Vingança
Nunca utilize a arma que o mal usufrui para a sua vingança, pois o melhor modo de enfrentar o mal é fazendo o bem.(Cláudio Santos, 2022)
Frases, textos e citações by Josy Maria
Dizem que a vingança é um prato que se come frio. Eu penso diferente, penso que a paciência é um prato que se come frio, porque só quem passa pelo deserto das longas esperas, sabe o valor e o deleite de uma vitória. A vingança, pelo contrário, é algo tão medíocre e mesquinho, que só inferioriza cada vez mais quem a pratica. Arrependo-me das vezes em que sucumbi e chafurdei na lama da vingança. Não tenho a nobreza ensinada pelo nosso amado Cristo de oferecer a outra face, mas orgulho-me de não retribuir o mal com o mal, nem pagar na mesma moeda. Não mais. Nem sempre estamos num dia bom para deixar passar. Por isso, o melhor é se afastar.
E galgar diariamente os degraus que nos elevam e nos conduzem às bênçãos de nosso Pai maior, Deus.
Josy Maria
Paixão, apego, dor, falta, revolta, vingança... nada disso é provocado pelo amor em seu real significado. Por isso, nossa transformação começa pela simples verdade das palavras.
Cultive boas, palavras bonitas...
Cultive o costume de enxergar o irrevelado.
É doce o sabor da vingança
Da traição, o direito de herança
Vou juntar ódio à brandura,
Controlando a minha loucura
Te farei dançar minha dança.
Para que penalizar se não consegues extrair, tampouco conhecer do problema? Será um ato de vingança? Um punir "hipócrita" ilusório, afim de ludibriar para não se desgastar?
A pena nunca extrairá a atormenta daquele ser, tampouco o controlará para atos futuros.
No tribuna do Júri a sensibilidade aflora para o condenar. Condenar este que não resulta em nada. Pois, o oculto incontrolável já o faz condenado. Talvez, esta seja uma pergunta plausível.. Julgar o quê? E para que se não podemos curar o ser?
Infelizmente a humanidade é ignorante, presa ao seu "próprio" desconhecimento. Qual é o objetivo mesmo? É ressocializar ou condenar para excluir?
Naquele dia, eu senti ódio e desejo de vingança; por mais que eu tivesse razão, deixei que o tempo se encarregasse, e o ciclo se encerrasse. Não sou cristão, mas quero seguir o conselho de Cristo: perdoar meus inimigos.
A vingança é o vazio, enquanto que o amor é a grandeza da alma. Por isso nunca deixarei de acreditar no amor, principalmente quando rezo à noite e deito a cabeça no travesseiro. O amor é verdade!
Nosso crescimento como pessoa nunca pode ser por motivos de vingança, ou nos tornaremos iguais ou até pior que nossos ofensores.
A vingança não irá curar as suas feridas, ela apenas fará com que seu caráter se assemelhe-se ao do teu ofensor..
Minha maior vingança
é que tudo o que
me irrita no outro,
aperfeiçôo em mim.
Se você me rasga, vou dar
curativos a outros
e a você, só o fim.
Tudo o que eu queria
que fosse diferente,
revoluciono em como sou.
Mando embora o que machuca,
mas machuco de volta somente
virando cada vez mais o oposto
do que me sufocou.
E sufoco nem sempre
é sobre gente que aperta:
às vezes é sobre gente
que não soube segurar.
É seguindo em frente
que a lição foi dada,
é melhorando para quem chegar.
"O cristianismo ensina o amor, não a vingança; qualquer desvio, por menor que seja, está fora dos ensinamentos de Cristo."
Não é um exclusivismo aleatório ou autoritário: A vingança pertence ao Senhor (Rm 12.19) porque nunca conseguiríamos vingar tudo o que precisa ser vingado.
Se o mal é empresa de expertise humana, a vingança é grandeza doutra magnitude. Pois estamos de tal forma embebidos no mal que é como se sequer soubéssemos o que fazemos (Lc 23.34: “Pai, perdoa-lhes pois não sabem o que fazem”); não podemos ver, (pres)sentir, compreender o volume e variedade de mal que se excreta de nós, que dirá o que vai no dentro. A vingança compete impreterivelmente a Outro: Um pincel azul embebido em tinta azul não poderia pintar nada de verde.