Vergonha

Cerca de 2362 frases e pensamentos: Vergonha

Eu não tenho medo de mudar de opinião, pois eu simplesmente não tenho vergonha de pensar. Eu conheço o orgulho, mas isso não significa que eu seja amiga dele.
Eu conheço o meu ego, mas não o ponho em primeiro lugar. Porque perdão é enxergar além de nossa racionalidade, é reconhecer que ninguém é perfeito e que todos podem errar. Perdoar é preciso, mas isso também não significa que você deva esquecer.

Aquele que tem vergonha do que é seu, tem medo do próprio, tem medo da verdade.

Olhares. A todo o momento você olhava para mim. Vergonha. De que todo vez que eu peguei você olhando para mim. Nervosismo. De que você me falasse qualquer coisa que fosse. Tenho medo de tudo isto.

Ainda que me chamem de egoísta, eu não tenho a mínima vergonha de assumir: EU SOU A MINHA MAIOR PRIORIDADE!

A minha maior virtude eu olho e vejo no espelho, é um rosto com vergonha que a toa fica vermelho, sou igual a um puro sangue que não deita com arreio.. Prefiro morrer de pé, do que viver de joelho.

“Crê! Para o sábio é uma vergonha perseverar no erro cometido”

(Ninfas)
(Prometeu Acorrentado)

Eu gosto tanto de ti que tenho vergonha de mim. Há todas as razões boas para eu não gostar de ti, menos a de eu não gostar, porque gosto. É fantástico a gente sentir o que não quer e ter um coração independente.

Fernando Pessoa
Aforismos e afins. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

A vergonha corrói aquela parte de nós que acredita que somos capazes de mudar.

Brené Brown
Eu achava que isso só acontecia comigo

Você pode chorar, não há nenhuma vergonha nisso.

Eu amo meu passado. Eu amo meu presente. Eu não tenho vergonha daquilo que eu tive, nem estou triste porque já não tenho mais.

Não tenham vergonha de nada que é certo.

“Se tem vergonha que te olhem com um fusca, não merece que te vejam dentro de uma ferrari!”

Eu procurei no meu coração e não confiei nele, essa é a minha vergonha. Eu não podia simplesmente ficar parada e deixar você me destruir. Talvez você tenha me ensinado isso. Mas acabou agora. Eu ganhei. Eu estou em segurança.

⁠É disso que se trata a escrita. Ser capaz de expressar a dor. Mesmo que tenha vergonha. É por isso que escrever de verdade é arriscado. Arriscamos não sair ilesos dessa experiência.

"⁠Você tem vergonha daquilo que você não tem certeza!
Você tem vergonha de que?
Busque suas próprias certezas!
Se você sente vergonha é porque você não tem uma certeza maior que ela."

Eu preciso comprar coisas novas. Comprar mais coragem, comprar mais vergonha na cara. Preciso alugar novos filmes, novas historias, novos livros. Preciso trocar. Trocar mentiras por verdades, trocar falsidade por lealdade. Preciso trocar gente solta por gente centrada em minha vida. Preciso trocar gente vazia por gente cheia. Preciso de companhia. Preciso trocar a carência do frio pelo incômodo do calor de copos na mesa, do corpo grudado. Preciso renovar, revogar as interrogações, os medos. Preciso renovar as certezas, a coragem de voltar depois de ter ido. De ir de novo ao ter voltado depois de uma tempestade, de dias que choviam palavras pesadas, de correntes que cortavam mais do que sinceridade na titela. Que amargavam como mentiras. Preciso do novo, do útil, do lançamento. Preciso jogar fora as impurezas, as incertezas. Preciso desapegar de tudo, de tudo aquilo que me atormenta, que me inquieta. Preciso apagar os rabiscos, passar o que foi escrito estranho. Passar a limpo de um jeito limpo. Sabe aquele momento que você precisa de tudo? Aquele momento em que você precisa só embalar a vida, embrulhar o bom. Picotar o ruim, e jogar. Jogar tudo longe. Botar tudo pra fora? É disso que estou precisando.

Volta e meia meu bichinho da vergonha na cara vai passear e eu acabo acreditando novamente em quem já me decepcionou...

E aquela vergonha que dá quando você vai olhar pra pessoa e ela já tá te olhando?

Minha vó sempre me diz :
-Que se sente vergonha de algo, não pratique. Se algo estiver errado, não compactue. E se algo te desagrada, fale. E se falar não resolver, cale, pois as pessoas são responsáveis por tudo o que fazem, e sim ...devem ser.
(UM SÁBIO )

Quem controla pelo medo, pela vergonha ou pelo culto da aparência, não serve a Cristo, serve a si mesmo.