Virtudes

Cerca de 1762 frases e pensamentos: Virtudes

O poder curador do amor de Deus, quando compreendido pela fé e através das virtudes da graça de Deus, pode nos curar e libertar internamente muito mais do que uma vida inteira de esforços religiosos sem entendimento.⁠

Inserida por leonardomenin

Nenhuma moral é útil quando o quê se deseja é sinalizar virtudes.⁠

Inserida por nando7735

⁠Persistência, resistência e insistência são três virtudes da existência diante das adversidades, as verdadeiras universidades que nos ensinam lições valiosas sobre a vida.

Inserida por evermondo

⁠Paciência e uma das minha virtudes,
Mas as vezes não pratico. 🤣

Inserida por pamelaferreira781

⁠Não transforme as virtudes que cultiva nos demônios da sua alma.

Inserida por Massako

⁠As virtudes e o aprisionamento do ser.
Virtudes são definidas como qualidades morais, que levam os indivíduos à prática do bem. Das virtudes mais conhecidas podemos citar as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. Bem como as virtudes cardiais: Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança. O hábito das virtudes transforma o ser humano em uma pessoa melhor, contribuindo de forma positiva ao meio social em que está inserido. A prática das virtudes exige a participação de outro ser, para o reconhecimento desta. E, aqui, para muitos, começa o aprisionamento.
Ora, o ser humano vive uma relação consigo de crime e castigo, bondades e bençãos. Há uma constante troca entre seu “Eu” interior com o seu “Eu” exterior. E essas trocas em algum momento, levam a confusão, colocando o indivíduo em um sofrimento quase que perpétuo em razão de suas escolhas, pois estas passam a serem orientadas mais pela consequência dos atos, do que pela ação pura inicial.
O que escrevi no parágrafo acima pode ser melhor explicado através de um exemplo: Alguém que faz um ato de caridade, esperando com isso ganhar créditos no reino celestial. Ou, alguém que vivendo sobre princípios de honestidade, justiça e moralidade, quer o reconhecimento destes e espera que todos ajam nos seus moldes.
Entenda que embora você possa cultuar, cultivar ou praticar algumas virtudes, estas para serem destacadas, sempre precisará da aprovação de outro ser que as reconheçam. É neste momento que você se aprisiona. Ora, se outro ser precisa reconhecer, logo, eu tenho que ter um feedback de minha ação. Se o feedback for positivo, ótimo. Se for negativo, a pessoa não me compreendeu. Se inexistiu, sofro.
Embora a prática da virtude tenha como fim a harmonia social, em minha visão, ela sempre foi utilizada como um meio para um fim maior ou uma relação de escambo nas esferas humanas. Por isso, há tantos conflitos e dificuldades quando nos entregamos à prática das virtudes. Sim, entregar-se a prática da virtude não é tarefa fácil, pois não é fácil ser bom em um mundo de maldades. Como ser honesto em um mundo desonesto? Como ser justo perante a injustiça? Como ter fé vendo e vivenciando mazelas? Como ter esperanças em um mundo de sofrimento? Como acreditar no bem se o mal sempre vence? Respondo as minhas próprias perguntas: Sendo bom, sendo honesto, sendo justo, tendo fé, tendo esperanças, tendo credo. Simples né! Ou não.
Como a virtude na essência é uma relação de troca, e sendo o ser humano um ser possessivo, este em muitos casos quer possuir a titularidade da virtude. Neste momento ele cria seu demônio. Ele cultiva o seu demônio quando ele começa a dizer a si mesmo que, sendo este o seu jeito e sua forma, não consegue mudar ou aceitar as falhas alheias. Ele acredita que todos estão errados e se prende em seus conceitos. A virtude o coloca em uma cela tendo o diabo como carcereiro. Ele esquece, que a troca se dará com outro indivíduo com características, formas, saberes, valores, as vezes destoantes de seu ser e de sua moral. Ele esquece que pessoas, são pessoas e falham. Esquece que pessoas tem níveis de compreensão, entendimento e participação, diferentes, e que nem todos gostam de coentro.
Se pessoas são diferentes, se cada indivíduo tem características próprias devo entender que o doar das virtudes, nunca será ação igualitária, nunca terá a resposta que eu quero, podendo no máximo aproximar-se desta, havendo sempre um desequilíbrio entre a ação proposta e a ação recebida. Por isso, não devemos nos prender as virtudes que nos aprisionam. Devemos praticá-las de forma livre e consciente. Fazer a minha parte, sem esperar que o outro a faça. Quem sabe se pelo exemplo eu possa contribuir mais do que com as minhas indignações acerca do reconhecimento das falhas alheias, ao meu julgo.
O mundo está cheio de julgadores, tendo como juízes os prisioneiros das virtudes, condenando a todos que estão em dissonância com sua forma de ser, esquecendo que tolerância, fraternidade, amabilidade, simpatia, generosidade, compaixão, humildade, misericórdia, flexibilidade, são também virtudes que devem ser regadas, e talvez com maior intensidade.
Ser virtuoso é praticar virtudes, e não sinônimo de aprisionamento de outro ser ao seu, e as suas vontades, mesmo que corretas. Ao contrário é a libertação de si para doar-se ao todo sem esperar nada em troca, praticando o bem-viver social, buscando de sua parte, viver em harmonia com o seu semelhante. É entender que não posso fazer das virtudes que cultivo os meus demônios pessoais.
Finalizando, apenas seja e faça o seu melhor, só isso. Não viva a virtude, mas se dilua nela, seja ela parte integrante e não acessória de seu ser. Sua participação pelo exemplo será mais produtiva e melhor do que viver encarcerado em virtudes que o fazem olhar somente para si, tratando e reconhecendo os outros com peculiar arrogância, esperando que estes se prosternem ante as suas qualidades.
Seja luz.
Paz e bem.
Te amo.
Massako.

Inserida por Massako

⁠O que há de virtudes ou melhor no caráter, reflete o que mostramos com as nossas ações, atividades e atitudes, porque são as condutas que definem e mostram a natureza do homem.

Inserida por Marc7Carl6Rod9

⁠Precisa dizer quem sou?
Precisa dizer quem és?
Se somente as atitudes
Revelam nossas virtudes,
Se somos bons e fiéis!

Inserida por Antonio_Costta

⁠Tocou a transcendência,
Rompeu sincera
Com tantas crenças;
Praticante das virtudes,
Habilidades e
Competências.

Inserida por michelfm

⁠Já nos ensinaram os grandes pensadores, não há honra sem a busca incessante das virtudes.
Ao sermos confiáveis muitas portas se abrem e as possibilidades se
multiplicam. Não nos basta saber...só nos aperfeiçoamos
praticando.
Pensa nisso.

Inserida por AmeliaMariPassos

A VIDA ENSINOU-ME:
os vícios unem os homens, as virtudes os distanciam...

Inserida por PierredaGama

"O sábio busca, com excelência, conhecer as virtudes, princípios e valores que têm o poder de transformar sua vida, garantindo-lhe um futuro de honra e prosperidade.
Em contraste, o tolo semeia contenda e discórdia, mostrando sua inaptidão e falta de sabedoria em cada relacionamento."⁠

Inserida por leonardomenin

⁠Se possível, desconstrua-se, mas, posteriormente renasça com virtudes.

Inserida por Ewertonqueiroz

⁠Toda guerra, mesmo as que aparentemente se justificam, trazem em si uma certeza: Aniquilam virtudes e humanidades.

Inserida por carlosdanieldojja

Virtudes
Quão grande palavra!
Que nasce
cresce e que carregamos
Para eternidade .

Virtudes
Porque não aprimorarmo-nos,buscando como exemplo
Do mais bem aventurado?

Virtudes
Dons que trouxemos do primoroso,de nosso supremo criador mestre Jesus.

Virtudes
Para se valer de tamanha grandeza
Devemos pô-la em prática,com ações de benevolência e altruísmo.

Virtudes
Que nos segue,guiando-nos a proporcionar
Sempre o melhor.
Porque não enriquecê-la
Dê sabedoria e conhecimentos?
Não devemos acumular valores
Dentro de nós
O que nos foi dado,na mesma proporção
Deve ser doado.

Virtudes
São elas às mais belas
Formas de representação,da verdadeira
Sabedoria divina.
Amor,Perdão,Doação,Compreensão
E entrega absoluta.

Virtudes
Significa compreender
Que cada ser,encontra-se em um grau evolutivo e também ajudá-lo ao seu aperfeiçoamento.

Virtudes
Significa,manter sempre à paz interior e a chama do amor acesa,podendo assim iluminar o caminho daqueles que se
Encontram aflitos e em desarmonia .
Rumo ao mas próximo do alto grau
Da evolução humana.

Inserida por estela_natario

⁠Se vê virtudes em mim, é Cristo; portanto O louve. Se vê defeitos, sou eu mesmo; então, exorte-me.

Inserida por JonatasdeLara



A gentileza é uma das mais belas virtudes que um ser humano pode possuir. É um gesto simples, mas que pode fazer toda a diferença no dia de alguém. Ser gentil é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entender suas necessidades e de oferecer ajuda, mesmo que essa ajuda seja apenas um sorriso ou uma palavra amável.

A gentileza é um gesto que pode ser praticado em todos os lugares e em todos os momentos. No trabalho, podemos ser gentis com nossos colegas e ajudá-los com suas tarefas. Na escola, podemos ser gentis com nossos amigos e professores e tratar todos com respeito. Em casa, podemos ser gentis com nossos familiares e demonstrar amor e carinho por eles.

Ser gentil também é um ato de coragem, pois exige que nos abramos para o mundo e para as pessoas ao nosso redor. Quando somos gentis, estamos dizendo ao mundo que nos importamos com ele e com as pessoas que o habitam. Estamos criando um ambiente mais amável, mais humano e mais solidário.

Então, vamos praticar a gentileza em nossas vidas. Vamos oferecer ajuda quando pudermos, tratar os outros com respeito e carinho, e sermos a mudança que queremos ver no mundo. Pequenos gestos de gentileza podem fazer toda a diferença no mundo e torná-lo um lugar mais acolhedor e amoroso para todos.

17/03/2023

Inserida por Henryhb

⁠“A autenticidade é a porta de entrada para outras virtudes, que reunidas nos tornarão agradáveis, confiáveis, confiantes, serenos, cativantes e cheios de amor.”
Ney Paula B.

Inserida por batistaney

⁠Como todas as virtudes, a compaixão deve se temperada com uma dose de razão.

Inserida por Ruimigueltrindade

⁠"Paciência é uma das maiores
virtudes e nos transforma
em pessoas mais alegres e
confiantes."

Livro: Aceite ou Mude...

Inserida por carlos_aguiar