Verdade
"Planejo verdades simples para pessoas simples: portanto (...) abstenho-me de todas as especulações belas e filosóficas; de todas as argumentações complicadas e intrincadas; e, tanto quanto possível, até mesmo da exibição de conhecimento. Meu plano é (...) esquecer tudo o que li na minha vida."
"As verdades de Deus não são para todos, mas apenas para aqueles que decidem renunciar às suas próprias verdades para viver em função das de Deus. Quanto mais as conhecermos, mais elas nos libertarão de todas as nossas fortalezas, sofismas e enganos."
Cortinas se abrem, luzes se acendem, máscaras caem, estruturas são abaladas, verdades são ditas, pessoas saem machucadas, e a vida precisa ser continuada.
Se a maioria das igrejas no mundo realmente incorporasse as verdades bíblicas em suas doutrinas, muitas portas se fechariam. É mais confortável ouvir o que agrada do que permitir que uma espada cortante penetre o coração.
As narrativas começam a se transformar em verdades a partir do momento que nós começamos a defendê-las.
“A motivação vem de fora, mas a inspiração desperta de dentro, onde moram as verdades mais profundas.”
"Quando sustentamos uma vida baseada nas verdades eternas de Deus, demonstramos que O amamos verdadeiramente e que Seus princípios e valores são muito maiores que os nossos."
"Quem prega mentiras como verdades teme o julgamento do amanhã; quem prega verdades como mentiras teme perder o poder hoje."
Muitas vezes, para o mal operar, precisa usar retórica com meias verdades pra ganhar aparência bela e atraente, tal como se usa o queijo pra conduzir o rato a entrar na ratoeira.
."Conhecer as verdades e os princípios da Palavra de Deus colocará você em proeminência entre as pessoas. Pois Ele honra aqueles que O honram e prospera o caminho daqueles que andam em integridade e cumprem os Seus mandamentos."
Assim nascem as verdades: os inventores criam mentiras provisórias para iluminar o mundo das ideias. Como sementes, elas germinam com o tempo e dedicação, até se transformarem em verdades impactantes.
Título: A Confusão e o Abuso Revelam Verdades Ocultas
Sigmund Freud, ao afirmar "Antes de diagnosticar-se com depressão ou baixa autoestima, certifique-se de que você não está, de fato, cercado por idiotas," estava enfatizando como o ambiente social influencia nossa saúde mental.
Ele nos alerta a considerar se as pessoas ao nosso redor estão contribuindo negativamente para o nosso estado emocional antes de concluir que nossos problemas são puramente internos.
Quando Freud menciona "idiotas," ele se refere àquelas pessoas que geram confusão, desrespeitam nossos limites, criam ambientes tóxicos ou abusivos, e não oferecem apoio emocional genuíno.
A frase nos lembra que estar cercado por pessoas assim pode impactar profundamente nossa autoestima e bem-estar. Muitas vezes, a origem dos nossos problemas pode estar no ambiente ao nosso redor e não apenas dentro de nós mesmos.
As verdades possíveis, vagamente percebidas no mundo da abstração, como aquelas inferidas da observação e experimentação no mundo da matéria, são impostas às multidões profanas, ocupadas demais para pensar por si mesmas, sob a forma de revelação divina e autoridade científica. Mas a mesma questão permanece aberta desde os dias de Sócrates e Pilatos até nossa própria era de negação total: existe algo como verdade absoluta nas mãos de qualquer partido ou homem? A razão responde: "não pode haver". Não há espaço para a verdade absoluta sobre qualquer assunto, em um mundo tão finito e condicionado quanto o próprio homem. Mas existem verdades relativas, e temos que fazer o melhor que pudermos delas.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp