A Cartomante Machado de Assis Poemas
A internet não dissipou distâncias; em vez disso, criou guetos virtuais onde indivíduos se isolam em comunidades fechadas, limitando a troca de diferentes perspectivas e perpetuando bolhas de concordâncias.
A reverência como virtude está perdendo espaço na sociedade contemporânea, em detrimento da ênfase na fluidez das relações interpessoais, na busca pelo sucesso individual e na desvalorização dos valores tradicionais como humildade, respeito e admiração.
Concentrar-se no presente ajuda a reduzir a ansiedade ao direcionar a atenção para o momento atual, aliviando preocupações com o futuro ou remorsos do passado.
Os seres humanos têm uma baixa tolerância à indiferença devido à sensação de exclusão, rejeição e desvalorização que isso provoca, resultando em desconforto emocional.
Uma vida longa acarreta passar por perdas ao longo do caminho, refletindo a complexidade e os desafios da experiência humana.
A ambição busca melhoria e crescimento, enquanto a ganância busca apenas acumular recursos para si, levando à corrupção ética.
Às vezes, usamos a falta de tempo como um pretexto para encobrir a pouca importância que atribuímos a alguém em nossas relações interpessoais.
A 'felicidade' tornou-se uma mercadoria de ocasião.
No entanto, o que realmente necessitamos é de contentamento na vida em sua plena dimensão.
Viver plenamente implica experimentar todas as emoções, inclusive o desespero diante de perdas ou fracassos. O ideal de felicidade que evita o sofrimento é desastroso.
A depressão é o grande desafio do nosso tempo, pois a falta de interesse pelo mundo e pelas pessoas é uma das piores experiências que podemos enfrentar.
O status na era das redes sociais está associado à felicidade, uma tendência que já estava presente nos quadros de retratos na estante, mostrando férias felizes e sorrisos constantes.
A aparência de felicidade é mais valorizada que a felicidade genuína, especialmente nas redes sociais, onde ser feliz é visto como um símbolo de status, incentivando a falsificação da imagem e autoimagem.
Vivemos em constante conflito entre estabilidade e liberdade, desejos divididos sem solução definida.
A vida não é mais vista como uma progressão no tempo, mas sim como uma série de eventos, fragmentados ao longo da existência.
A tristeza pode ser transformadora, mas a depressão paralisa, fazendo-nos sentir um misto de medo da vida e da morte.
Na depressão, o passado se torna distorcido, o presente é preenchido por vazio e desespero, e o futuro parece sombrio, sem esperança.
Com a fragilização dos valores e das instituições que nos sustentavam, os indivíduos na sociedade pós-moderna enfrentam maior suscetibilidade ao vazio, tédio, descaminho, incertezas, tristeza e depressão.
Na sociedade pós-moderna, a pressão constante para se tornar um empreendedor de si mesmo gera uma cultura de busca incessante por sucesso e felicidade, promovendo uma visão extremamente individualista e egoísta.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp