio pra saudade que assombra.
Quem desejo não vê o valor que trago,
quem me quer, não me desperta o afago.

Assim é a vida, um entrelaçar de enganos,
uma dança onde corações se despedaçam.
Fracasso é nome que muitos darão a meus planos,
mas é na queda que a alma descobre o que a paixão traça.

Se amar é um erro, que seja erro consciente,
pois no fracasso do encontro, há vida pungente.

Inserida por matheushruiz

⁠Aprendi a respirar e a me olhar no espelho, percebendo o quanto tenho sido capaz de ser um elo entre o interior e o exterior. Sim, nosso corpo é o elo entre esses dois universos que se movem em conjunto. Hoje, consigo compreender a harmonia entre esses dois "mundos", o que tem me transformado em uma pessoa capaz de superar tudo o que antes considerava inatingível.

Inserida por Fdeque

⁠O sentido da vida?
Não sei…
Mas aprendi a “sentir” cada segundo da vida
E tudo passa a fazer sentido