A Liberdade de Filosofar
"Aqueles que confiam cegamente no destino estão fadados a serem conduzidos pelos caprichos do acaso, enquanto aqueles que acreditam em si mesmos são os arquitetos de seu próprio destino."
A glória e a fama são para Antístenes ilusões criadas pela sociedade e que destroem a liberdade das pessoas fazendo com que se tornem escravas dessas ilusões. Para ele a pessoa sábia deve viver segundo as regras da virtude e não segundo as regras da sociedade. O homem para libertar-se dessas ilusões deve afastar-se das relações sociais e buscar em si mesmo algo que lhe baste, a virtude.
(Filosofia de Antístenes)
Para Montesquieu a liberdade não é fazermos o que queremos, mas escolher fazer entre todas as coisas que a lei permite que façamos. Nesse sentido, não é a lei que limita a liberdade, ao contrário, é a lei que garante a liberdade de fazermos tudo o que elas nos permite.
(sobre a filosofia de Montesquieu)
O direito à liberdade não se mendiga através da ignorância, mas se conquista através do conhecimento.
A virtude que alcançarmos através da razão vai nos dar liberdade, mas para isso precisamos também nos tornar independentes das coisas que estão no exterior de nós mesmos. Somente podemos confiar nas coisas que estão sob nosso poder, sobre as quais temos controle. Os bens materiais, a posição social e até mesmo nosso corpo são coisas externas, pois não podemos controlá-los. Não podemos deixar que essas coisas dominem nosso espírito porque se isso acontecer vamos também perder o controle sobre ele.
(Da filosofia de Epicteto)
Uma liberdade garantida deve ter por fundamento coisas sobre as quais temos o domínio, coisas como desejo, opiniões e sentimentos. Devemos suportar o que não podemos modificar e tentar modificar o que precisa ser modificado das coisas que dominamos como desejos ou ideias irracionais. ( Da filosofia de Epicteto)
Não confunde liberdade com libertinagem. Uma liberta a vida no interior do ser e outra escraviza a vida no interior do ser.
A liberdade não é um atributo individual, ela é uma realização social própria a sociedades marcadas pela igualdade e pela indiferença social às diferenças antropológicas. Não há indivíduos livres em uma sociedade não-livre”.
"O imaginário da esquerda é marcado pela Revolução Francesa, pelos ideais de
liberdade, de igualdade e de fraternidade, e isso precisa ser repensado. O que vemos é que hoje ele é cada vez mais atenuado na esquerda mundial. Usam os ideais, mas fazem concessões cada vez mais graves em um plano conjuntural."
Para mim, a liberdade significa "pertencimento zero". Ainda que se faça parte disso ou daquilo, o espírito é livre, dependendo apenas da desperta consciência que dirige tomadas de decisão.
A liberdade é o não espanto, o não julgamento e o poder entrar e sair de tudo sem ais...
Estar vivo não é sinônimo de estar vivendo.
Vivendo é liberdade de viver na vida da qual se elegeu em por essa vida se viver.
Um raio de tempo não volta, fica só o lamento ou os pensamentos soltos do " por que? & do Ah, se pudesse voltar..."
Viver é uma incógnita, uma particularidade de cada ser.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
⚖🖋Nilo Deyson Monteiro Pessanha
A vida que vale ser vivida é aquele na qual a liberdade se encontra até onde legalmente existe como justo um tipo de prisão.
A liberdade é para corajosas almas, mentes brilhantes, gente que chora com um drink ao lado da solidão, que assistindo a desilusão se acha em gargalhadas da vida que passa.
FILOSOFIA NILO DEYSON
FILÓSOFO NILO DEYSON MONTEIRO
Minha Filosofia é prática, defendo a liberdade intelectual e o desenvolvimento da inteligência emocional e a espiritualidade livre. Não me sinto confortável com a ideia de ordem, doutrina ou prisões criadas por homens. A vida acontece uma única vez. Penso que a literatura, o conhecimento são chaves para liberar o cérebro e deixar a consciência desperta. Minha Filosofia é criar liberdade para meu próximo por meio do conhecimento compartilhado. Não podemos viver uma vida medíocre, vazia, supérflua. Portanto, enquanto vivo, vou criar filosofia e educação.
Pra mim, ser de Direita, defender Deus, pátria, família e liberdade não é só uma questão de opinião. É o caminho certo. A verdade absoluta.
"Aqueles que mais falam de liberdade são os primeiros a condenar aqueles que pensam de forma livre e independente. Quando ousamos questionar e não seguir o rebanho, somos rotulados de traidores, como se a liberdade fosse um privilégio concedido apenas aos que se alinham às expectativas dos outros. É como se fôssemos cães domesticados, treinados para seguir ordens sem questionar, e qualquer tentativa de romper essas correntes fosse vista como uma ameaça. Mas a verdadeira liberdade está justamente em pensar por si mesmo, em desafiar o status quo e em não se deixar aprisionar pelas crenças e dogmas impostos por aqueles que se consideram superiores."
