A Vida Me Ensinou
Com o tempo a vida me ensinou que tudo volta ao seu lugar, e que as coisas que nela envolve é indiferente ao nosso desejo e opinião. Por tanto, sou essa pessoa paciente onde tudo que espero é o dia de amanhã, pra deixar as coisas rolarem e me surpreender exaltando o que a vida me reservou.
A vida me ensinou que jamais devemos esperar pelas vontade das pessoas, portanto nada melhor do que ser independente nesse mundo, cheio de lobos famintos prontos para te atacar a qualquer minuto.
Jã ouvi e li tantas frases começando "Com a vida me ensinou" que até parece que professores não fazer o maior sentido em nossas vidas.
Tenho te visto lutar pra que tudo na sua vida desse certo, você me ensinou que as coisas dão certo uma hora ou outra e tenho que te confessar desde que você chegou, sabe?As coisas tem sido tão fáceis para mim, digo que até sacar um dinheiro em um caixa eletrônico ficou divertido, coisa que eu tirava aguniada, de saco cheio, hoje eu tirei feliz e rindo.Mas me doeu te ver doída, sabe?
Vou tentar te explicar, é porque eu não gosto de quem te machuca menina.Não permito que alguém se meta em sua história e atrapalhe um começo tão bonito que estava por vim, lembra que você me falou que estava renovando um passado?Que as coisas seriam diferentes e que dessa vez aprendeu a verdadeira lição, cuidar, proteger...rápido,agora e HOJE.Arriscar-se menina, arriscar...riscar um passado e escrever um futuro !E foi justamente nesse contratatempo da vida que
aconteceu o que não estava no script dessa louca e quase bonita história de amor.Eu falei baixinho para que ninguém pudesse ouvir 'Deus cuida dela para mim, Deus cuida dela para mim...'e acho que ele ta cuidando, de uma forma que só ele pode explicar, vamos tentar compreender que as coisas ficam quando tem que ficar e se vão quando exatamente a gente não quer que se vá.É uma regra, e a gente aprende uma hora ou outra...a gente aprende, enquanto isso posso repetir mas umas duzentas vezes: 'você é meu porto seguro'.
"Antes eu buscava a perfeição...
Mas a vida veio e me ensinou que as vezes é muito melhor
trocar a perfeição pelo equilíbrio e flexibilidade...
E foi nessas linhas paralelas que encontrei
um novo jeito de caminhar."
Durante toda a minha vida estudei em escola pública e isso me ensinou para além da sala de aula.
A começar por nossa estrutura familiar, os de mais sorte (como eu) tinham pai, mãe, e um teto para morar. Outros, como inúmeros de nós, tinham que escolher um destes e não se engane,era corriqueiro que somente um fosse tudo o que pudessem ter pelo resto da vida.
Havia um ou outro professor formado na área de atuação. Quanto aos demais, quando existiam, eram estagiários de cursos completamente diferentes da matéria que lecionavam. Trocando em miúdos, a gente quase não tinha aula e quando tinha, era com pessoas que sabiam o mesmo ou o menos que a gente. Coitados, bravos guerreiros.
Muitos de nós, íamos para merendar e só. Outros, simplesmente desistíamos. Para trabalhar. É que em casa não havia comida em casa e doía ver mamãe desempregada e solteira sem ter o que dar o que comer a nossos irmãos.
A gente se sentia culpado por não ter o que comer. Não se engane em relação a cor da nossa pele. Somos negros.
Inúteis por não estar fazendo nada para ajudar, tínhamos o que? 12, 13 anos. Muitos de nós ainda estão por ai. Outros, não mais, em lugar algum.
Depois de outro tempo, nós, os outros que aguentavam até o final, percebíamos que não havia ali Educação, eles queriam mesmo eram os números, pouco os importava o quanto realmente aprendíamos, se conseguiríamos ou se algo ali naquele lugar realmente fizesse a diferença em nossa vida.
Que igualdade é essa? O que vocês esperam de nós? Como vocês querem que nos tornemos advogados, médicos, dentistas, escritores, professores ou qualquer outra coisa que seja?
Como vocês dizem que existe um ministério voltado à Educação? Como vocês tem coragem de vir em nossas casas e dizer que nosso futuro só depende da gente? Dizer a nossos pais, pobres e trabalhadores que eles têm que se matar um pouquinho por dia para nos ver como frutos de seu trabalho.
Dizer que o problema é educação financeira, que o pobre não sabe poupar dinheiro, meu amigo, o pobre não tem dinheiro para poupar, a gente precisa comer hoje, não em setembro do ano que vem.
A vida me ensinou a representar com aqueles que representam e tratar os verdadeiros com verdade. O resto é questão de consciência individual.
A vida me ensinou que para o meu próprio bem o melhor é não esperar nada de ninguém, mas tudo de mim mesma.
A vida me ensinou a não mais esperar que outras pessoas se preocupem com as minhas dores. E aos poucos vai me ensinando a ter mais amor próprio e a não criar expectativas, evitando assim maiores decepções.
Sim, ele se foi e Medeia perdeu seu grande amigo. Contudo, Tiko a ensinou que a vida por mais dolorida que seja não se resume a tristezas e a verdadeira amizade nos transforma em alguém melhor.
O presente de Tiko.
Ou engolimos o choro guela abaixo porque a vida nos ensinou que temos que ser fortes o tempo todo! Pq demonstrar nossa tristeza e sofrimento é sinal de fraqueza e críticas! Ao invés de ser sinal de “vou ajudar aquela pessoa, ela tá precisando”.
Tanta frustração que a vida me ensinou a ser forte.
Entre lágrimas e sorrisos
O que ficou foi a razão de continuar!
Shirlei Miriam de Souza
A vida me ensinou de que não devo expor os meus sentimentos, até que o caminho seja seguro!
Há muita crueldade disfarçada de bondade;
Welberson e Lúcia
Sabe, a vida me ensinou muitas coisas. Ultimamente, eu digo por causa dos sentimentos que muito nova fui exposta que tenho Licença Poética para falar.
Hoje eu vou falar de um primo meu que eu o chamo de “descabeçado”, mas não no mal sentido. A falta de cabeça dele é que ela, eu acho, não é proporcional ao tamanho dos sonhos dele.
Eu acho que sempre vou ver esse primo meu, que um dia falou uma coisa muito dura pra mim por causa da minha religião, com os mesmos olhos de quando eu era criança: do menininho caçula sempre risonho.
E risonho ele é até hoje. Eu já o vi passar por “umas” e ele meneia a cabeça em sinal negativo. Logo solta um sorriso com uma novidade que não tem nada haver com o que ele está passando.
De raciocínio muito rápido, de educação tradicional. Ele se supera a cada dia. Mostra que a maior riqueza do ser humano está dentro dele. E não no que tem.
Passam-se os anos e o coração de criança permanece nele.
Engraçado, é que eu tenho a certeza absoluta que ele nunca notou que a imagem que ela passa é essa. Que ele deixa uma lição sem se quer ver o seu legado.
Para ser o freio do visionário primo meu. Que tive a sorte de ter na família. Deus deu a ele uma preciosa esposa que meu irmão não cansa de dizer que é brava e as outras pessoas não cansam de dizer que ela é linda. E é mesmo. Mas bonito, é ver como eles se completam. Mais lindo ainda é olhar pra ela e notar que ainda, apesar de muitos anos de casados, ela brilha os olhos ao vê-lo. Isso dá esperança pra qualquer um no mundo.
Eles têm defeitos? Lógico! Têm problemas? Claro. Mas continuam sendo ele dela e ela dele. Ela adorna-o, assim como ele é a coluna dela.
Uma clara visão de casamento real. Onde as coisas acontecem. Ninguém empurra ninguém. Um coração de criança, um sonhador. Com uma realizadora, uma força motriz.
O que mais alguém pode querer da vida?
E eu aqui, só observando e narrando os fatos. Para que fiquem na memória de todos. Que quando Deus ama alguém, Ele dá enquanto esta pessoa dorme. Enquanto sonhava, Welberson recebeu Lúcia. No seu sono ele recebeu o seu tesouro. E como a cabeça dele não cabe seus sonhos, dia após dia. Eles vão crescendo ou mudando.
22/11/2013.
Gratidão a mulher que me deu a vida!
Que me ensinou a ter respeito, a ter limites, a não ser egoísta, a sorrir sempre, a ter esperança, a ver sempre que tudo tem dois lados, a perdoar e ser caridosa.
Me ensinou a ser perseverante, paciente, carinhosa, a respeitar o próximo e amar a Deus sobre todas as coisas!!
Me ensinou a amá-la e respeitá-la!
Obrigada minha mãe querida!
Eu te amo!
