Viver e Nao se Preocupar com o Futuro
Seguir o senso comum é muito fácil. "Pensar", por outro lado, como diria Henry Ford, "dá trabalho." Logo, o senso crítico leva pessoas inteligentes a investigar, se informar, aprender sobre o assunto e só depois, fundamentar seu posicionamento contra ou a favor.
Vem do Recife, lá dos meios dos corais
De Madalena, de onde vem meus ancestrais
Você chegou de repente, até o Cristo abraçou
Não tem jeito eu vou ser o seu amor
_PROPÓSITO - Podemos definir propósito como: aquilo que te faz levantar todas as manhãs. O seu propósito é o que te oferece um senso de direção, o que guia as suas decisões de vida mas, principalmente, tem a função de criar um significado para tudo o que você faz.
_MOTIVAÇÃO
Já a motivação é aquela energia, o impulso de agir! Essa motivação pode vir através de fatores externos ou internos, mas independente de onde ela venha, o importante é saber alocar essa energia da melhor forma possível!
E o que essas duas coisas têm em comum? A gente te explica: a motivação está, geralmente, ligada ao seu propósito, assim como aos seus valores. Isso porque o propósito serve como a sua base, e a motivação nada mais é que o agente que te fará alcançá-lo.
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
Infelizmente não existe uma fórmula mágica que vai te dar as respostas sobre qual o seu propósito ou a sua motivação. Mas, quanto mais tempo você investir para refletir, mais perto você pode chegar de encontrar as suas próprias respostas. Para ajudar nesse processo, trouxemos aqui algumas boas práticas que, se aplicadas no seu dia a dia, te ajudarão nessa jornada de autoconhecimento.
_Desligue o piloto automático
Reflita e pergunte a si mesmo:
- você está feliz com a sua vida atualmente?
- Ama o que faz?
- Por quê você acorda todos os dias?
- Onde você quer se ver daqui a 5 - 10 anos ?
- Qual é o seu maior sonho?
_TENHA VISÃO DE MÉDIO E LONGO PRAZO, EXERCITE SUA FÉ!
Como já falei: não existe fórmula mágica para o sucesso instantâneo. Não se concentre apenas onde você está agora, olhe para o futuro. Pense quais passos você quer dar daqui a mais de 10, 15, 30 anos, não entre três a cinco anos. E está tudo bem se você não tem todas as respostas agora!
Se você estiver constantemente com essas reflexões, você construirá o seu caminho aos poucos.
_Pratique!
Desenvolvemos habilidades e talentos através de atividades. Quanto mais experiências você tem no dia a dia, mais consegue sentir o que você faz bem - e gosta de fazer - e quais não se identifica. Uma super dica é anotar em um papel todas as atividades que já fez e refletir sobre qual a importância de cada uma para você. E se sentir que não tem tantas respostas, talvez seja um bom momento para testar coisas novas, como voluntariado, ler mais ou aprender algo novo! Esse exercício de tempos em tempos pode te aproximar do seu propósito maior.
_Trabalhe sua resiliência
Nem tudo sai do jeito que a gente espera, e isso não significa fracasso. Para agirmos em busca de um propósito, com certeza passaremos por diversos obstáculos. É extremamente importante saber lidar com isso, tirando sempre aprendizados de cada um deles.
Mas lembre-se: essa não é uma receita de como achar o seu propósito e ser mais motivado(a), esse conteúdo é um convite para você embarcar na busca pelo seu autoconhecimento.
Não quero te dar as respostas, mas deixar claro que você deve questionar o sentido do que você faz no seu dia a dia para entender onde você quer chegar.
@deniscoferreira
Psicologia Positiva, Psicanálise, Coaching
#motivação #propósito
Dizem que conhecemos as pessoas, de fato, quando passamos por problemas. Algumas delas vão nos ajudar a sair de tais situações; outras, lamentavelmente, ficarão felizes por estarmos lá.
Em toda manifestação de completa incerteza, ainda subsistirá uma certeza: "Deus sempre estará no controle".
"Na vida tal qual numa sinfonia de cordas, a grande questão é permitir-se ser tencionado no tom demandado".
"Talvez esse seja um dos nossos maiores desafios como humanidade: nos sofisticarmos ao máximo para dominarmos a nova configuração -- mais tecnológica e complexa -- de mundo, sem perdermos a nossa essência humana."
Nunca deixe de lado os livros, pois somente esses lhe darão a cultura que tanto lhe fará bem.
Sabemos, como espíritas, que o reino dos céus equivale ao mundo dos Espíritos perfeitos, muito distante de onde estamos hoje. Há muito a percorrer e essa trilha passa por várias reencarnações, muitas das quais se realizará neste mundo onde estamos agora, em situações diversas. O que temos certeza é de que nada acontece por acaso: nem o sofrimento, nem a alegria. Tudo tem uma razão de ser e, tendo fé em Deus, sabemos que há plena justiça.
Meu irmão, tudo é, de fato, uma questão de fé em Deus. Torna-se inviável discutir com um ateu a lógica da reencarnação ou qualquer outro raciocínio de justiça divina se faltar o principal, que é a crença firme em Deus. Nada disso poderá fazer sentido em um Espírito fechado em si mesmo, sem abertura para compreender a sua pequenez diante do Universo.
Todos temos a liberdade de decidir em favor ou contra isto ou aquilo. Seguir um rumo ou outro é livre-arbítrio, nada tendo a ver com o padre ou com quem quer que seja. Exerça a sua liberdade!
O melhor equipamento de resgate é aquele que reduz a chance de erro, diminui o número de pessoas na operação e permite que o usuário tenha total domínio e conhecimento sobre ele.
Que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estabelecendo raíz e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.
