Virtudes
A corda de Oitenta e Um Nós que circunda o Templo das Virtudes, simboliza a União e a Fraternidade, material e espiritual que deve existir entre todos os irmãos caminhantes, maçons livres, em todas as dimensões.
A honestidade é uma das virtudes que mais chama a atenção do Kamorrista. Bem como é uma das que que o Kamorrista faz questão de alimentar.
Nossas vontades ávidas
por malemolências
Inquietudes apaziguadas
pelo feminino
Virtudes atiçadas
pelo masculino
Exalando os nossos
instintos
Aguçando as saliências
- doces sutilezas
Sutilezas intensas
dos destinos
Serenando os nossos
instintos
São as nossas
bem querências
- e evidências
Desejos de revirar
as consciências
Assim são as nossas
bem querências
Quando os corações
batem verdadeiramente
Não preveem consequências
- só doces cadências
Delícias de quem
respira prosa
Alegrando quem
escreve poesia
Sorrisos de amores
cor-de-rosa
- e estrelados
Estamos vivendo o quê é
próprio de quem ama
Quem ama vive o Universo,
é pura chama
Sincronização de quem ama,
mesmo sem se conhecer
Sabe-se quem tem
coração nessa vida
- não se engana
Suspiros de quem
aprecia versos
Açucarando as almas
que têm calma
Coragem de quem não
teme reversos
- e sempre supera
Aguardamos a noite
amanhecer,
e o sol nos encontrar
A vida que é uma
moça bonita
nos pregou uma peça
Estamos agora
os dois aguardando
o amor que virá
Nascemos para nos viver
- e também para nos amar.
O normal é que as pessoas vivam suas vidas de forma corajosa, obstinada, sem medo e sem preocupações. Mas o que fazer quando falta equilíbrio e controle para permanecer no caminho da evolução pessoal?
Fraquejar e se sentir incapaz também são virtudes humanas, pois esses sentimentos nos conectam com a descoberta do nosso mundo interior e nos fazem explorar nossos limites e potencialidades. Sentir fraco, falho e, por fim, humano nos conectam com pessoas com essas mesmas dificuldades de superação e, com isso, temos maiores condições de nos tornamos reciprocamente compassivos em acertar o ritmo de aprendizado das outras pessoas.
Somos mais tolerantes quando entendemos que cada pessoa é única e que possui seu próprio tempo de aprimoramento evolutivo.
Procure escolher as pessoas certas, mas também não tente escolher muito. Seja seletivo, porém flexível. Valorize virtudes, seja condescendente com os defeitos. Seus e dos outros. Abdique de amores impossíveis ou não correspondidos – ou aprenda, por opção, a conviver com eles.
“ Eu não sou fácil de conviver. Eu deveria ter avisado ne? Não tenho costume de me calar. Na verdade tenho a boca enorme (exceto o coração) que por sinal é maior ainda. Falo o que devo e até o que não devo também . Sou chata, encho o saco, Odeio cobranças não cobro de ninguém e se quero ou quando quero faço, não fique na minha cabeça achando que por ficar como um tica tac de um relógio vou correndo atender a Vossa Excelência [...] e desaforo? Sempre devolvo e se não consigo por respeito? Deixo ela na esquina, mais não levo pra casa. Meus defeitos são mais que vrtudes.... (virtudes tenho poucos mais o suficiente pra me fazer ser querida, respeitada e amada),já os defeitos? Vai anotando pra que não se te escape nenhum. O maior deles é meu mau humor. Ele não tem hora. Posso estar um doce agora como apimentada em questão de segundos. Sou perceptiva, possessiva, vingativa, persuasiva, ciumenta, perfeccionista, mimada, implicante e irritante… muito irritante. Paciência?!...ai tadinha de mim ganhei em dose miníma como um frasco de perfume francês… Ah! ia esquecendo de mencionar que sou espaçosa e turrona. Se eu disser que sim, é sim. Se eu disser que não, preste atenção. Não responsabilizo por meu atos. Você vai se surpreender com cada atitude impulsiva."
—By Coelhinha
Apontar o dedo e julgar os outros é fácil. Olhe para você e se julgue com o mesmo rigor que julgas o próximo. Consegue listar todas suas virtudes e forças? Consegue classificar todos seus erros e defeitos? E ainda, consegue te aconselhar nos pontos que precisa melhorar? Faça este exercício antes de olhar as falhas alheias e então terás uma visao ampliada com mais empatia e reciprocidade.
@elidajeronimo
E ainda acho que as 3 qualidades básicas, ou essências que agradam a gregos e troianos, continuam sendo: (Gentileza) ser gentil, cortes, educado com quem convive na nossa jornada não custa nada e faz bem. (Gratidão), sermos grato pela presença do outro, pela companhia que nos faz, por tentar nos agradar, nos ouvir, nos ler, por se preocupar por conosco, por nos ajudar e se doar, ser gratos seja por um grão de milho que nos deem. Ser gratos pelo tempo despendido, ser gratos por nos respeitar, amar enfim. ser gratos. (Humildade) Mesmo tendo mais, sendo mais, podendo mais, ser humilde, isso também é uma virtude, uma grande qualidade que todos deveríamos conservar. Não sendo arrogantes, prepotentes e se achando o tal. ter humildade em aprender, em ensinar, em admitir quando erramos enfim ser humildes com os nossos, e com todos que for possível. Cultivando essas 3 características sem dúvidas nossas relações serão de mais qualidade, pois uma coisa gera a outra, teremos relações mais bacanas na certa. Uma segunda rica, produtiva e abençoada a todos nós.
Se a morte é inevitável, e se as almas são imortais, como disseram os maiores sábios da humanidade, os meus atos são eternizados e o que é feito não pode ser desfeito.
O que escolho fazer e colocar na minha vida?
Buscarei virtudes ou vícios?
Alex Rich
Minha teimosia e impulsividade não permitem que eu seja uma pessoa fácil. Por ser passional e sensitiva, às vezes, pareço meio doida. Quando Deus estava distribuindo a paciência eu estava passando pela segunda vez na fila da teimosia. Costumo perdoar as ofensas, mas a memória privilegiada não permite que eu esqueça, por isso não espere me fazer de idiota uma segunda vez, mas outros adjetivos compensam minhas falhas. Sou determinada, franca, autêntica e leal.
Campeões não subestimam concorrentes ou situações. Campeões compreendem os ciclos da vida e usam de suas virtudes e habilidades para se posicionarem em pontos privilegiados para o encontro com a vitória.
As pessoas virtuosas nos respeitam tão somente por sermos pessoas. As pessoas não-virtuosas nos respeitam apenas quando demonstramos certa competência e superiosidade em relação à algo que elas apreciam. E sim, infelizmente, a maioria das pessoas não são virtuosas (não vivem segundo virtudes).
Os atributos que fazem um homem desejar passar uma noite com uma mulher, poucas vezes coincide com os que fazem ele querer passar uma vida com ela.
Reflexão da moeda:
De um lado temos a face, que significa quem somos e de outro lado um número, que significa o valor que temos.
Acredito que nós seres humanos somos concebidos com valor imensurável mas com o passar dos anos vamos precificando. E aí que entra o outro lado da moeda, a face.
Nossa personalidade vai se moldando com o tempo, e vários fatores nos fazem quem somos. Nossa vida é uma mescla de erros e acertos e por mais que cometamos erros sucessivos em certas oportunidades, nunca devemos esquecer quem somos.
Vai chegar um dia que seu valor ou sua índole vai ser colocada a prova.
Quer um conselho: Não abaixe a cabeça e continue a lutar, assim como a moeda, você é forte e dificilmente alguém vai te destruir.
Apressa-te para recordar teus valores e fazer da tua vida um reflexo dos mesmos. Apressa-te para refinar tuas virtudes e seguir com firmeza teu sentido de vida. Apressa-te para Despertar do sonho antes que ele termine.
“É fácil sermos bondosos quando visamos vantagens ou quando tudo vai bem ao nosso redor.
Por isso a verdadeira bondade(assim como todas as virtudes) é testada em situações desfavoráveis.
Primeiro aprendemos a ser bons, até mesmo quando tudo conspira para o contrário e só então podemos assegurar que a nossa bondade deixou de ser uma ação calculada ou modulada pela circustância, para se tornar uma virtude de fato, um impulso inerente ao nosso ser.”
- Flávia Filgueiras
Cada um de nós escolhe o futuro em que viver, muitos escolhem a vida, já outros cavam o seu próprio túmulo, mas sempre seguirão suas próprias escolhas. Seja consciente e sabiamente guie o seu futuro para virtudes e não para destruições.
A verdade mais irônica neste Mundo Capitalista,é que nem todo dinheiro do planeta, pode comprar talento, criatividade, muito menos inteligência!
Sendo impossível estas qualidades, serem, mercantiliizadas, herdadas ou espoliadas.
Todo progresso Humano notável, até a atualidade, sempre adveio da manifestação destas três habilidades combinadamente.
