Versos sobre Estupidez
A carência é responsável por uma fração muito significativa das estúpidas escolhas do Ser Humano. O preocupante é que essas escolhas são conscientes.
Quando o hipocrita finge que não vê, o estúpido tenta transformar sua mentira em verdade e o ignorante acredita
Talvez a sabedoria consista em: tentar ao máximo ser indiferente à insensibilidade, hostilidade e estupidez alheias; fazer o que é certo só porque é certo; investir mais energias na perseverança do que na esperança; e, socraticamente, manter a mente atenta, pois sempre posso estar enganada.
O relativismo cultural vale como uma precaução metodológica inicial, para frear o ímpeto de julgar tudo "a priori" segundo a opinião vigente, mas, erigido em dogma que molda antecipadamente as conclusões, achatando e neutralizando tudo, torna-se um dos princípios fundamentais da estupidez acadêmica. Principalmente porque ele É a opinião vigente, o que o torna instantaneamente auto-contraditório.
Generalizar continua sendo o caminho mais rápido pra uma resposta, e também o mais estúpido e irracional.
..."Fechemos as portas de nossas ignorâncias para que ela não inunde e invada outros cômodos do nosso ser."... Ricardo Fischer
Querer e não poder é o mesmo que ter e não amar. Quando eu quero não me quer, quando eu não quero me quer, e assim vou seguindo.
A arrogância pode ser uma desculpa ou um motivo para afirmação de um conhecimento ou uma habilidade que não se tem.
O ignorante com o seu orgulho, sempre é o primeiro a fechar-se para o conhecimento e a abrir-se para a estupidez.
Não seja estúpido a ponto de achar-se inteligente sem nunca ter testado seu intelecto. Estúpido é justamente o que apressa-se em possuir a primeira crença que lhe impressione.
Quando uma luz é lançada sobre fatos a respeito dos quais éramos ignorantes, há dois caminhos a seguir: o do crescimento, pelo aprendizado que a clareza nos trouxe; ou o do emburrecimento, pela negação das obviedades expostas que a nossa estupidez não nos permite enxergar
Sentir-se estúpido não é divertido. Mas estar disposto a ser estúpido – ou seja, estar disposto a arriscar a dor emocional de cometer erros – é absolutamente essencial, porque alcançar, fracassar e alcançar de novo é o modo como seu cérebro cresce e forma novas conexões.
“A má interpretação textual é, como resta inequívoco, a pior miséria que tende a perdurar na vida de alguém.”
O Ser Humano é, ao mesmo tempo, as duas faces de uma mesma moeda, cunhada nas forjas da evolução. A primeira delas, simbolizando a inteligencia e a criatividade, é a responsável pela construção e pelo esplendor das nossas catedrais. A outra, responsável pelas gárgulas que se empoleiram nos beirais. Talvez, para nos lembrar que habitamos um mundo povoado por demônios, que compactuamos na criação. Tais figuras grotescas refletem os laivos de insania que, desde tempos imemoriais, percorrem a história da nossa espécie, indicando que, por falha no projeto inicial, erro essencial ou desvio na função do processo evolutivo, algo, insistentemente, predispõe a raça humana à servidão voluntária, à estupidez despropositada e à autodestruição.
