A Semente da Vitoria
"
É certo que as quatro estações passarão por suas vidas lançando sementes de hereditariedade no tempo."
Kate Salomão -
O diário de Évora - A guardiã do tempo.
Basta que sejamos sementes do bem que, Deus se encarrega de preparar o solo, o vento de espalhar e o tempo de germinar.
[. . .]Meu filho Ninguém vive sem colher o que plantou.
Mesmo que seja negligente!
Então escolha bem suas sementes! . . .
Naturalmente, eu sabia que não havia advogadas. Para uma mulher, nada existia além da esfera doméstica e aquelas florzinhas gravadas em caderno de arte. Uma mulher aspirar ser advogada – bem, possivelmente, seria o fim do mundo. Mas uma semente se tornava uma árvore, não?
Não espere que todos aprendam o que você ensina, pois isso não vai acontecer; apenas ensine e faça o seu melhor, faça com amor, mas sem estar ansioso por resultados nessa terra, acredite que toda boa semente frutifica, mas nós não somos donos do tempo.
A desconfiança de possíveis momentos bons se tornarem futuras lembranças é, em sua maioria, presente. E desta é gerado o medo de ter saudades pelo cativar das agradáveis vivências, formando de alguma forma uma deturpação sobre o pensamento do mudar, que resulta, muitas vezes, em fazer-nos ficar na nossa própria zona de conforto.
Consequentemente isto transforma nosso amadurecimento em um envelhecimento de tristeza e insatisfação por não termos aproveitado, talvez, o máximo daquelas boas épocas de nossas vidas, nos tornando em pessoas frias e inseguras com o novo, além de ativar gatilhos que geram auto defesas e bloqueios para a chegada de coisas boas sobre nós. Sendo que, são resultantes do lembrar de experiências positivas que cativaram um espaço em nossas vidas por terem resgatado para si próprias um período de nosso fôlego de vitalidade aqui nesta terra.
Todavia, e mesmo assim, não podemos desistir de viver os bons momentos que nos foram entregues, pois sem eles não há referência para a esperança encontrar os registros necessários para sobreviver e se desenvolver dentro de nós. Portanto, esta esperança é como uma semente que é plantada, mas que sem terra, água e sol não consegue se manter para germinar e, em sua idade madura, produzir vários frutos sobre seus galhos.
"O semeador saiu a semear..."
Na verdade somos todos semeadores.
A cada momento, em todos os lugares,
semeamos de nós através da palavra,
dos atos e dos pensamentos.
Se o bem já nos norteia a vontade,
tomemos cuidado com beiradas rasas,
com as pedras, pássaros famintos,
e espinhos...
Com Jesus semearemos
em terra fértil
e nossos ideais de luz
germinarão e crescerão
dando feliz colheita,
para os celeiros de Deus.
(Instituto André Luiz)
E aos meus inimigos!
Pede-lhes perdão por mim
E se não as encontrares para se desculpar.
Fala ao vento que os perdoei.
Eles dispersarão e levará,
Como assim faz a semente do pinhão.
Não deixe de ser gentil com as pessoas que te rodeiam, por causa de um amigo ingrato que um dia cruzou por seu caminho - a lei do retorno é infalível. A semente que foi desprezada e jogada para o alto ontem, pode dar seus frutos hoje no lugar que a gente menos imagina. Se você ajudou o "João", hoje quem te socorre pode ser o "José".
A vida da gente pode ser definida como uma tela em branco, onde dia a dia vamos colorindo, enfeitando com paisagens, passando a tinta no que não foi e desenhando o que virá... Nessa vida que é uma arte, somos protagonistas de nossas próprias obras: o saber, o ofício, as sementes...
É muito cômodo e confortável, atribuir a Deus responsabilidades que é nossa por direito.
As vezes esperar que "Deus" intervenha na nossa causa, nada mais é que o medo de romper a zona de conforto, abrir mão de alguma coisa importante pra coisas excelentes aconteçam.
Enquanto isso, vamos nos alimentando das migalhas que caem da mesa, quando poderíamos nos abastar num banquete.
Pode ser que nunca ocorram mudanças em nossas vidas, não porque Deus não agiu; e sim porque nós não fizemos nossa parte desapegando de coisas pequenas.
É necessário que a semente se quebre pra que possa abrir caminho pra uma nova vida.
Não existe essa de olhar para uma pessoa e no mesmo momento o amor instalar-se no peito. É humanamente impossível.
Amor é semente que se planta e que vai aos poucos se desenvolvendo.
O que se tem de fazer, em algum momento, é plantá-la.
Aceite apenas essa semente.
Acredite, ela pode germinar.
E sempre é tempo de ser feliz.
Corações feridos também são solo fértil.
Basta que seja um poeta que cultive a semente.
"Se fôssemos todos iguais, bastaria um "ser"somente , não precisaria de tanta gente nesse mundo existente!
Suficiente, seria uma só semente, crescendo forte e resistente e permanecendo eternamente!
Geilda Souza de Carvalho
02/07/2016
