Voce Precisa Confiar em Mim
Uma resposta suave
Se for possível, tanto quanto depende de você, viva pacificamente com todos os homens. - Romanos 12:18
Escritura de hoje : Romanos 12: 9-21
Provérbios 15: 1 nos diz que “uma resposta branda desvia a ira.” Embora seja verdade que uma resposta humilde à ira normalmente faça com que ela desapareça, é igualmente verdade que algumas pessoas nunca serão pacificadas. Por causa da amargura e ressentimento a longo prazo, a maré de sua ira corre muito alta.
A única coisa que podemos fazer - e sempre devemos fazer - é ser mansa e humilde diante da raiva deles e deixar as consequências com Deus. Isso não significa que devemos permanecer em uma situação abusiva, pois ninguém tem o direito de maltratar outro ser humano. Mas isso significa que, pela graça de Deus, podemos responder com calma à raiva de outra pessoa.
Paulo declarou o assunto da seguinte maneira: "Se for possível, tanto quanto depende de você , viva pacificamente com todos os homens" (Romanos 12:18). Devemos ser pacificadores, mesmo que outros se recusem a ser. Obediência é o nosso trabalho; o resto deixamos para Deus.
Queremos uma palavra que sempre funcione, uma solução fácil, uma solução rápida. Mas algumas coisas neste mundo desfeito não podem ser consertadas, não importa o que façamos, por isso devemos confiar na graça de Deus para lidar com elas dia após dia.
Palavras calmas e calmas nem sempre afastam a ira de outra pessoa. Você pode ficar triste porque eles não são ouvidos, mas nunca pode dar errado com uma resposta suave.
Refletir e orar
Ajuda-me a guardar meus lábios, ó Salvador;
Mantenha-me doce quando for tentado,
Respostas suaves para os outros darem,
Engolindo humildemente meu orgulho. - Bosch
Para lidar com uma situação difícil, tente uma resposta suave. David H. Roper
Servo ou mestre?
Nenhum servo pode servir a dois senhores. . . . Você não pode servir a Deus e a Mamom. -
Lucas 16:13
Escritura de hoje : Provérbios 30: 5-9
Um morador de Illinois pediu ao empregador um corte salarial de dois terços para colocar sua renda abaixo do nível de pobreza. Ele argumentou que, ao se tornar pobre, não precisaria pagar imposto de renda e, portanto, não precisaria apoiar políticas militares com as quais não concordava. Isso o tornaria mais consistente na prática de suas crenças. Um amigo íntimo comentou: "Ele tem um forte compromisso com a justiça e a paz, e acho que essa é a maneira dele de fazer isso".
Não estou sugerindo que devemos seguir o exemplo dele, mas ele é uma pessoa que não quer dinheiro para desviá-lo de seus ideais. Ele me lembra Agur, o sábio autor de Provérbios 30, que expressou preocupação de que muita ou pouca riqueza possa atrapalhar o compromisso com Deus.
Portanto, resta considerá-lo - dinheiro. O morador de Illinois desistiu de parte dele. Agur não queria muito ou pouco (Provérbios 30: 7-9). Jesus usou (João 13:29). Paulo poderia pegá-lo ou deixá-lo (Filipenses 4: 11-12). O jovem governante rico se apegou a ele (Lucas 18:23). Ananias e Safira morreram porque mentiram a Deus sobre isso (Atos 5).
E o nosso relacionamento com o dinheiro? Nós o usamos com sabedoria ou nos controla? É nosso servo ou nosso mestre? Não podemos servir a Deus e ao dinheiro (Lucas 16:13).
Refletir e orar
Se o dinheiro é seu objetivo mais alto,
A coisa que você deseja ganhar,
Seu poder escravizará sua alma
E causará muita dor à sua vida. —DJD
O dinheiro é um bom servo, mas um pobre mestre. Mart DeHaan
Nós estávamos lá!
Você morreu e sua vida está oculta com Cristo em Deus. - Colossenses 3: 3
Escritura de hoje : Colossenses 2: 20-3: 11
Christa McAuliffe foi um dos sete astronautas que perderam a vida na explosão do ônibus espacial Challenger em 28 de janeiro de 1986. Ela havia sido selecionada entre muitas candidatas para ser a primeira professora no espaço. Seu compromisso com a educação e o programa espacial capturou a imaginação de muitos. Em um funeral, uma professora disse: “Quando Christa entrou no ônibus, nós seguimos com ela. E quando ela morreu, uma parte de nós também morreu.
Esses comentários sobre Christa me lembram uma identificação muito mais profunda - a união espiritual do crente com Cristo. Por causa de nosso relacionamento com Ele, podemos dizer: “Quando Ele foi levantado naquela cruz, estávamos lá com Ele. Quando Ele morreu, nós morremos! ”O apóstolo Paulo disse que morremos com Cristo (Colossenses 2:20; 3: 3), e também fomos ressuscitados com Ele (3: 1). Portanto, nele somos aceitos e perdoados por Deus (Efésios 1: 6-7).
O que resta a ser visto é se nossas vidas mostram que realmente acreditamos que estávamos unidos a Cristo em Sua morte e ressurreição. Nossa confissão de fé deve ser mais do que uma declaração memorial. Deve mostrar que deixamos de lado nossa antiga vida de pecado e colocamos nossa mente nas coisas de cima.
Refletir e orar
Estive na cruz onde meu Salvador morreu,
e toda a minha vida se renovou -
Na pessoa Dele sou crucificado;
Eu estive na cruz - e você? - Anon.
Para mostrar Seu amor, Jesus morreu por nós; para mostrar nosso amor, devemos viver por Ele! Mart DeHaan
O grande amor de Deus
[Eu rezo] que você. . .pode ser capaz de compreender. . .o amor de Cristo que passa o conhecimento. - Efésios 3: 17-19
Escritura de hoje : João 3: 1-18
O amor de Deus por nós é tão profundo que temos dificuldade em compreendê-lo. Ela chega até nós através das trevas deste mundo pecaminoso, mesmo que não possamos merecer nada. A Bíblia diz que antes de Deus criar nosso planeta, Ele havia decidido mostrar a profundidade de Seu amor por nós através da morte de Seu Filho na cruz (1 Pedro 1:20; Apocalipse 13: 8).
Em minha imaginação, olho para o passado e vejo o Senhor elevando montanhas a alturas majestosas, cortando vales para rios que correm e estendendo vastas planícies. Eu o imagino criando oceanos poderosos e belos lagos. Então eu O vejo parar e refletir sobre a bondade de Sua criação. Ele olha para aquela parte do mundo onde Seu Filho nascerá. Ele sabe que Jesus será rejeitado e crucificado. Com uma varredura de Sua mão, Ele poderia destruir o mundo e poupar Seu Filho da agonia da cruz. Mas ele não faz.
Por causa do amor de Deus, o Filho veio à terra e foi morto. No Calvário, Ele morreu para pagar a penalidade pelos nossos pecados. Em João 3:16, lemos: “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Oh, quão grande é o amor de Deus por nós!
Refletir e orar
Pensando bem
Qual é a sua resposta ao amor de Deus? Você
confessou seu pecado e aceitou o perdão dele?
Você está vivendo em grata obediência a Ele?
A vida eterna é possibilitada pelo amor eterno de Deus. David C. Egner
Deus é bom!
Você é grande e faz coisas maravilhosas; Você sozinho é Deus. - Salmos 86:10
Escritura de hoje : Salmos 86: 1-17
“Somente Deus é grande.” Essa foi a declaração solene e inesperada de Jean-Baptiste Massillon quando ele iniciou seu sermão no funeral do rei Luís XIV.
O rei, que gostava de ser chamado de Luís, o Grande, havia governado a França de 1643 a 1715 com poder absoluto e incrível esplendor. Seu funeral foi realizado em uma magnífica catedral iluminada por uma única vela ao lado do caixão ornamentado. Quando chegou a hora de Massillon falar, ele estendeu a mão e apagou a chama. Então ele quebrou o silêncio com as palavras: "Somente Deus é grande".
Reconhecemos e admiramos alguns de nossos companheiros mortais que são considerados grandes pensadores, grandes cientistas, grandes inventores, grandes realizadores em todos os campos de atuação. De muitas maneiras, elas se elevam acima de todos nós, pessoas comuns, mas ainda têm as mesmas necessidades que nós. Eles experimentam dores e dores. Eles têm mentes perturbadas e corações famintos. Eles não podem evitar a morte nem garantir a vida além da sepultura.
Somente Deus é verdadeiramente grande - grande o suficiente para satisfazer todas as nossas necessidades, grande o suficiente para perdoar todos os nossos pecados e grande o suficiente para nos levar pelo vale escuro da morte até a eternidade, para estar com Ele para sempre. Então declaramos com o salmista: “Você é ótimo,. . . Você sozinho é Deus ”(Salmo 86:10).
Refletir e orar
Imortal, invisível, somente Deus sábio,
Na luz inacessível escondida de nossos olhos,
Mais abençoado, mais glorioso, o Ancião dos Dias,
Todo-Poderoso, vitorioso - Teu grande nome louvamos. - Smith
Em um mundo de superlativos vazios, Deus é o maior. Vernon Grounds
Não se esqueça de segunda-feira
Exortamos e exortamos no Senhor Jesus que você deve abundar cada vez mais. . . para agradar a Deus. - 1 Tessalonicenses 4: 1
Escritura de hoje : 1 Tessalonicenses 4: 1-12
Deus é bastante popular no domingo. Milhões de pessoas em todo o mundo param o que estão fazendo para visitar um prédio onde o único objetivo é se encontrar com outras pessoas para adorar, cantar e aprender sobre Deus. Mas então segunda-feira rola. Que lugar Deus tem em suas vidas então? Quando a ênfase está em milhares de outras coisas, elas podem passar a semana toda sem considerá-Lo.
Mesmo entre muitos crentes que vão à igreja no domingo, o nome de Deus não é falado em reverência. Muitas vezes, seus planos não são considerados e suas diretrizes para a vida não são levadas em consideração.
De onde tiramos a idéia de que Deus quer nossa atenção apenas no domingo? Certamente não do apóstolo Paulo, que disse que devemos “orar sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17) - um sinal claro de que Deus também está ouvindo de segunda a sábado. Paulo também escreveu: “Alegrai-te sempre” (v.16), o que indica que não devemos parar de cantar só porque o órgão para de tocar. E o comando "Em tudo dai graças"? (v.18). Isso certamente sugeriria que o resto da semana é tão cheio de oportunidades para dizer: "Obrigado, Deus".
O domingo é um dia especial para dar atenção direta a Deus. Mas não para por aí. Não esqueça segunda-feira!
Refletir e orar
A vida cristã não se limita
à igreja um dia por semana;
Deus quer que obedeçamos à Sua Palavra -
A cada dia Sua vontade de buscar. —Sper
Adore a Deus no domingo, depois caminhe com ele na segunda-feira. Dave Branon
Speckology And Plankitis
Remova a prancha do seu próprio olho e você verá claramente para remover o cisco do olho do seu irmão. - Mateus 7: 5
Escritura de hoje : Mateus 7: 1-5
De acordo com Jesus, é uma má idéia se especializar em “speckology” enquanto sofre de “plankitis”. Durante o Sermão da Montanha, nosso Senhor disse: “Por que você vê a mancha nos olhos de seu irmão, mas não considera as prancha aos seus próprios olhos? ”(Mateus 7: 3).
Se a speckology fosse listada em um catálogo da universidade, a descrição do curso poderia ser: “A identificação e crítica de pequenas deficiências na vida de todos os que estão ao seu redor. Curso muito popular; preenche cedo. "
Caso a plaquite apareça em um dicionário médico, ela pode ser identificada da seguinte maneira: “Uma doença que distorce a autopercepção e torna um indivíduo incapaz de reconhecer falhas pessoais. Ocorre em todo o mundo. ”
Segundo o nosso Senhor, a solução é “remover a tábua do seu próprio olho, e então você verá claramente para remover o cisco do olho do seu irmão” (v.5).
Não é preciso um carpinteiro ou um oftalmologista para entender essa metáfora de Jesus. Todos nós participamos do curso enquanto sofríamos da doença. Mas hoje, se mudarmos nosso foco das manchas que vemos nos outros para as tábuas aos nossos próprios olhos, que diferença isso faria para todos nós!
Refletir e orar
As falhas que vejo na vida dos outros
são muitas vezes verdadeiras para mim;
Então, ajude-me, Senhor, a reconhecer
minha própria hipocrisia. —Sper
Seja rápido em julgar a si mesmo, mas lento em julgar os outros. David C. McCasland
Quando estamos errados
Quando você faz o bem e sofre, se você o leva com paciência, isso é louvável diante de Deus. - 1 Pedro 2:20
Escritura de hoje : 1 Pedro 2: 19-23
É natural querer nos defender da injustiça e revidar. Mas se estivermos quietos e pacíficos quando os outros nos maltratam e nos perseguem, estamos respondendo de maneira cristã. Deus quer desenvolver em nós qualidades que não são naturais para nós. Qualquer um pode ser paciente quando tudo está indo do seu jeito. A maior virtude é permanecer calmo e controlado sob provocação (1 Pedro 2:20).
Fenelon, um teólogo do século XVII, diz o seguinte: “Não fique tão chateado quando homens e mulheres maus o enganarem. Deixe-os fazer o que bem entenderem; apenas procure fazer a vontade de Deus. . . . A paz silenciosa e a doce comunhão com Deus o recompensarão por todas as coisas más feitas contra você. Fixe seus olhos em Deus. ”Ele permite que situações dolorosas entrem em sua vida e, de acordo com Fenelon,“ Ele faz isso em seu benefício ”.
Para nosso benefício? De fato! Ao respondermos à injustiça de maneira cristã, nossa ansiedade, insegurança e pessimismo serão transformados em tranquilidade, estabilidade e esperança.
Por que atacamos quando somos maltratados? Por que somos tão rápidos em nos defender ou em buscar vingança? Não é que valorizamos muito nosso próprio conforto e direitos?
Nesse caso, devemos orar, ecoando as palavras de Agostinho: "Cure-me desta minha luxúria para sempre me justificar".
Refletir e orar
A vida pode ser vivida com alegria e paz
Em meio a sua mágoa e dor,
pois com a ajuda de Deus nosso ódio pode cessar
E a paz e a justiça reinarão. -D. De Haan
A melhor maneira de responder ao errado é fazer o que é certo. David H. Roper
Modelos para imitação
Você se tornou nosso seguidor e do Senhor. -
1 Tessalonicenses 1: 6
Escritura de hoje : 1 Tessalonicenses 1: 1-10
Leslie Strobel tornou-se cristã em 1979 e modelou sua fé de tal maneira que influenciou seu marido ateu Lee a começar sua própria busca por Deus. Em seu livro The Case for Christ , ele conta seus 2 anos de intensa pesquisa que finalmente o levaram a receber Jesus como seu Salvador. Com uma graduação em direito em Yale e uma carreira premiada em jornalismo no Chicago Tribune , Lee tinha a capacidade de responder a perguntas difíceis levantadas por incrédulos e cínicos.
A mudança em sua vida também influenciou sua filha de 5 anos, Alison, que disse: "Mamãe, eu quero que Deus faça por mim o que Ele fez pelo papai". A fé de Leslie criou um efeito cascata que mudou toda a família.
Esse padrão de modelagem ou imitação é o que Paulo descreveu no primeiro capítulo de 1 Tessalonicenses. Seu exemplo, juntamente com o de Silas e Timóteo, motivou os novos crentes em Tessalônica a imitá-los (a palavra seguidores carrega essa ideia). Então, quando esses novos crentes sofreram por Cristo com paciência e resistência, tornaram-se modelos para os crentes na Macedônia e na Acaia, inspirando-os a novos níveis de devoção.
Nosso exemplo pode ser nossa influência mais persuasiva para Cristo. Os outros nos imitam porque o modelamos?
Refletir e orar
Apenas uma vida, então viva bem,
E mantenha sua vela aparada e brilhante;
A eternidade, não o tempo, dirá
O raio da luz da vela. -Moleiro
Quem segue a Cristo lidera o caminho para os outros. Herbert Vander Lugt
Os erros do passado não define quem é você , as consequências do erro te define. Somente assim aprendemos a ser no hoje, pessoas melhores.Isto sim te define.
Exaltar quem vive de mostrar as falhas alheias pode ser um erro, pois pode fazer você associar-se intelectualmente a alguém que, a despeito de aparentar sabedoria, não passa de um iconoclasta.
Eu prometo lhe dar o que você quiser
Faz assim, sou teu homem e tu é minha mulher
Vem cá, vem cá, vem cá
Minha branca, não vá, não vá, não vá
Deixa eu te fazer sorrir
Tá esperando o que pra vir?
Se joga no ato do amar
Igual a você não há, não
Deus é realista
Levante-se e coma, porque a jornada é grande demais para você. - 1 Reis 19: 7
Escritura de hoje : 1 Reis 19: 1-18
Quanto mais desafiadora a vida, mais desejamos que uma espiritualidade realista nos ajude com o desafio. Somos céticos em relação aos crentes que têm “uma mente tão divina que não são bons na terra”. No entanto, raramente conseguimos o equilíbrio certo.
O autor Os Guinness escreve que geralmente acabamos “sendo práticos às custas de ser espirituais ou espirituais às custas de ser práticos”. Ele ressalta que, paradoxalmente, é Deus quem faz as coisas direito. Deus nunca foi tão realista quanto quando Jesus veio ao mundo. Foi Jesus, o divino Filho de Deus, que se tornou verdadeiramente humano ao assumir a carne humana. Portanto, conclui o Guinness, quem é o mais espiritual (Deus) acabou sendo o mais prático!
Como Deus lidou com Elias é um excelente exemplo de Sua praticidade. Guinness salienta que “o remédio de Deus para a depressão de Elias não foi um curso de atualização em teologia, mas comida e sono.” Só então ele confrontou Elias com delicadeza sobre seu erro espiritual.
Se você está desanimado por estar cansado ou com excesso de trabalho, o remédio inicial de Deus para você é provavelmente sono extra ou um dia de folga. O remédio mais prático, se for o correto, é geralmente o mais espiritual.
Refletir e orar
Quando somos desencorajados espiritualmente
E o medo e a dúvida assaltam a nossa alma,
talvez precisemos descansar um pouco
antes que Deus cure e nos faça completos. —Sper
Se não nos separarmos e descansarmos um pouco, podemos simplesmente nos separar. - Havner Joanie Yoder
Se você continua figurando entre os contatos com livre acesso ao que publico saiba que não é por acaso. Eles jamais são escolhidos por critério de quantidade, mas de qualidade: ou integram o grupo dos que possuem um espírito tão libertário e combativo quanto o que trago em mim, ou o tem tomado por uma natureza tão íntegra que lhe permitirá um dia transformar-se em alguém que o possua, ou então compõe o grupo dos que não despertaram e até mesmo nunca o farão, e daí precisa saber que existem muitos opondo incansável resistência ao tipo de idéia que você defende!
Holy Fruit
Se essas coisas são suas e abundam, você não será estéril nem infrutífero no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. - 2 Pedro 1: 8
Escritura de hoje : 2 Pedro 1: 1-8
Billy Graham falou sobre a conversão de HC Morrison, o fundador do Asbury Theological Seminary. Ele disse que Morrison, um trabalhador agrícola na época, estava arando um campo um dia quando viu um velho pregador metodista passando a cavalo.
Morrison sabia que o senhor idoso era um homem gracioso e piedoso. Enquanto observava o velho santo passar, um grande senso de convicção do pecado tomou conta de Morrison e ele caiu de joelhos. Ali, entre os sulcos em seu campo, ele entregou sua vida a Deus.
Quando ele terminou a história, Billy Graham orou sinceramente: "Oh, Deus, faça de mim um homem santo".
Agostinho disse: “Você deseja ser ótimo? Então comece sendo . ”A grandeza verdadeira e duradoura deriva do que somos. Embora pareçamos não estar fazendo absolutamente nada, podemos fazer tudo que vale a pena se nossa vida estiver sendo estilizada pela graça de Deus. Mesmo se formos afastados pela velhice, doença ou reclusão, ainda podemos ser produtivos. Você está acamado ou em casa? Sua vida santa ainda pode dar frutos.
Isso pode acontecer apenas quando mantemos um relacionamento próximo com Jesus (João 15: 1-11). Somente então teremos o fruto que "permanece" (v.16).
Refletir e orar
Eu vivi para que todos que eu conhecesse pudessem ver
Seu Espírito Santo brilhando através de mim;
Ó amigo, é isso que nossos corações podem dizer
Enquanto nos sentamos e pensamos no final do dia? —Nicholson
O testemunho mais poderoso é uma vida santa. David H. Roper
Você sempre pode orar
Invoquei o Senhor angustiado; o Senhor me respondeu. - Salmo 118: 5
Escritura de hoje : Atos 12: 1-16
A jovem mãe chamou o missionário: “Venha depressa! Meu bebê vai morrer. ”Gale Fields estava em Irian Jaya ajudando o marido Phil a traduzir a Bíblia para Orya, uma língua tribal. Mas eles também forneceram ajuda médica sempre que possível. Gale olhou para a criança com malária e percebeu que não tinha o remédio certo para ajudar a criança.
"Sinto muito", disse ela à mãe, "não tenho remédio para bebês tão pequenos." Gale fez uma pausa e depois disse: "Eu poderia orar por ela."
"Sim, qualquer coisa para ajudar meu bebê", respondeu a mãe.
Gale orou pelo bebê e depois foi para casa sentindo-se impotente. Depois de um tempo, ela novamente ouviu a mãe gritar: "Gale, venha rápido e veja meu bebê!"
Esperando o pior, Gale foi para o lado do bebê. Desta vez, porém, ela notou melhorias. A febre perigosa se foi. Mais tarde, Gale dizia: “Não admira que os cristãos de Orya tenham aprendido a orar. Eles sabem que Deus responde.
Os primeiros cristãos oraram para que Pedro fosse libertado da prisão e ficaram "surpresos" quando Deus os respondeu (Atos 12:16). Também respondemos dessa maneira, mas não devemos nos surpreender quando Deus responde às nossas orações. Lembre-se, Seu poder é grande e Seus recursos são infinitos.
Refletir e orar
Perdoe-nos, Senhor, quando somos surpreendidos
por respostas à nossa oração;
Aumente nossa fé e ensine-nos
a confiar em Seu cuidado amoroso. —Sper
A posição mais poderosa da Terra está ajoelhada diante do Senhor do universo. Dave Branon
Tratado como um rei
Eu era um estranho e você me aceitou.
Mateus 25:35
Escritura de hoje : Mateus 25: 31-46
Sabe-se que o rei Abdullah, governante da Jordânia desde 1999, se disfarça e sai para lugares públicos. Seu objetivo é conversar com pessoas comuns e descobrir o que elas estão pensando, e verificar os funcionários públicos para ver como eles estão tratando o seu povo. Ele visitou hospitais e escritórios do governo para saber que tipo de serviço eles estão prestando.
O rei teve a idéia enquanto estava em Nova York. Ele não podia sair do hotel sem ser assediado, então saiu disfarçado. Funcionou, então ele tentou em casa. Ele relatou que, uma vez iniciada essa prática, funcionários públicos e funcionários do hospital começaram a tratar todos como reis.
Quando Jesus vier como rei, julgará as nações (Mateus 25: 31-46). Ele disse que a base para esse julgamento será como as pessoas O trataram quando Ele estava com fome, sede, um estranho, nu, doente ou preso. Aqueles que estão sendo julgados perguntarão quando o viram nessas situações, e Jesus dirá: “Na medida em que você o fez a um dos meus irmãos, você o fez a mim” (v.40).
Como todas as pessoas são criadas à imagem de Deus, e porque Jesus, por Suas palavras e exemplo, nos ensinou que Ele se importa profundamente com o modo como tratamos os outros, devemos tratar todas as pessoas com bondade e compaixão. Vamos tratá-los como reis.
Refletir e orar
Toda bondade feita a outros
é bondade feita a Ti;
Amor cristão por todos os meus irmãos
Que o mundo observe em mim. —Brandt
Nosso amor por Cristo é tão real quanto nosso amor ao próximo. David C. Egner
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Frases de falsidade para status para quem cansou de confiar demais
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Adoro Você
- Frases de consolo para oferecer apoio a quem precisa